Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você ouve música no rádio e em mais alguma outra mídia?

Enquete

Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 @ 00:00

Alexandre Del Cistia

Teste

O rádio no formato adulto-contemporâneo está em alta no Brasil, seguindo uma tendência que parece estar consolidada na maioria dos países que contam com um mercado de rádio competitivo. Dentro desse cenário, existem variações de projetos para esse público, inclusive aquelas classificadas como “premium”. 

Esse é o caso da Antena 1, rede que tem apresentado uma expansão mais significativa de suas atividades no país nesses últimos dois anos. E para entender esse processo o tudoradio.com conversou com Alexandre Del Cistia, gerente comercial da rede Antena 1.

Alexandre conta um pouco sobre a expectativa da Antena 1 e do setor para os próximos anos, além de explicar a forma como a rede tem atuado em diferentes praças brasileiras.

Acompanhe!

 

Alexandre, você conta com uma ampla trajetória no mercado de rádios, passando por alguns projetos de rede. Pode nos contar um pouco sobre a sua trajetória até chegar à Antena 1?

Obrigado pela pergunta Daniel ...

Resumindo um pouco minha trajetória, em 2006 eu comecei a trabalhar  com redes em uma  emissora com perfil  público Jovem em São Paulo, gerenciar a Rede de emissoras de rádio do Grupo . Neste período a emissora estava ampliando o projeto até então com 15 emissoras e inaugurando a praça do Rio de Janeiro. Em 2012  surgiu uma oportunidade de trabalhar com uma empresa americana recém chegada ao Brasil. Um formato novo para o meio Radio. Fui contratado  para apresentar  um novo espaço publicitário  para o meio Radio , agências e clientes. Abrimos escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro e na época operávamos com mais de 30 Rádios . Nesta jornada  acabei recebendo uma proposta  para o nordeste .Assumir a direção de uma emissora de rádio no Recife,  onde morei por 3 anos . Quando voltei para São Paulo no início de 2016 fui convidado  a gerenciar a Rede de emissoras da Antena 1.

 

E sempre foi na área comercial das emissoras? Como é o trabalho de atuar nessa área em redes?

Minha praia sempre foi o comercial , aprendi a gostar de viajar a trabalho nestes anos , conhecer outras cidades ,Hotéis a cultura local .

Quando viajo para outras cidades estou sempre com agenda cheia para otimizar o tempo e os resultados. Reuniões, visitas as emissoras , clientes, agências , almoços de negócios e eventos . O principal deste  meu trabalho  é identificar as oportunidades comerciais, transformar em demandas que atendam as expectativas de ambos os lados (veículo e clientes).

 

Hoje você responde pelo comercial da rede Antena 1? Participa da expansão? Como é esse trabalho?

Hoje temos um projeto amplo em andamento de expansão e comercial. Oferecemos ao mercado e afiliados uma rádio “premium” em todos os sentidos: comercial, musical, promocional, internet, etc. Oferecemos aos nossos clientes e afiliados toda assistência necessária para obter a melhor  programação  de formato Adulto contemporâneo do Brasil, com a marca Antena 1 .  

 

A Antena 1 atua de alguma forma integrada entre São Paulo e as demais praças? Pode nos contar alguns projetos recentes nessa área?

Nosso foco são as pessoas, integrar comercialmente as 24 emissoras do Grupo e transformar a operação o mais rentável possível . Com esse objetivo estabelecemos uma via de comunicação ágil para troca de informações entre as emissoras do Grupo, para que projetos e oportunidades locais entrem no radar dos mercados de interesse, exemplos como São Paulo, Brasilia , Rio e outros .

 

O mercado de rádio no formato adulto-contemporâneo está aquecido no Brasil. A tendência é de ampliar as possibilidades para esse formato? Quais são as expectativas da Antena 1 para os próximos anos?

Acredito que as variáveis econômicas e políticas que vivenciamos  provocam hoje o estimulo a criatividade. O empresário investe e precisa de resultado rápido . A pergunta é;  Qual a solução  ? De certa forma a resposta a esta  pergunta será “ vender mais” .

Nosso perfil de ouvintes, que trabalhamos desde 1975 , ou seja, a mais de 40 anos, a Antena 1 consolidou seu formato musical junto ao público adulto contemporâneo formador de opinião. Para nossos anunciantes isso faz a total diferença , construir Marcas .

Estamos trabalhando para conquistar cada vez mais nossos ouvintes , clientes e afiliados no Brasil e no mundo. Temos  nossa emissora própria em Roma e através de nosso Streaming  temos informações, dados de nossa audiência nos Estado Unidos, onde são mais de 80.000 ouvintes, em Portugal mais de 45.000 , França 20.000... Em nosso portal vemos que nosso formato está em expansão orgânica, onde somos a radio online mais ouvida do Brasil  (TGW/ibope .Nov.2017 ). A Antena 1 foi feita para se ouvir em qualquer lugar do Mundo.

 

A Antena 1 é líder na audiência no formato “adulto-contemporâneo” em várias praças do Brasil. Esse é o foco da emissora ou a rádio busca primeiro uma melhor posição dentro de um target específico?

Temos um núcleo de ouvintes a qual trabalhamos. Esse perfil é extremamente exigente, concentramos nossos esforços oferecendo uma  rádio “premium” para este Target .

 

A expectativa para o mercado publicitário em 2018 é positiva? O rádio já sente que a crise econômica está passando?

Com certeza! A pequena variação do PIB em 2017 favoreceu positivamente nosso resultado no início do segundo semestre.

Em nosso planejamento para 2018, com a previsão de crescimento do  PIB ser maior, a nossa expectativa é alta. Vamos crescer !

 

Alexandre, muito obrigado pelo seu tempo e atenção com o tudoradio.com. Fique a vontade para deixar as suas considerações finais.

Obrigado Daniel, agradeço novamente a oportunidade a você e toda a equipe do tudoradio.com.

Grande Abraço

 

Tags: Antena 1, comercial, expectativas, rede, rádio, marca, premium, adulto-contemporâneo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.

tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.