Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Terça-Feira, 14 de Março de 2017 @ 00:00

Luiz Fernando S. Zanelato

Luiz Fernando fala sobre a mudança de canal FM da Saudade FM e os 10 anos da rádio na Baixada Santista
Teste

Na entrevista do mês de março, o tudoradio.com conversou com Luiz Fernando Sales Zanelato, profissional que atua como diretor de marketing da Saudade FM de Santos.  A intenção é detalhar o momento vivido pela emissora santista, considerada pelo mercado como um dos fenômenos da audiência de perfil adulto-contemporâneo e que está envolvida numa troca de frequências (processo iniciado em fevereiro e que se estenderá até maio).

Saiba em detalhes os próximos passos da Saudade FM, como ações especiais, expectativas para o novo canal e, quem sabe, a presença da rádio em outras praças.
 
Boa leitura!
 
 
Luiz, você pode nos contar as intenções da Saudade FM em ocupar a sintonia 99.7 FM na Baixada Santista?
 
Nossa principal intenção é a manutenção e a evolução do projeto Saudade FM. A nova frequência possibilitará ao projeto maior performance junto ao mercado e audiência, com o aumento da qualidade e potência do sinal em toda a Baixada Santista. Um presente para os ouvintes que tanto nos prestigiam.
 
A 100.7 FM é muito elogiada pelas suas características técnicas, principalmente de áudio e sinal. A 99.7 FM receberá investimentos técnicos? A ideia é superar a 100.7 FM em quanto tempo? 
 
A qualidade técnica sempre foi um dos grandes diferencias da Saudade FM. Está no DNA do projeto e nesta nova fase não será diferente. Já estão sendo feitos investimentos em infraestrutura técnica para que possamos atingir o máximo de qualidade na nova frequência (99.7FM), igualando a atual 100.7FM já no começo de Maio/17.
 
A expectativa é de que a Saudade FM continue ocupando os dois canais por quanto tempo?
 
Nosso objetivo é que a partir de Maio de 2017, a Saudade FM esteja operando somente na frequência 99.7FM.
 
Quais serão os principais projetos e metas da Saudade FM em 2017?
 
A Saudade FM, em 2017, completa 10 anos. A mudança para a nova frequência nos pegou de surpresa. Foi uma oportunidade extremamente pontual de mercado. Dessa forma, estamos readequando nosso planejamento. A ideia no primeiro semestre é focar em campanhas institucionais e de fidelização do novo dial junto a nossa audiência e ao mercado. A partir do segundo semestre, a Saudade FM vem com tudo para as comemorações do seu décimo aniversário. Lançaremos nosso novo projeto web/mobile que contemplará um novo site, a evolução do nosso player e mais tecnologia para os aplicativos mobile. Nas redes sociais, novas linguagens e formatos serão implantados, trazendo novas experiências aos seguidores dos perfis da rádio. A Saudade FM em 2017 atuará também de forma expressiva na promoção de eventos, shows e grandes espetáculos no litoral paulista.  
 
Na última pesquisa de audiência a Saudade FM liderava a audiência em Santos e estava entre as mais ouvidas da Baixada Santista. Como foi possível alcançar um resultado como esse?
 
Amor ao rádio, respeito a audiência e muito trabalho. Estes foram os ingredientes que nos levaram a este êxito no último Ibope em Santos e na Baixada Santista. O projeto Saudade FM permanece em contínua evolução, em um determinado momento, mais precisamente há três anos atrás, reformulamos nossa programação musical e plástica artística com a consultoria de grandes profissionais do meio. Investimos em tecnologia na web e no celular, possibilitando maior acesso as nossas plataformas digitais. Aperfeiçoamos e expandimos nossa linguagem nas redes sociais. Essas ações agora se tornaram contínuas e necessárias para que a Saudade FM mantenha seu padrão de qualidade e performance junto ao mercado e a audiência.
 
E qual é a expectativa da Saudade FM para a próxima medição de audiência? Tem previsão para que ela seja realizada?
 
Nos mantemos sempre confiantes quanto às pesquisas. Dentro da rádio, temos um departamento focado na fidelização de nosso ouvinte, atendendo a todos os elogios, críticas e sugestões. É muito importante este "SAC" para aprendermos com a nossa audiência e sempre estarmos evoluindo. Ainda não temos uma previsão para essa nova medição.
 
E qual o impacto do investimento da Saudade FM na internet? Vocês possuem muitos ouvintes residentes fora da Baixada Santista?
 
Nosso investimento na internet foi feito basicamente na infraestrutura de servidores, softwares e aplicativos, visando o acesso de nossa audiência junto às nossa plataformas. Nosso conteúdo ao vivo na internet, além da robustez e qualidade do áudio, tem como diferencial seu player, que interage com nosso ouvinte, disponibilizando as informações de cada música e de nossa programação. Todo este cuidado, faz da Saudade FM uma das rádios mais acessadas na internet em todo o país, segundo sites especializados. Nossa página no Facebook possui mais de quatrocentos e sessenta mil seguidores orgânicos, distribuídos em cada canto do Brasil e em todo o mundo.
 
E muitos ouvintes residentes na área de cobertura da Saudade FM já acompanham a rádio via internet através de celulares?
 
Esta tendência chegou para ficar. O rádio agora transcende o dial e os hábitos tradicionais de se ouvir o mesmo. Já é notável o acesso a estes outros dispositivos pela nossa audiência na região da Baixada Santista. Estamos sempre atentos para orientar e incentivar. 
 
Existe a intenção de levar a Saudade FM para outros mercados brasileiros? O projeto atual funcionaria em outras grandes cidades?
 
Costumo dizer que a Saudade FM tem a cara das grandes capitais, que tem a cara do Brasil. Toda nossa performance na web já é um indício dessa possibilidade. Nosso projeto pode ser visto como mais um formato adulto-contemporâneo e uma programação que recorda grandes clássicos. Mas o nosso grande diferencial é o sentimento. Esse se destaca no slogan da rádio: "Eu Amo essa Rádio". A memória afetiva, a nostalgia, hábitos e comportamentos que marcaram as décadas de 70, 80 e 90, em uma trilha sonora nacional e internacional que desperta emoções e toda uma cultura popular, adulta e de massa. O conteúdo, a programação e a plástica artística da Saudade FM, hoje, cabem em qualquer lugar do país.
 
O principal conteúdo da Saudade FM é a música, correto? Essa é uma situação que deverá continuar com a mesma importância nos próximos anos?
 
Com certeza. Cativamos nossa audiência com o maior número de músicas possíveis em nosso playlist. Nossos breaks respeitam essa premissa e nossos locutores atuam de forma equilibrada e informativa. A boa música é quem manda e será sempre assim no projeto Saudade FM.
Tags: Luiz Fernando, Saudade FM, Santos, Baixada Santista, adulto-contemporâneo, Santos, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 15 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.