Segunda-Feira, 07 de Dezembro de 2015 @ 15:21
São Paulo – Band FM, Nativa FM, Gazeta, Mix FM, Metropolitana FM, Jovem Pan FM e Rádio Disney foram alguns dos principais destaques
Hoje (7) o mercado de São Paulo acompanhou a última atualização dos números da audiência FM em 2015, com dados válidos para o trimestre setembro a novembro deste ano. E o rádio paulistano pode encerrar o ano de forma mais tranquila: o meio FM viu um bom avanço na média geral de ouvintes por minuto, isso nos principais períodos da pesquisa. E algumas tendências foram confirmadas, como o avanço das emissoras no segmento “jovem/pop”. As duas primeiras colocadas também fecham 2015 em alta. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais, setembro a novembro):
Lideres em alta
O ano de 2015 fechou de forma positiva para as emissoras populares geridas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. As rádios Band FM 96.1 e Nativa FM 95.3 se destacaram na atual medição ao apresentarem crescimentos consistentes em suas médias de audiência. A Band FM ampliou o teto da pesquisa e permanece na liderança geral dos principais períodos da medição, chegando a marca de 226 mil ouvintes por minuto no “ranking comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira). Já a Nativa FM 95.3, atual vice-líder, reagiu de forma expressiva e diminuiu a distância que a separa de sua “irmã de grupo”. A disputa pelo topo ficou restrita às duas rádios do Grupo Bandeirantes.
A Gazeta FM 88.1 foi outra popular que viu sua média de audiência evoluir em São Paulo. A rádio apresentou uma boa variação nos principais períodos da pesquisa, acirrando a disputa pela quarta colocação geral no FM da Grande São Paulo.
Jovens confirmam boa fase
As rádios jovens também podem comemorar este fim de ano. A Mix FM 106.3, líder no segmento jovem/pop, apresentou mais um forte avanço em seus números, desempenho que ainda não tem relação aos investimentos técnicos feitos em seu sinal (saiba mais). Com isso a Mix FM sustenta a sétima colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais), além da sexta colocação no “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira). Vale lembrar que a Mix FM também diminuí a distância para a 105 FM 105.1 no 05h-00h/todos os dias e locais).
Também é destaque o desempenho da Metropolitana FM 98.5, rádio que cravou na atual medição uma de suas melhores marcas de audiência em São Paulo. A emissora viu sua média aumentar nos principais períodos, avançando duas colocações no 06h-19h (segunda à sexta-feira) e uma no 05h-00h (todos os dias e locais). Agora a 98.5 FM está em oitavo no 05h-00h (todos os dias e locais) e sétimo no “comercial”.
As rádios Jovem Pan FM 100.9 e Rádio Disney FM 91.3 também cravaram resultados expressivos e de destaque. A primeira segue muito próxima do top 10, principalmente no período “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira), além de apresentar uma das maiores variações do ranking. Vale lembrar que a Jovem Pan FM também tem evoluído de forma considerável no segmento jornalístico, conforme já destacado pelo Tudo Rádio (leia sobre). E a Rádio Disney também viu sua média aumentar, acirrando a disputa por colocações nos principais períodos da medição. Novamente a 91.3 FM crava a sua melhor marca desde o início de suas atividades em São Paulo (veja).
Outra emissora que obteve um resultado importante foi a Transamérica FM 100.1, rádio que cravou uma de suas melhores médias de ouvintes por minuto na comparação com os resultados obtidos pela FM ao longo de 2015.
“Segmentadas” também se destacam
A Alpha FM 101.7 segue como um dos principais destaques da medição e uma melhora em sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa defendeu a manutenção do expressivo quarto lugar geral para a rádio (líder isolada no segmento adulto-contemporâneo). E após meses de estabilidade, a 89 A Rádio Rock FM 89.1 também reagiu na pesquisa. O destaque ficou por conta do desempenho da rádio no “ranking comercial”.
A Rádio Bandeirantes FM 90.9 também apresentou uma boa variação nos principais períodos da pesquisa, cravando uma de suas melhores marcas na comparação com o resultado obtido pela FM nos últimos anos.
O mercado também viu a aferição dos números positivos da Rádio Vida FM 96.5, emissora que segundo relatos de ouvintes retomou as transmissões na Grande São Paulo a partir de outubro. Ainda não foi revelado publicamente qual o amparo que a estação utiliza para permanecer no ar (clique aqui e saiba mais).
Outras emissoras também apresentaram variações positivas e contribuíram com a alta do meio FM. O Tudo Rádio vai destacar este cenário ao longo do mês de dezembro. Acompanhe a redação do portal.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.