Quinta-Feira, 05 de Março de 2015 @ 07:42
São Paulo – “Novo Critério Brasil” já causou mudanças significativas de cenários no ranking radiofônico
Na próxima segunda-feira (9) os mercados de rádio de São Paulo e do Rio de Janeiro vão acompanhar mais uma pesquisa da audiência radiofônica, situação que cria grande expectativa no meio. Em São Paulo o panorama FM foi alterado de forma significativa com a adoção do “Novo Critério Brasil”, válido a partir de janeiro de 2015 e que atualiza o perfil socioeconômico da população brasileira, além de ampliar o universo considerado pelas pesquisas. Em vários centros, assim como ocorreu na capital paulista, as rádios dos segmentos adulto-contemporâneo, jovem/pop e jornalístico foram beneficiadas com a atualização, ampliando de forma considerável os seus universos de ouvintes.
A tendência causada pela atualização do universo da pesquisa poderá ser confirmada e até mesmo ampliada na medição que será divulgada no próximo dia 9, conforme as expectativas do meio. É possível que a partir desse novo cenário determinadas rádios mudem suas estratégias em busca de audiência, além da abordagem na hora de comercialização de seus produtos. No geral o meio FM foi ampliado na Grande São Paulo, ou seja, mais ouvintes foram considerados pela pesquisa, inchando dessa maneira a média de audiência de muitas estações. O fato não ampliou o teto da pesquisa (audiência média da primeira colocada), mas aproximou as concorrentes de diferentes segmentos.
Na última pesquisa a Alpha FM 101.7 foi um dos principais destaques da pesquisa na Grande São Paulo, saltando para a inédita quarta colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e locais), além de um desempenho expressivo no “comercial” (06h-19h, segunda à sexta-feira). Rádios como Mix FM 106.3, 89 A Rádio Rock FM 89.1, Nova Brasil FM 89.7, Jovem Pan FM 100.9, Antena 1 FM 94.7 e CBN FM 90.5 também tiveram suas médias ampliadas de forma expressiva, panorama também visto na BandNews FM 96.9 (que bateu a sua melhor marca em São Paulo a partir da pesquisa anterior). Na maioria dos casos a adoção do Novo Critério Brasil só ampliou tendências de altas que já eram vistas nas médias dessas estações.
A maioria das estações obtiveram variações positivas na comparação entre os panoramas divulgados em janeiro (trimestre outubro a dezembro de 2014, sem a adoção do novo critério) e fevereiro (trimestre novembro/2014 a janeiro/2015, com o primeiro mês do ano sendo contemplado pela atualização). A Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes segue como a rádio de maior média de audiência nos períodos que contabilizam o número de ouvintes por minuto (saiba mais).
Na semana passada o Ibope disparou uma circular ao mercado esclarecendo as mudanças motivadas pela adoção do Novo Critério Brasil. Segundo o instituto as novas estimativas e critérios impactam nos resultados das audiências analisadas por “targets” quanto por total (ambos os sexos). “As variações são explicadas, porque, a partir do momento que ocorre uma redistribuição da população em classes ou faixas etárias, os determinados públicos e perfis passam a ter diferentes pesos no universo e impactam no consumo total do meio”, informa o comunicado. Clique aqui e veja detalhes sobre o novo cenário.
FM na Grande São Paulo – Ouça on-line e veja a lista de emissoras captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.