A rede liderada pelas rádios CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro contará com novidades entre a reta final de 2016 e o início de 2017. Duas notícias envolvendo afiliadas da marca já estão confirmadas, sendo a ampliação da capacidade de sinal da CBN FM 95.9 de Blumenau, além da estreia da CBN de Araguaína (emissora localizada no interior do estado do Tocantins), fruto do processo de mudança das AMs para a faixa FM. Recentemente a rede jornalística já foi beneficiada pela migração AM-FM em outras três cidades: Manaus, São José do Rio Preto e Natal. Acompanhe:
Nos próximos dias a CBN FM 95.9 ampliará a sua capacidade de sinal entre o norte de Santa Catarina e a região do Vale do Itajaí (que abrange cidades como Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú). A informação é veiculada através de chamadas executadas pela emissora catarinense e foi confirmada pela Anatel. No sistema da entidade, a 95.9 FM consta com as seguintes alterações: a potência irá de 0.5kw no transmissor para 5.6kw, alterando a classe de operação de B1 para A3 (
saiba mais). A emissora já iniciou o processo de melhora em seu sinal, fato que já é percebido pelos ouvintes catarinenses.
Com sinal mais restrito à Blumenau e cidades vizinhas, a expectativa é de que a CBN FM 95.9 passe a ser captada com mais facilidade em praças como Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Jaraguá do Sul, entre outras. Também há a possibilidade que a rádio marque presença no dial FM de Joinville, terceira cidade em população no sul do país.
A CBN de Blumenau é a primeira e única da rede “all-news” a ocupar uma sintonia em FM no estado de Santa Catarina. A rádio operava em 820 AM e, em
29 de junho de 2013, passou a ser ouvida em 95.9 FM. O novo sistema irradiante deverá ser finalizado no começo de janeiro.
Tocantins
A gestão de rede do Sistema Globo de Rádio já confirmou a primeira estreia da CBN em 2017. A CBN de Araguaína entrará no ar a partir do dia 1º de janeiro, afiliada que será operada pelo grupo Jaime Câmara, que também é responsável pelas afiliadas da rede jornalística instaladas em Palmas (CBN FM 101.9) e Goiânia (97.1). A futura afiliada vai operar como “mini-rede” com a CBN FM 101.9 da capital do estado, estação que leva o nome fantasia de “CBN Tocantins”.
A futura CBN de Araguaína irá operar em 106.3 FM, concluído o processo de migração AM-FM da atual Rádio Anhanguera AM 870. Em FM a emissora será classe B2 de operação (
saiba mais).
Natal, Manaus e São José do Rio Preto
Além de Araguaína, a CBN também foi beneficiada pelo processo de migração AM-FM em outras duas cidades: em Natal a rede passou a contar com a
CBN FM 91.1 e, mais recentemente, a marca acompanhou a estreia da
CBN FM 95.7 de Manaus.
O processo também beneficiou a CBN no interior paulista, com o surgimento da CBN FM 90.9 de São José do Rio Preto (ocorrido em agosto passado).
Repetições
No início de dezembro a Rede CBN passou a contar com repetições entre FM e AM em outras duas capitais: a
CBN FM 106.1 de Belo Horizonte passou a ser repetida em1150 AM e a
CBN FM 90.1 de Curitiba teve o seu áudio retransmitido pela 670 AM. Nos dois casos a rede jornalística substituiu emissoras da Rádio Globo.
Colaborações de Luiz Fernando, Marcelo Cabrelli e Alfredo Menezes
Rede CBN – Veja a lista completa de emissoras da Rede CBN:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, CBN, rede, programação