Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Quarta-Feira, 09 de Novembro de 2016 @ 07:46

Especial: Rádios investem em melhorias na transmissão via FM

São Paulo - Em menos de dois meses, cinco FMs apresentaram novidades em seus sistemas irradiantes

Publicidade
O tudoradio.com tem acompanhado de perto a movimentação do setor radiofônico, inclusive na área técnica. O mercado está aquecido com a migração AM-FM, conforme noticiado anteriormente pelo portal após a realização do SET Expo 2016, em agosto passado. Porém não é apenas da mudança da faixa AM para FM que a área técnica está apresentando novidades no Brasil. Várias emissoras estão finalizando os seus projetos de ampliação de sinal em FM em centros importantes. Acompanhe alguns detalhes:
 
 
Na semana passada o tudoradio.com noticiou a confirmação do retorno da Mix FM 106.3 de São Paulo para o topo da sua sede, no prédio localizado no bairro do Paraíso. A mudança resulta no fim de um longo processo que durou dois anos, com reforma completa na torre e a aquisição de novos equipamentos. O resultado foram 16 painéis, 20 metros a mais de torre e dois transmissores Harris de 35kw (onde antes havia apenas um). A intenção da Mix FM é diminuir as áreas de sombras na Grande São Paulo, algo que afeta diretamente no desempenho de audiência de qualquer rádio.
 
Outras duas importantes emissoras também inauguraram seus sistemas irradiantes no início de novembro. As curitibanas Lumen FM 99.5 e Clube FM 101.5 (controladas atualmente pelo Grupo Marista) contam com novos transmissores (um Harris de 35kw para a 99.5 FM e um GatesAir de 42kw para a Clube FM), além de uma antena compartilhada de 10 elementos. O resultado? A Lumen FM passa a ser uma das emissoras de maior intensidade de sinal na Grande Curitiba, praticamente sem sombras em seu sinal. A Clube FM, que já estava entre as maiores coberturas de sinal do país, ampliou a sua capacidade. Foram relatadas melhoras na sintonia em regiões distantes de Curitiba, como nos Campos Gerais, sul paulista e região de Joinville (SC).
 
Também em Curitiba o meio rádio acompanhou outro incremento de cobertura. A Caiobá FM 102.3 inaugurou em outubro a sua nova torre de transmissão, ampliando de 4 para 5 elementos, além da nova estrutura ser mais alta do que a anterior e todos os equipamentos serem novos. E o resultado também foi expressivo: a emissora praticamente anulou as áreas de sombras que a incomodavam na Grande Curitiba, em especial na região sul da cidade. 
 
Na Grande Campinas, o meio rádio acompanhou a estreia do novo sistema irradiante da Nativa FM 89.3. Conforme noticiado pelo tudoradio.com em outubro, a estação teve mudança no local de transmissão: a emissora estava há 40 km de distância (linha reta) em relação ao centro de Campinas. Agora a distância é cerca de 26km (linha reta). A torre de 60 metros é nova e conta com seis elementos, contra os dois da estrutura anterior. A potência também é maior. As duas localidades do sistema irradiante (o antigo e o novo) ficam em Amparo, cidade-sede da concessão que abriga a Nativa FM. A nova torre está na localidade conhecida como Areia Branca, localizada próxima a divisa entre Amparo e Pedreira. E o resultado também foi expressivo, com a Nativa FM tendo mais intensidade de sinal em Campinas.
 
Segundo Diorgenes Lopes, colunista técnico do tudoradio.com, o investimento técnico realizado pelas FMs pode ter um retorno rápido. “No cenário atual aonde a mídia de rádio cresce a cada mês frente a serviços como o streaming o investimento nos sistemas irradiantes por parte das FMs tende a beneficiar ainda mais os ouvintes e as próprias emissoras que terão uma qualidade e cobertura maior para oferecer ao ouvinte e também ao seu anunciante, trazendo um retorno significativo a elas”, afirma Lopes. 
 
Quer saber como ficaram os alcances dessas FMs? Clique aqui e acesse o nosso guia de rádios FM/AM
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, melhorias, técnica, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.