Segunda-Feira, 03 de Janeiro de 2022 @ 07:44

Goiânia, Florianópolis, São Luís, Porto Alegre… virada de ano conta com série de novidades no dial FM

Goiânia - Capital de Goiás viu inversão de canais entre Rádio Mania e Bons Ventos, além da troca de sintonia da Positiva FM. Grande Florianópolis tem estreia da Rádio Mix FM

Publicidade

Como já era esperado, uma série de novidades foi vista no dial FM de diferentes regiões do país. Mercados como Goiânia (GO), São Luís (MA), Grande Florianópolis (SC) e também praças do interior do país, observaram algumas mudanças no rádio já no dia 1º de janeiro. E, a partir de hoje (3), algumas dessas alterações serão consolidadas ou outras, que já estavam em expectativa desde a reta final de dezembro, também entram para a lista de novidades para 2022. O Mapa da Atualização do tudoradio.com registrou tudo, mudanças estas que impactam no guia Dials FM/AM tudoradio.com. Acompanhe os detalhes das principais mudanças vistas até agora.

adstexto

O que consolida hoje (3)

A Rádio Mix FM 102.3 da Grande Florianópolis (SC), emissora que iniciou sua fase de expectativa a partir do primeiro minuto de 2022, será inaugurada nesta segunda-feira (3), a partir das 18h00. A nova afiliada da Rede Mix de Rádio, de formato jovem/adulto-pop, será operada pelo mesmo afiliado que opera a rede na região de Balneário Camboriú / Itapema (SC), a Rádio Mix FM 95.5 (esta que está no ar desde 2008). 


Logotipo da Rádio Mix FM da Grande Florianópolis, que estreia hoje (3)

Outra novidade para hoje (3) ocorre no sul do país. A Maisnova FM 81.9 de São Leopoldo (RS) estreia em definitivo na Grande Porto Alegre (RS). Esta será a primeira emissora da marca de formato popular/hits a operar diretamente na região metropolitana da capital gaúcha. Conforme relatado pelo tudoradio.com através do Mapa da Atualização, a fase de expectativa da estação foi iniciada no último dia 29.

+ Panorama: Rádio FM registra mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2021

O que foi percebido a partir do dia 1º e logo antes da virada

O Mapa da Atualização do tudoradio.com teve movimentação considerável nas primeiras horas de 2022. Além da já citada expectativa da Rádio Mix FM em 102.3 FM da Grande Florianópolis, a equipe do portal registrou a alteração de canal da até então Positiva FM 98.9 de Goiânia (GO). A emissora já consolidou a sua operação em 99.1 FM, algo que já estava programado para acontecer na virada do ano e contou com intensa divulgação da rádio, informando assim a audiência sobre a nova sintonia.


Arte da Positiva FM de Goiânia alusiva ao novo canal e com o tema de virada de ano

Algumas horas antes da virada, o Mapa da Atualização do tudoradio.com também registrou outra novidade sobre o FM de Goiânia: as marcas Rádio Mania FM e Bons Ventos FM inverteram de canais, algo que também já estava programado e divulgado pelas estações. A Rádio Mania FM (popular/hits) deixou a sintonia 106.1 FM e foi para 107.3 FM das Bons Ventos, enquanto a segunda, de formato popular/sertanejo assumiu a 106.1 FM.

Em São Luís (MA) aconteceu um retorno: a Rede Aleluia FM 105.5 foi percebida novamente no ar e o registro foi feito pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com neste domingo (2). A marca de formato religioso/evangélico era uma presença tradicional nesta sintonia maranhense até julho do ano passado, quando a 105.5 FM teve uma trajetória relâmpago da BBN e posteriormente como Novo Tempo. Agora o canal retorna para a Rede Aleluia.

Novamente em Santa Catarina, mas agora no Oeste do estado, foi percebida no ar a primeira migrante AM-FM de 2022: a até então Rádio Cultura AM 1490 de Xaxim (SC) efetivou oficialmente a sua transmissão em FM, passando assim a ser ouvida em 96.9 FM. A estação tem cobertura de sinal local em Chapecó (SC), praça mais populosa dessa região catarinense.

Outras alterações técnicas em FMs foram percebidas e registradas pelo Mapa da Atualização nesta virada de ano, assim como os trabalhos da Rádio Viva FM 95.7 de Manaus (AM). A emissora de formato popular/hits e que conta com jornalismo local foi uma das novidades de dezembro no dial amazônico, fazendo com que a sintonia 95.7 FM fosse novamente percebida na região. A presença da Rádio Viva FM no dial deve ser consolidada neste mês de janeiro, com a divulgação para o mercado local.

O que vem por aí?

Também são aguardadas novas mudanças e novidades nesta reta inicial de janeiro, como a nova operação da Rádio Mix FM 94.9 do Vale do Paraíba (região paulista de São José dos Campos), a possível consolidação das mudanças em Cuiabá (com as chegadas das emissoras Massa FM 90.1 e Rádio Mix FM 93.3), troca de canal da atual Rádio Mix FM 105.9 de Campina Grande (PB), o início das operações da Rádio Bandeirantes FM 84.9 de Ribeirão Preto (migrante paulista originada em 1270 AM), entre outras novidades. O Mapa da Atualização e a redação do tudoradio.com irão acompanhar tudo.

+ Veja aqui a lista completa de rádios por cidades e regiões do país

+ Confira o Mapa da Atualização do tudoradio.com, que lista em detalhes as mudanças percebidas nos dials


Campanha sobre o novo canal da Rádio Bandeirantes, em registro feito em agosto passado (antes da troca de logotipo da rede)

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26661-goiania-florianopolis-sao-luis-porto-alegre-virada-de-ano-conta-com-serie-de-novidades-no-dial-fm