A medição da audiência FM de Salvador e região metropolitana continua proporcionando um panorama cheio de novidades para o mercado baiano. A atualização feita pelo Kantar Ibope Media aponta a manutenção da liderança geral de uma FM do segmento adulto-contemporâneo, além do avanço de algumas “novatas” no dial. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias, locais e dispositivos, trimestre março a maio de 2016):
“Adulta e líder geral”
A Globo FM 90.1 continua na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição realizada pelo Kantar Ibope Media. Considerando todos os dispositivos (rádio FM e streaming), a 90.1 FM mantém uma vantagem relativamente segura em relação à segunda colocada geral. Vale lembrar que a Globo FM conquistou a primeira colocação a partir da atualização dos dados em março passado, porém já liderava no segmento adulto-contemporâneo há algum tempo na Grande Salvador.
Também é destaque a situação da Piatã FM 94.3, emissora popular/hits de maior audiência na Grande Salvador. A diferença para as demais concorrentes diretas é expressiva.
Novidades
A Feliz FM 92.3 tem se destacado na medição geral de audiência, principalmente em períodos como 05h-05h (todos os dias e locais) e 07h-19h (segunda à sexta-feira). No geral, a emissora já aparece na sexta colocação geral e na liderança em seu segmento de atuação (gospel). Assim como as demais emissoras de sua rede (sediada em São Paulo), a Feliz FM está no ar em Salvador desde março de 2014.
Também é novidade o avanço da Sociedade FM 102.5, emissora tradicional na faixa AM, mas que no FM está no ar desde janeiro deste ano. A emissora já se aproxima do “top 10” em períodos importantes da medição, registrando uma marca muito próxima de outras FMs medidas.
Próximas
A briga pelas primeiras colocações, com destaque para as distâncias que separam a terceira da quinta colocada geral, segue chamando a atenção em Salvador. Bahia FM 88.7, A Tarde FM 103.9 e Itapoan FM 97.5 estão muito próximas na maioria dos períodos, com um detalhe importante: dependendo do filtro escolhido, a ordem dessas emissoras no ranking são alteradas.
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou
mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.