Hoje o rádio brasileiro acompanhou um momento histórico para a sua operação. Foi assinado pela Presidente da República Dilma Rousseff o decreto que autoriza a migração das emissoras que atuam na faixa AM para a operação em FM convencional ou estendido (
clique aqui e entenda mais sobre o assunto). Durante a cerimônia que marcou esse ato, os presidentes da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), da Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores) e da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) também discursaram no evento. Daniel Slaviero, presidente da Abert, destacou em seu discurso outro tema polêmico do setor: a flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil.
Slaviero abriu os discursos durante o evento realizado no final da manhã de hoje em Brasília, destacando a importância da migração das rádios que atuam na faixa AM para operarem no FM convencional ou estendido. “Os principais beneficiários serão as rádios médias e pequenas, empresas optantes pelo Simples Nacional. 79% das rádios AMs faturam até R$ 50 mil e sabemos que tem importância para suas regiões.”, informa Slavieiro. Porém, Slaviero também tratou de outro tema delicado para o setor, lembrando da importância de se discutir e votar um projeto que permita a flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil, programa que tem transmissão obrigatória na faixa das 19h00.
Novamente sobre a migração, Slaviero afirmou que a qualidade do áudio e a presença de ruídos foi fator fundamental no declínio do AM. Segundo o presidente da Abert, a saída para o AM seria a digitalização, porém testes comprovaram que essa não seria a melhor saída, apontando que a migração passou a ser a decisão mais sensata para o prolongamento da vida útil das emissoras que hoje atuam na faixa AM. João Carlos Saad, diretor da Abra, também destacou outro ponto importante para o país: boa parte dos equipamentos que serão adquiridos pelas emissoras que optarem pela migração serão de procedência nacional, fator que também influenciará positivamente na indústria brasileira.
Ainda hoje o Tudo Rádio abordará outros destaques que envolveram o evento de hoje, marcando o início do processo de migração das AMs para a faixa FM.
Clique aqui e acompanhe a cobertura completa realizada pela equipe do Tudo Rádio.
Tags:
Migração, rádio, assinatura, decreto, Brasília