O Tudo Rádio vai acompanhar a cerimônia de assinatura do decreto que permite a migração das rádios AMs para o espectro FM. A presidente Dilma Rousseff vai sancionar o documento, que será acompanhado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e radiodifusores de vários estados do Brasil, que integram caravanas de associações estaduais do setor.
A cobertura do Tudo Rádio será por meio desta matéria. Iremos atualizar a cada nova informação que merecer destaque.
TEMPO REAL - Atualizado minuto a minuto. Acompanhe (
atualize a página através do seu navegador) -
por Daniel Starck e Carlos Massaro:
12h05 - Em resumo: a expectativa do meio e as análises dos especialistas ouvidos pelo Tudo Rádio serão reafirmadas após o decreto, com os primeiros passos no sentido da migração.
Clique aqui e saiba mais.
12h01 - Dilma encerra a cerimônia afirmando que a medida deu uma alternativa para todas as rádios AMs do país. E parabeniza a todos.
12h00 - Dilma agradece a todos os radiodifusores. E afirma que o decreto assinado hoje pode fortalecer e rejuvenecer as rádios AMs.
11h59 - Dilma Rousseff: Os bons comunicadores do rádio são bons comunicadores em outras mídias. - Dilma também destaca a integração do rádio entre diferentes regiões do país, ajudando na unidade nacional e de linguagem.
11h57 - Rousseff: Acredito que o rádio, ainda hoje, seja uma das principais fonte de informação e entretenimento. Muitas pessoas usam o rádio em suas atividades do cotidiano e fazem dele um companheiro com quem dividem a solidão
11h56 - Dilma: Através de um Transglobe, com palha de aço na antena, conseguíamos ouvir rádios internacionais pelo AM. Me considero uma radialista, já que faço um programa Café com a Presidente. Por muito tempo, o rádio terá esse poder de aproximar as pessoas.
11h54 - Tenho uma admiração pelos sonoplastas. Eles que fazem com que conseguíssemos imaginar o que estava sendo tratado. O Brasil ouvia o Repórter Esso. Os fatos só se transformavam em realidade quando eram noticiados pelo Repórter Esso, afirma Dilma
11h54 - O rádio levou ao Brasil as primeiras vitórias brasileiras nas copas de 58 e 62. Foi por ele que ouvimos os jogos do Brasil, lembra Dilma
11h53 - Dilma: Eu vivi minha infância na fase áurea da rádio novela. Me habituei a escutá-las na infância com minha mãe e minha tia.
11h51 - "Como todos de minha geração, tenho boas lembranças sobre o rádio. Escutei o rádio antes de ler e acredito que o fato do rádio levar a cada um de nós a imaginar, tenha sido o responsável pela paixão pela leitura", afirma Dilma
11h51 - Dilma: Quando o assunto é rádio, as pessoas falam de suas histórias, pois o rádio fez parte da sua vida de seus ouvintes
11h50 - A presidente também afirma que a ação vai permitir que as rádios façam suas transmissões por meio de aplicativos para smartphones e vai ajudar o meio a confirmar sua condição
11h49 - Dilma afirma que migração que acabou de autorizar vai melhorar a qualidade de transmissão, com menos ruído e interferência e vão manter e aumentar seus ouvintes, também aumentando o poder de negociação das emissoras na área comercial.
11h47 - Em muitas pequenas localidades, são as rádios que servem de conexão entre as pessoas e seu país. - Dilma
11h44 - Dilma: Quero cumprimentar todos os radialistas pelo Dia do Radialista. Ao assinar o decreto, faço justiça de milhares de radialistas das rádios AMs
11h43 - Dilma Roussef assina o decreto neste momento. E inicia o seu discurso.
11h42 - Bernardo afirma sobre o maior cuidado que o governo deve ter em relação ao meio e as novas tecnologias. O ministro também confirma a expectativa do meio em relação as questões técnicas já abordadas pelo Tudo Rádio.
11h40 - Bernardo explica sobre a parte técnica - Na hipótese de não haver canais de FM em algumas cidade, iremos utilizar os canais 5 e 6 simultaneamente por mais 5 anos
11h40 - Bernardo: Aqueles que quiserem ficar com o AM e desejaram a expandir, devem se manifestar.
11h38 - O ministro cita o exemplo dos rádios automotivos que não possuem mais a opção de sintonia da faixa AM, assim como lembrou Slavieiro sobre os celulares com rádio.
