Quarta-Feira, 17 de Março de 2021 @ 00:00
Para comemorar o feito, a Band FM está trabalhando numa campanha especial. Murillo Huada também fala um pouco mais sobre esse planejamento. t
Ainda sobre os seis anos de liderança de audiência da Band FM em São Paulo, na próxima semana o tudoradio.com publicará uma entrevista com Cris Moreira, diretor comercial do Grupo Bandeirantes.
Acompanhe o bate-papo:
Murillo, já são seis anos de liderança de audiência, mas antes disso foi feito um trabalho de reposicionamento da rádio para recolocar a Band FM no topo, certo? Como foi esse processo lá atrás e quanto tempo levou para a rádio chegar à liderança?
A Band FM sempre teve um DNA popular muito forte. Por um período, a rádio buscou um posicionamento mais jovem. Não funcionou. Nosso trabalho foi reforçar ainda mais essa estratégia de manter a rádio dentro do segmento popular, top 40. Reforçamos a comunicação e ajustamos a programação musical. Em menos de um ano estávamos entre as cinco mais ouvidas. A liderança veio em três anos.
Seis anos é um período em que se percebe muita novidade tecnológica e até na rotina das pessoas. Como que a Band FM respondeu a tudo isso e se manteve na liderança? E tem algo que não mudou nesse período?
Costumamos dizer que a rádio não é a mesma do ano passado. Precisamos dessa atualização. O ouvinte também muda e a gente muda com ele.
E esse resultado impacta de que forma nas demais emissoras da Band FM? Como os afiliados aproveitam esse momento positivo visto em SP?
Na maioria das praças, a Band FM disputa a liderança ou é primeiro lugar de audiência. Temos uma comunicação muito próxima e a programação musical acompanha o gosto popular que é muito parecido nas várias regiões do Brasil. Por isso essa resposta de audiência. Programas como A Hora do Ronco, Quem Ama Não Esquece e Estação Band FM são pilares muito fortes. Junto com a programação local formam uma grade bastante eficiente.
Quem ouve a Band FM em São Paulo? É possível definir quem é o público dela? E quais as formas que essas pessoas acompanham a rádio?
Falamos para todo mundo. Do 8 ao 80... Mas o maior público está entre homens e mulheres de 25 a 45 anos. Nossa audiência em casa representa grande parte deste volume. Tanto pelo aparelho de rádio, como pelo celular ou internet.
Dá para dizer que hoje a Band FM chega aos seis anos de liderança com um mercado de rádio mais competitivo? E há concorrência também fora do meio?
O mercado de São Paulo é o mais competitivo do Brasil. Sempre foi. Nossa concorrência está sempre se mexendo também. Por isso o desafio de se manter na liderança ganha uma importância ainda maior para a nossa equipe. Tocar música todo mundo pode tocar. Mostrar uma sequência que surpreenda e fazer companhia para o nosso público será sempre nosso principal diferencial diante da concorrência até das plataformas de música.
Como forma de comemorar, a Band FM está lançando a promoção Band FM – A Rádio 6 estrelas. Além da interação com os ouvintes, haverá ações com funcionários da rádio. Como será isso?
Será uma ação com todos os funcionários do Grupo Bandeirantes. Todos ganharão máscaras personalizadas e concorrerão a presentes exclusivos como moletons, fones de ouvido, bonés e caixas de som que serão entregues pelo cantor Thiaguinho com todos os cuidados que o momento exige.
Qual é a vigência da promoção?
Foi durante o lançamento da campanha, ocorrido ontem 16/03.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.