Segunda-Feira, 27 de Julho de 2020 @ 00:00
Luiz Carlos Martins é radialista e é diretor geral da Rádio Banda B de Curitiba. Comanda diariamente o Programa Luiz Carlos Martins, atração referência em prestação de serviços e utilidade pública.
A publicação em texto também conta com um vídeo especial cujo título é "Tudo começa em Birigui!". Acompanhe logo abaixo:
Para o radialista Luiz Carlos Martins, da Banda B, "tudo começa em Birigui"
Luiz Carlos Martins, da Rádio e Portal Banda B, publicou um vídeo novo em seu canal no Youtube compartilhando com inscritos, ouvintes e espectadores como foi seu início no meio rádio.
Nascido em Bilac (SP), Martins passou a infância e parte da juventude na vizinha Birigui, onde frequentava a Missa das Crianças na Igreja Matriz da cidade. E foi em Birigui que a paixão do garoto pelo rádio despertou, muito por conta de uma vizinha, dona do único aparelho da região, que sintonizava as estações da época aos domingos para entreter, emocionar e informar a todos que moravam ao redor de sua casa:
"Eu saía da Missa e ia direto para a Rádio Clube, do lado da Igreja Matriz. Eu ficava atrás do auditório observando a aparelhagem", diz Martins, relembrando seus primeiros contatos com a estrutura de uma emissora.
Um dia, acompanhando ao vivo do auditório o "Clube do Guri", apresentado por Cícero Alves, o jovem sentiu-se instigado para participar de um programa de rádio pela primeira vez. Na ocasião, o locutor lançou um desafio para a sua audiência que consistia em repetir e concluir um ditado, sob a promessa (ou profecia?) de que quem conseguisse poderia se tornar um grande radialista. O ditado, que Martins ainda lembra, começava assim:
"Num ninho de mafagafos tinham cinco mafagafinhos. Três foram desmafagafados. O desmafagador que desmafagafou os mafagafinhos..."
Quando ouviu este começo, o garoto Martins quis pedir a palavra e concluir o pensamento, mas não podia, porque sua mãe podia ficar sabendo pelo aparelho da vizinha. É que o interesse pela magia do rádio era tanta que a mãe nem ficava sabendo que era assim que o filho passava algumas das horas em que estava fora de casa.
E o que era paixão se tornou amor com o tempo. Quando descobriu que o radialista Antonio Colontonio morava em um bairro vizinho ao seu, Luiz Carlos Martins afirma, no vídeo, que passou a acompanhar a rotina do ídolo, chegando até a frequentar os mesmos lugares que ele:
"Eu era tão louco por rádio que sabia o caminho que ele fazia para chegar em casa. Onde ele parava e conversava eu ficava perto, ouvindo. Achava a voz dele mágica. E foi em Birigui que minha trajetória teve início. Comecei na Rádio Cinquentenário, apresentando um programa às 22h, 'Suave é a noite'", conclui Martins, que é dono tanto das manhãs na rádio em Curitiba e Cambará quanto do bordão "Oi, Oi Gente Querida!"
Assista acima o video de Luis Carlos Martins. O radialista conta sobre o início de sua trajetória
Canal Luiz Carlos Martins
Inaugurado em 2017, o Canal Luiz Carlos Martins reúne vídeos com mensagens, conversas, discussões, receitas, visitas e orações na voz (e imagem) de Luiz Carlos Martins, diretor e radialista na Banda B (em Curitiba e região, AM 550; em Cambará e região, AM 650). O objetivo de Martins é apresentar seu conteúdo em todas as plataformas em que seu público está:
"O rádio é multimeios. Hoje, nós do rádio estamos na internet com as lives, estamos nos smartphones com os aplicativos, em todo lugar com os portais de notícias associados às emissoras. É assim que tem que ser, a gente aprende e evolui a cada dia", finaliza o radialista.
Assista o vídeo "Tudo começa em Birigui!", de Luiz Carlos Martins, e inscreva-se no canal para ficar por dentro das novidades: https://www.youtube.com/watch?v=nG2xEqNX_JY
O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!