11h37 - Ministro Paulo Bernardo: Desde 2011, nosso trabalho é simplificar os processos e nossos constantes diálogos com o setor visa a massificação da radiodifusão com qualidade
11h35 - Estamos escrevendo mais uma página na história do setor. O rádio tem um lugar cativo na história deste país - afirma o Ministro
11h34 - Ministro Paulo Bernardo fará uso da palavra e cumprimenta os presentes
11h32 - A Abratel lança hoje a campanha Eu amo o rádio e entrego essa camiseta à presidente Dilma Rousseff
11h32 - Luiz: A Abratel vem hoje abraçar a Abert. Hoje não somos concorrentes, Somos radiodifusores e comemoramos essa parceria
11h31 - A partir de hoje as rádios AMs passam a ter capacidade de voltar a trabalhar pela sociedade. Hoje é um marco divisor na história do rádio brasileiro, diz Luiz Claudio
11h30 - Hoje marca o resgate do rádio AM que estava a mingua, afirma Luiz Claudio.
11h28 - A integração nacional criada pelo rádio é um dos destaques das palavras de Luiz Claudio, assim como afirmou Slavieiro
11h27 - Luiz Claudio Costa, da Abratel, tem a palavra e parabeniza as autoridades presentes
11h25 - Qualidade do AM é cada vez pior e o ouvinte não quer isso. Mais de 98% dos equipamentos que serão comprados serão nacionais, afirma Saad.
11h23 - João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes e diretor da Abra, passa a ter a palavra após o discurso de Slavieiro
11h22 - Slaviero cita a flexibilização do horário da Voz do Brasil como um dos pontos fundamentais para o rádio do país, considerando esse ato e a da migração como as principais ações para o meio.
11h21 - Os principais beneficiários serão as rádios médias e pequenas, empresas optantes pelo Simples Nacional. 79% das rádios AMs faturam até R$ 50 mil e sabemos que tem importância para suas regiões.
11h19 - Fazemos um reconhecimento público ao ministro Paulo Bernardo que colocou sua equipe para tratar da migração, diz Slaviero.
11h18 - A qualidade do áudio e a presença de ruídos foi fator fundamental no declínio do AM, afirma Slaviero. A saída para o AM seria a digitalização, porém testes comprovaram que essa não seria a melhor saída, afirma o presidente da Abert.
11h16 - Slaviero considera a assinatura da migração o ato mais importante para o rádio AM nos últimos 50 anos.
11h14 - Daniel Slaviero, presidente da Abert, inicia a cerimônia.
11h11 - É executado o Hino Nacional. A presidente Dilma Rousseff já está presente no local para a assinatura
11h05 - Segundo Paulo Bernardo (Ministro das Comunicações), o objetivo do governo com esse decreto é melhorar a qualidade e a audiência de rádios locais, principalmente em grandes centros urbanos, como nos casos do Rio de Janeiro e São Paulo.
11h03 - Apesar da migração não ser obrigatória, a expectativa é que a maioria dos radiodifusores da faixa AM optem pela mudança para o dial FM.
10h59 - O evento está próximo de seu início. Meios de comunicação, assim como o Tudo Rádio, já estão no local cobrindo o evento e ouvindo as expectativas do setor. O discurso comum é sobre a melhora na qualidade de transmissão que as AMs terão na faixa FM.
10h57 - A expectativa do Ministério é de que haja mais disponiblidade de espectro para as FMs à medida que emissoras de TV migrarem para o sinal digital, liberando espaço no dial FM.
10h52 - Nessa semana o Tudo Rádio bateu um papo com Eduardo Cappia, diretor e membro do comitê técnico da Aesp. Saiba o que esperar da migração das AMs e como será esse processo.
Clique aqui!
10h48 - Segundo o ministério, as rádios terão um ano, a partir da assinatura do decreto, para solicitar a migração. Ao receber o pedido, o ministério vai analisar se há espaço no espectro da região onde a rádio opera e, se houver, vai liberar a emissora para atuar no novo sistema.
10h43 - As rádios que aderirem à mudança vão fazer um investimento total de cerca de R$ 100 milhões, segundo estimativas da Abert. Isso em novos transmissores e outros equipamentos.
10h41 - De acordo com Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), a expectativa é de que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.
10h41 - A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) irá transmitir a cerimônia, que poderá ser retransmitida por emissoras interessadas. A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) disponibilizou um link que poderá ser utilizado para a retransmissão.
10h40 - Autoridades e empresários já estão presentes no local que será realizada a cerimônia, marcada para as 11h00 (horário de Brasília).