Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015 @ 11:10
Curitiba – Próxima semana será movimentada para o rádio, com eventos na internet, São Paulo e Curitiba
Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio a capital paranaense vai sediar a próxima edição do congresso SET Sul 2015, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e com o apoio institucional da RPC (Grupo GRPCOM). O evento será importante para o mercado de rádio brasileiro, com apresentações voltadas ao futuro do rádio no espectro FM e também detalhes sobre o andamento da migração das emissoras AMs para a faixa FM. O congresso contará com a cobertura do Tudo Rádio.com, com programação para os dias 12 e 13 deste mês. O rádio será tema nos dois dias de evento. Acompanhe:
O congresso SET Sul 2015 será aberto a partir das 10h00 do dia 12 de maio com as participações de Ricardo Berzoini (atual ministro das Comunicações que foi convidado para a abertura), João Rezende (presidente da ANATEL), Marcio Villela (presidente da AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), Olimpio José Franco (presidente da SET), José Pio Loureiro (reitor da Universidade Positivo) e Ivan Miranda (diretor da Regional SET SUL). Na sequência o tema será o “Desligamento da TV Analógica”, assunto que interessa o setor de rádio já que a migração para a faixa FM estendida (76 MHz a 87 MHz – saiba mais) depende dessa ação que deverá ser iniciada em 2016 através de um projeto-piloto em Goiás.
Outros dois painéis presentes na programação da SET Sul 2015 serão importantes para o setor. O primeiro será apresentado por Eduardo Cappia (EMC / Comitê técnico da AESP) no dia 13 às 14h00, com a atualização do panorama de migração das Ams para a faixa FM. Cappia também deverá abordar o desligamento do FM anunciado pela Noruega, informando detalhes sobre esse quadro, além das diferenças com a realidade brasileira e de outros países importantes (como os Estados Unidos). Vale lembrar que cerca de 200 emissoras de rádios norueguesas são contra o desligamento da faixa FM para a implementação do sistema digital DAB (leia sobre).
O tema migração também será abordado por André Cintra no dia 13 às 16h30, profissional que atua pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e tem participado do processo de estudos da canalização em FM. Vale lembrar que esse mesmo tema será discutido na segunda-feira (11) no “Seminário EaD da AERP/ABERT” que será realizado via internet (clique aqui e saiba detalhes). Também no dia 13 os radiodifusores de São Paulo serão informados sobre o panorama atual da radiodifusão, além de uma retrospectiva da NAB Show 2015, através de um evento realizado pela AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) no Renaissance São Paulo Hotel (clique aqui e saiba detalhes).
Agenda movimentada para o rádio
A próxima semana terá uma extensa programação para o rádio e televisão. Tome nota:
Segunda-feira – 11 de maio de 2015
Seminário EaD da AERP/ABERT – via internet
Horário: 16h00 às 18h00
Inscrições e informações: http://aerp.org.br/ensinoead/inscricao/
Terça-feira – 12 de maio de 2015 / Quarta-feira – 13 de maio de 2015
SET Sul 2015 – Curitiba (PR)
Local: Universidade Positivo - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Horários: 09h00 às 18h00
Programação completa: http://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015
Quarta-feira – 13 de maio de 2015.
AESP / Retrospectiva NAB – São Paulo (SP)
Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233
Horários: 14h00 às 18h00 – clique aqui e saiba mais sobre o evento.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.