Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Março de 2013 @ 00:00

Caio Cezar

Vamos entrevistar o voice over Caio Cezar, proprietário do cezaronline.com, um dos principais estúdios de gravação do Brasil. Confira
Teste

Olá amigos radionautas do Tudo Rádio. Vamos entrevistar o voice over Caio Cezar, proprietário do cezaronline.com, um dos principais estúdios de gravação do Brasil e com trabalhos por vários países. Ele vai contar um pouco de sua história, o início de carreira e também vai dar dicas para quem está começando e para quem já está no atuando no meio rádio. Vamos a entrevista. Enjoy!

Vamos começar a entrevista perguntando a você como surgiu a idéia de criar a página cezaronline.com?
Sempre fui acompanhando o trabalho de outros profissionais (Voice Overs de Cinema, TV e Rádio) através de sites pessoais,  e desde muito novo sempre desejei ter o meu próprio site e trabalhar dessa forma. Em determinada altura do meu percurso profissional, eu senti que essa era a etapa obrigatória, era o passo a ser dado no caminho para o meu sonho, e aí está o meu site.
 
Quais são os serviços que a página oferece?
A página cezaronline.com oferece o serviços de gravação de Voz OFF para rádio,TV, trailers, promos, narração, spots e tudo o que esteja ao meu alcance, oferecendo bastante versatilidade e com conteúdo.
 
Caio, sabemos da grande responsabilidade que é assumir a parte de comunicação da rádio. Um trabalho bem feito é uma habilidade desenvolvida por poucos. Qual o sentimento que você tem quando se torna responsável pela parte artística de uma rádio?
Sentimento!?!  Primeiro uma leve agitação emocional, que junta a felicidade com a responsabilidade. É um novo desafio que se inicia, algo com que terei de lidar todos os dias, que me leva a renovar as minhas estratégias e a acompanhar as novas tendencias. E pra mim quanto maior for o objetivo, mais esse sentimento se amplifica, tal como a felicidade em contribuir para o crescimento de uma nova emissora e em simultaneo sentir o reconhecimento e confiança de quem contratata os meus serviços.
 
Hoje você é uma pessoa experiente. Mas, e no início? Você sempre teve essa habilidade?
Sinceramente Massaro, acredito que sempre tive essa habilidade, talvez precisava apenas de ser trabalhada, tal como muitas pessoas que possuem outros dons, mas que precisam de ser aprimorados. Claro que no início sentia o nervoso habitual de principiamente, sempre tive o receio de não corresponder às expectativas de quem contratava o meu trabalho, aliás, ainda hoje, por mais experiência que eu tenha, há sempre a “borboleta no estômago” no início de um novo desafio. É uma habilidade que está sempre a ser desenvolvida dia após dia.
 
Voltando um pouco mais, como foram os passos para você alavancar sua carreira profissional?
Massaro, posso lhe dizer que foram (e continuam a ser) muitas horas de dedicação,  trabalho árduo, ação e  saber agarrar as oportunidades que surgiram no meu percursso profissional e ter havido profissionais que acreditaram no meu potencial.
 
Quais habilidades você considera que sejam especiais e que um profissional precisa ter?
A primeira habilidade é gostar do que se faz. Sem isso nada funciona. Ter sempre em foco os resultados que se pretende atingir, ser positivo, estar sempre conectado com o mundo real e com o meio  onde trabalhamos,  ser humilde para pedir feedback, aprender a ouvir críticas, ter ética profissional e nunca abandonar um parceiro/cliente que confiou no nosso trabalho.
 
Como você vê os novos profissionais? Quais as tendências para esses profissionais em rádio?
Os profissionais de hoje são muito bem preparados, hoje há cursos de locução, de comunicação, de jornalismo, existe uma preparação teórica fantástica para que passem para o campo de ação. Além disso, os novos profissionais têm uma das melhores ferramentas de todos os tempos e talvez a mais gigante de sempre, “a internet”, isso porque nos abre as portas a todo o tipo de informação e ainda nos possibilita trabalhar em qualquer canto do mundo, sem ter que haver uma deslocação fisica. Hoje o mundo está em transformação, o processo é muito mais rápido, as empresas acreditam e investem cada vez mais nesta mudança. Por exemplo: é possivel um locutor gravar do seu Ipad um OFF Institucional  no Tóquio/Japão  e no mesmo dia o OFF ser produzido num estúdio em Nova York/EUA para uma empresa de Londres/Inglaterra. Os novos profissionais deverão ter conhecimento da área em que trabalham e terão que estar mais atentos e saber seguir e acompanhar as tendencias do mercado e sempre preparados para novas plataformas que todos os dias surgem.
 
