Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 05 de Janeiro de 2024 @ 10:12

Brasil inicia 2024 com 38 estações ativas na faixa eFM; São Paulo lidera com 24

São Paulo - Rio Grande do Sul é o segundo estado com o maior número de eFMs ativas, somando seis estações

Publicidade

O Brasil inicia o ano de 2024 com um total de 38 estações de rádio ativas na faixa estendida de FM, conhecida como eFM, que abrange de 76.1 FM a 87.5 FM. Essa faixa é vista como uma alternativa para acomodar as estações que migraram de AM para FM, especialmente em regiões onde o espectro de FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) já estava completamente ocupado. A faixa de FM estendida começou a operar oficialmente em 2021. Mais de dois anos após seu lançamento, o estado de São Paulo apresenta a maior concentração de rádios nesta faixa, totalizando 24 estações em eFM. Confira os detalhes:

No estado de São Paulo, há 24 eFMs, com a maior parte delas localizada entre São Paulo e Campinas, onde o espectro de FM convencional tem uma das maiores taxas de ocupação da América Latina. Deste total, ao menos 14 emissoras têm sinal na Grande São Paulo, tornando a capital o local de maior avanço e necessidade da ocupação do eFM. Apesar do crescimento de novas estações nesta faixa, o número total permaneceu relativamente estável no final de 2023, devido à reorganização do espectro FM em Ribeirão Preto, que inicialmente previa acomodar suas migrantes na faixa estendida.

Em seguida, o Rio Grande do Sul se destaca como o estado com o segundo maior número de estações nesta condição, considerando também a alta ocupação do FM convencional entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha. Lá, a Rádio Liberdade FM 83.3 foi pioneira, elevando o total de eFMs gaúchas para sete, mas a transferência da estação para outra frequência de eFM (82.5 FM) deixou a 83.3 FM desativada. Resumindo, existem seis eFMs operacionais no território gaúcho.

A EBC (Empresa Brasil de Comunicação), vinculada ao Governo Federal, desempenha um papel fundamental na inauguração da nova faixa de FM em outros estados. Sem a operação da Rádio MEC em Belo Horizonte (87.1 FM) e em Brasília (87.1 FM), Minas Gerais e o Distrito Federal ainda estariam sem eFMs ativas. A EBC também opera a frequência 87.1 FM para a Rádio Nacional no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Número de eFMs ativas por estado (veja a lista completa das emissoras no final desta matéria):

São Paulo: 24 estações
Rio Grande do Sul: 6 estações
Paraná: 2 estações
Pernambuco: 2 estações
Rio de Janeiro: 2 estações
Minas Gerais: 1 estação
Distrito Federal: 1 estação

Veja também:
> Brasil fecha 2023 com a marca de 1.030 migrantes AM-FM ativas no dial FM
> Grande São Paulo já conta com 14 estações de eFM ativas em seu dial

A faixa eFM e o processo de migração AM-FM

Em 2014, a indústria de rádio realizou o primeiro teste em FM estendido, com a transmissão da então Jovem Pan AM 620 em São Paulo, operando por um ano em 84.7 FM. Apesar de não terem sido identificadas interferências nos canais 5 e 6 de TV analógica, o FM estendido só começou a ser usado em 7 de maio de 2021, após a digitalização da TV. Naquele momento, 9 estações eFM foram ativadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília, incluindo migrantes AM-FM e novas FMs públicas da EBC. A exigência da presença em eFM para receptores produzidos no Brasil foi estabelecida em 2017.

Vale ressaltar que muitas estações migrantes do AM que planejavam migrar para o eFM encontraram espaço na faixa convencional após acordos de redução de potência, acelerando o processo em alguns casos e retardando em outros.

A migração AM-FM surgiu a partir da assinatura do decreto 8.139, em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2013 (Dia do Radialista), com autorização da primeira migrante AM-FM ir ao ar em FM ocorrendo mais de dois anos depois. Este processo culminou em 18 de março de 2016 com a Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte (anteriormente em AM 1310, migrou para FM 97.9, e atualmente opera em FM 105.1).

Hoje, o Brasil conta com cerca de 1.030 migrantes AM-FM ativas no dial FM, conforme levantamento realizado pelo tudoradio.com.

+ Salvador, Curitiba e Belo Horizonte aparecem em lista de novas migrantes AM-FM

O AM vai acabar?

Como foi noticiado pelo tudoradio.com, o rádio AM continuará existindo no Brasil. De acordo com especialistas ouvidos pelo portal, o que está previsto no Decreto 8139 da migração AM-FM de 2013 é o reenquadramento do serviço de rádio AM local, ou seja, de baixa potência. Estações que seguirem ativas a partir de 1º de janeiro serão readaptadas em suas características, tornando-se estações regionais. 

Em resumo, as rádios AMs de classe C, consideradas AMs locais ou de baixa potência, são impactadas pela medida. Mas na prática isso terá pouco efeito, tendo em vista que a maioria delas já decretaram suas próprias extinções, uma vez que concluíram suas respectivas migrações para a faixa FM. A adesão geral da migração para o FM foi de 96% até o momento.

Saiba sobre -> Rádio AM seguirá ativo no Brasil em 2024

O levantamento da migração AM-FM feito pelo tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com no guia Dials FM/AM do tudoradio.com, com mais de 1.030 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM.

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária, também sendo relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Lista de eFMs ativas até o momento:

SÃO PAULO (24)

76.7 FM - Classic Pan - São Paulo
77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.5 FM - Rádio Jauense - Jaú
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.5 FM - Rádio São Paulo - São Paulo
79.7 FM - Rádio Bragança - Bragança Paulista
79.7 FM - Rádio Vale - Salto
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.1 FM - Class FM - Sorocaba
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
80.9 FM - Rádio AD Belém - Ibiúna
81.9 FM - Rádio ABC - Santo André
81.9 FM - Rádio Brasil - Santa Bárbara d'Oeste
82.5 FM - Rádio Azul - Americana
82.9 FM - Melhor FM - Limeira
83.1 FM - Rádio Vibe Mundial - Santa Isabel / São Paulo
84.3 FM - Super Rede Boa Vontade - São Paulo
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
84.9 FM - EP FM - Campinas
85.3 FM - Jovem Pan News - Campinas
85.7 FM - Rádio Bandeirantes - Campinas
86.3 FM - Rádio Bandeirantes - São Paulo
86.7 FM - Estilo FM / Apollo - Itapevi / São Paulo
87.1 FM - Rádio Nacional - São Paulo

RIO GRANDE DO SUL (6)

79.9 FM - Tua Rádio São Francisco - Caxias do Sul
80.7 FM - Rádio Metrópole - Cachoeirinha / Gravataí 
81.9 FM - Maisnova FM - São Leopoldo
82.9 FM - Rádio Cidade Gospel - Caxias do Sul
82.5 FM - Rádio Liberdade - Porto Alegre
84.9 FM - Play FM - Porto Alegre

PARANÁ (2)

79.3 FM - Rádio Banda B - Curitiba
83.7 FM - Rede Aleluia - Curitiba

PERNAMBUCO (2)

76.1 FM - Rádio JC FM - Recife
87.1 FM - Rádio Nacional - Recife

RIO DE JANEIRO (2)

84.9 FM - Rádio Bandeirantes - Rio de Janeiro
87.1 FM - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

MINAS GERAIS (1)

87.1 FM - Rádio MEC - Belo Horizonte

DISTRITO FEDERAL (1)

87.1 FM - Rádio MEC - Brasília

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: rádio, eFM, São Paulo, faixa estendida, migração AM-FM, levantamento, dials

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.