Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022 @ 21:06

Antena 1 confirma afiliada em Curitiba (PR). Estreia está prevista para outubro

São Paulo - Migrante AM-FM em faixa FM convencional receberá a Rede Antena 1 na capital paranaense, marca que também é esperada em Foz do Iguaçu (PR) e Blumenau (SC)

Publicidade

A rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo passará por um importante processo de expansão neste segundo semestre. Segundo o que apurou o tudoradio.com, a marca de formato adulto-contemporâneo vai contar com uma afiliada em Curitiba (PR), através de uma estação migrante AM-FM que já está ativa no dial, em 104.3 FM. A capital paranaense é a única da região sul que ainda não é sede de uma emissora da Rede Antena 1. E a outra novidade será percebida pelos ouvintes de Foz do Iguaçu (PR), através da futura Antena 1 FM 104.5. Acompanhe:

adstexto

A futura Antena 1 de Curitiba vai operar em 104.3 FM, estação que é originada do processo de migração AM-FM da antiga Rádio Barigui AM 1560, de Almirante Tamandaré. Com torre na região metropolitana da capital paranaense, a 104.3 FM já está no ar em caráter experimental e a cobertura de sinal é de qualidade local em Curitiba, conforme informação já antecipada em junho pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Com Curitiba, a Antena 1 completa sua presença nas capitais estaduais da região sul do país, além de promover o retorno de seu nome ao mercado paranaense. A rede sediada em São Paulo conta com longas trajetórias nos mercados de Porto Alegre (através da Antena 1 FM 89.3, emissora própria da marca) e Florianópolis (pela afiliada Antena 1 FM 92.1).

O nome Antena 1 já esteve no dial FM de Curitiba, com operação até o início dos anos 90, em 91.3 FM. Porém, o projeto de formato adulto-contemporâneo que hoje é trabalhado pela Rede Antena 1 não chegou a ser trabalhado pelo canal curitibano, ou seja, esse modelo atual transmitido via-satélite gerado em São Paulo nunca chegou a participar do mercado curitibano.

E a programação atual da Antena 1 não é desconhecida por parte dos curitibanos. O próprio tudoradio.com chegou a perceber a presença da emissora como som ambiente de alguns estabelecimentos comerciais da cidade, que estavam conectados ao streaming da Antena 1 de São Paulo. Sabendo da relevância de sua audiência digital na capital paranaense, em 2017 a rede paulista chegou a executar uma campanha publicitária de rua na cidade.

A 104.3 FM chegou a realizar alguns testes de recepção do sinal via-satélite da Antena 1 nesta sexta-feira (7). E, recentemente, instalou um novo transmissor, que possibilitou uma cobertura de sinal local na Grande Curitiba.

A concorrência e o formato adulto-contemporâneo

Em Curitiba a Antena 1 irá enfrentar uma considerável concorrência direta de outras FMs. O formato adulto-contemporâneo é hoje trabalhado (e liderado em audiência) pela local Ouro Verde FM Easy FM 105.5. E uma de suas principais concorrentes em São Paulo também está na capital paranaense: a Alpha FM 90.1 foi inaugurada em dezembro passado.

Porém, a estreia da Antena 1 em Curitiba fará com que o mercado local volte a contar com três estações comerciais voltadas ao formato adulto-contemporâneo. Além da Ouro Verde FM, a capital paranaense era atendida pelas locais Light FM (operou em 95.1 FM até outubro passado, conhecida também como Transamérica Light) e Capital FM 98.3 (no ar até março deste ano).

E a última estreia de afiliada da rede ocorreu em março deste ano, quando a marca iniciou a Antena 1 FM 89.9 de Itapetininga. Em julho, a estação recebeu autorização para aumento de potência e migrou para a frequência 101.1 FM.

Muitas mudanças em Curitiba

Em menos de 1 ano, o mercado de rádio de Curitiba observou uma série de novidades no dial FM. Além da estreia da Alpha FM e da chegada da Antena 1, a capital paranaense também passou a contar com projetos como a jornalística CBN FM 95.1 (inaugurada em novembro passado, marca que antes contava com outro afiliado e estava no ar desde 1995), Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes), Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop), Rede Aleluia FM 93.3 (religiosa/gospel) e aguarda a chegada da futura Rádio Bandeirantes FM 101.5 (jornalismo/esportes).

Retorno à Foz do Iguaçu (PR)

Anunciada no final de agosto, a futura Antena 1 FM 104.5 de Foz do Iguaçu vai ocupar a frequência que abriga atualmente a Rádio 104.5 FM. A emissora paranaense conta com uma programação voltada ao formato pop/adulto e transmite a partir da fronteira entre Brasil e Argentina. 

Em 2016, houve a estreia da então Antena 1 FM 93.3 de Foz do Iguaçu. A Antena 1 teve passagens recentes por Maringá (PR) e Londrina (PR), duas das mais importantes cidades do interior paranaense.

Esta não é a primeira rede de rádios que vai ocupar a frequência 104.5 FM. Em 2014, a Rede Transamérica, liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo, ocupou a faixa por vários anos.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a estreia da Antena 1 em 104.5 FM será definida após finalizar parte de uma estrutura técnica, com a expectativa podendo ser iniciada já na próxima semana.

Já em Blumenau (SC)...

Em janeiro passado, o tudoradio.com chegou a noticiar sobre a implantação de uma afiliada da Antena 1 em Blumenau, cidade turística de Santa Catarina. Na ocasião, o anúncio foi feito pela direção da Rede Fronteira de Comunicação (RFC). O grupo catarinense iniciou em julho as operações da FM 88.1, estação que receberá a afiliada da Antena 1. A novidade no dial foi antecipada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

A 88.1 FM é fruto do processo de migração AM-FM da AM 820 de Blumenau, estação que nos últimos meses esteve repetindo a programação gerada pela CBN FM 95.9 (também de controle da RFC). Nas primeiras horas de operação em FM, a 88.1 FM manteve o trabalho da estação AM, ou seja, repetiu a CBN. 

O grupo responsável pela futura Antena 1 FM 88.1 de Blumenau também é afiliado da rede paulista em outras praças entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A RFC opera a Antena 1 FM 103.1 de Lages (SC), Antena 1 FM 88.5 de Santa Maria (RS) e Antena 1 FM 103.3 de Rosário do Sul (RS).

A nova Antena 1 Blumenau ainda não tem data de estreia definida e não foi anunciada pela rede paulista, mas a expectativa é de que a inauguração ocorra até novembro.

Esta não será a primeira passagem da Antena 1 por Blumenau. A marca chegou a contar com afiliadas em outras duas frequências: 90.5 FM entre 1996 a 2004 (atual 90 FM Lite Hits) e em 96.5 FM entre 2004 e 2016 (atual União FM). Esses dois canais ainda carregam projetos de formato adulto-contemporâneo, ou seja, serão FMs concorrentes diretas da Antena 1 em Blumenau.


Logotipo da rede Antena 1 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28161-antena-1-confirma-afiliada-em-curitiba-pr-estreia-esta-prevista-para-outubro