




Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2026 @ 06:47
Santos - Emissora encaminhou notificações extrajudiciais a partir do dia 22 e reforça estratégia de defesa de seus direitos marcários em plataformas digitais e serviços de áudio
A Saudade FM 99.7 de Santos (SP) iniciou, na semana passada, uma série de ações voltadas à proteção de sua marca no ambiente digital e em atividades relacionadas à radiodifusão. De acordo com a emissora, que esteve em contato com o tudoradio.com, a iniciativa feita a partir do último dia 22 envolve notificações extrajudiciais encaminhadas a projetos e operações que utilizariam denominações consideradas semelhantes ou passíveis de associação indevida com a marca registrada da emissora, causando inclusive problemas técnicos de acesso à emissora em dispositivos como smart-speakers e outros. A iniciativa, de acordo com a emissora santista, é mais uma etapa no processo de expansão multiplataforma da Saudade FM.
De acordo com os documentos, a movimentação tem como base a defesa dos direitos marcários da Saudade FM, registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde 2009 e com titularidade formalizada em 2019. A emissora argumenta que o uso de expressões similares em serviços de radiodifusão, streaming, aplicativos, sites e redes sociais pode gerar confusão junto ao público e comprometer a integridade da marca, especialmente em um cenário de ampla circulação de conteúdo digital.
As notificações também citam a presença da Saudade FM em plataformas digitais e referências a indicadores de desempenho relacionados ao consumo de áudio online. A estratégia adotada busca delimitar o uso exclusivo do nome “Saudade FM” e de variações consideradas confundíveis, reforçando a proteção da marca em âmbito nacional, tanto no meio tradicional quanto no digital.
A iniciativa ocorre em um momento em que rádios com forte identidade de marca ampliam sua presença além do dial, passando a disputar atenção e reconhecimento também em aplicativos, agregadores, redes sociais e outras plataformas digitais, o que tem levado emissoras a intensificar ações de proteção de seus ativos intangíveis. De acordo com a emissora santista, a proteção garante inclusive o acesso do conteúdo de áudio ao vivo da emissora, seja em plataformas próprias e também em serviços agregadores.
Conforme já destacado pelo tudoradio.com, a Saudade FM é uma emissora que extrapolou os limites da Baixada Santista quando o assunto é audiência. Isso ocorre devido a presença da emissora em mais 10 plataformas diferentes para a entrega de seu streaming e áudio ao vivo. O conteúdo da Saudade FM está disponível pelo player em seu site (saudadefm.com.br), em aplicativos próprios para celulares iOS e Android, em sistemas automotivos Android Auto e Apple CarPlay, em agregadores como o tudo.radio e o APP Tudo Rádio, em dispositivos Apple TV, em aplicativos para Smart TVs (Samsung, LG e Android), na Amazon Alexa, em canal de áudio na ClaroTV do litoral paulista e via novo satélite digital de TV aberta, na banda KU.
O processo de expansão digital e híbrida do conteúdo da Saudade FM, iniciado há mais de uma década e intensificado nos últimos cinco anos, posicionou a emissora entre os maiores canais digitais de consumo de áudio da América Latina, conforme aferição da empresa internacional Triton Digital. Esse desempenho também se reflete no dial: nos últimos anos, a 99.7 FM tem figurado entre as líderes gerais de audiência no litoral paulista. O planejamento ainda inclui ativações presenciais na região de Santos. Os números da Saudade FM a consolidam como uma das referências nacionais no formato adulto-contemporâneo.
Leia também:
> Saudade FM lança assistente no ChatGPT, ampliando presença digital e interatividade com o público
> Saudade FM conta com mais de 10 plataformas diferentes para a entrega de seu streaming e áudio ao vivo
> Avanço no uso de metadados no streaming reforça posição das rádios brasileiras na concorrência digital