Existem muitos obstáculos, não é? Quais são os grandes obstáculos que você acredita que se deve ultrapassar?
Sim, existem. Acredito que todos nós e todos os dias devemos desenvolver a capacidade de seguir sempre em frente e caminhar no foco estabelecido com motivação e procurando superar os obstaculos do dia a dia. Há situações, que não lhe irei chamar obstaculos, mas que até poderão ser, que são duras de enfrentar, o medo de ficar rouco, de não conseguir agradar ao cliente, o receio de não ser reconhecido.... são sentimentos que poderão se tornar obstaculos na vida de qualquer profissional. O importante é nunca desistir.
 
Superar esses obstáculos seria o caminho do sucesso?
Com certeza, mas é um caminho que tem que ser percorrido todos os dias. Até a exaustão!
 
No seu caso, especificamente. Quais foram as dificuldades para seu crescimento profissional? O que você considera mais difícil: Obstáculos mentais, barreiras externas ou ambos?
A minha maior dificuldade na época foi estar fora do meu país para poder crescer profissionalmente. Ao longo do meu percurso tive que enfrentar essencialmente  obstaculos mentais, isso porque há diferentes formas de trabalhar e estar num país gravando para outros, nem todo o mundo aceita.  Mas hoje com a internet, e  evolução do mercado o cenario mudou. No entanto também existiram várias barreiras externas. Com todas as dificuldades já superadas, obtive sucesso, reconhecimento e crescimento profissional.
 
Você foi um locutor de rádio e mudou para um voz off de referência internacional. Como foi essa transição e você vê uma relação entre essas duas atividades?
Essa foi uma transição natural. Sempre desejei muito trabalhar como Voz OFF, ao longo do meu percurso de locutor sempre me dediquei e trabalhei  com esse objectivo, tendo sempre consciente que a reputação é baseada naquilo que se produz e no que você mostra dentro do seu trabalho. Acredito que os profissionais com quem tive oportunidade de me cruzar tenham observado a responsabilidade e a dedicação com que eu trabalhava, e no momento certo a porta foi aberta. Um voz OFF terá sempre a responsabilidade de saber também comunicar com o ouvinte.
 
O objetivo da locução é convencer o público do que você está falando. Quais são as técnicas que se deve usar para conseguir isso?
Cada OFF é único, não há um igual ao outro. Você tem que ir buscar novas formas de fazer, interiorizar o sentimento que pretende passar para o ouvinte, tem que ser verdadeiro quando comunica, ter boa dicção e conseguir a interpretação certa é fundamental. 
 
Voltamos ao cezaronline.com. Como a empresa cresceu e ganhou essa reputação no mercado?
A empresa cezaronline.com cresceu com muita dedicação, muitas horas de trabalho,  com divulgação do meu portfolio na internet e tambem boa parte do sucesso do cezaronline.com está no bom relacionamento que ela possui com os seus clientes e parceiros. Já a reputação é baseada naquilo que se produz e que se mostra no trabalho.  
 
Atualmente quais emissoras contam atualmente com sua voz na plástica?
Atualmente a minha voz pode ser ouvida nas principais capitais e regiões do Brasil como por exemplo; São Paulo, Distrito Federal, Pernanbuco, João Pessoa, Natal, Ceará, Piaui, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Nesse momento, só no Brasil são mais de 40 emissoras que recebem o meu material diariamente. Para além de outros Países como Estados Unidos, Bolívia, Nicarágua Portugal,  Angola e Moçambique.  Aproveito para agradecer muito mesmo aos empresários, diretores e coordenadores pelo carinho e confiança nos meus serviços.
 
Além do cezaronline.com, você desempenha alguma outra função?
Não.
 
Hoje você é um empreendedor de sucesso, tendo sua voz ouvida em vários países. Quais dicas você daria a um jovem que está começando sua carreira profissional e precisa mostrar que é bom no que faz?
Para quem quer iniciar a carreira, seja qual for a área, deve definir sempre o objetivo profissional, fazer especializações e técnicas de aperfeiçoamento,  acompanhar sempre os profissionais que atuam no mercado, ouvir outros profissionais. Todos esses requesitos unidos fazem parte da chave do sucesso. Algo muito importante: ter sempre em mente a quantidade/qualidade da produção, sorte e não esquecer de fazer  propaganda do seu trabalho,  não desperdice nenhuma oportunidade e nunca tenha medo de mudar. Nessa nova era que estamos , tudo esta acontecendo muuuuito mais rapido, mais do que há 5 anos atras.  Os conceitos são outros, as possibilidades de aprendizagem são inúmeras. Que não muda, não se recicla, a cada minuto fica para trás.  
Muito obrigado pelo convite para participar nessa entrevista, sou um grande admirador do tudoradio.com por ser um dos sites mais crediveis.
 
O tudoradio.com hoje é referência na informação meio rádio. Parabéns!
Super abraço pra você, para o Daniel Starck, Ana Ferreira, Rodrigo Tubaraum e etc.. 
Em breve estaremos todos juntos para tomar um café e comer um pão de queijo…. Rsrsrsrsr
 
Para acompanhar meu trabalho e obter mais informações aqui ficam os links:
Tags: Estúdio, VoiceOver, rádio, Portugal, Brasil, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.