Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O processo de migração AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é…

Enquete

Segunda-Feira, 12 de Março de 2018 @ 07:45

Panorama: Super Rádio Tupi e Mix FM ignoram queda do FM e avançam no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Rádio Mania também apresenta avanço na última medição completa em 102.9 FM. Rádio Melodia segue líder geral

Publicidade

O mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, com base na pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Diferente dos meses anteriores, o FM carioca viu uma oscilação negativa em seu universo médio de ouvintes, diminuindo assim o volume de ouvintes por minuto nos principais períodos da pesquisa. Mas algumas rádios ignoraram essa tendência negativa vista na atual pesquisa. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre dezembro de 2017 a fevereiro de 2018):

Top 5 inalterado

Sem mudanças de colocações no “top 5” e, apesar do recuo atual no meio, as FMs de maior volume médio de audiência no Rio de Janeiro continuam com índices históricos. A Rádio Melodia FM 97.5 apresentou uma ligeira oscilação positiva na comparação com a pesquisa anterior, permanecendo de forma isolada na liderança da audiência média em períodos importantes, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A FM O Dia FM 100.5 aparece na sequência e não está distante da atual líder geral.

A novidade fica por conta do novo avanço da Super Rádio Tupi FM 96.5. A emissora segue isolada na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se aproximando aos poucos do topo da tabela da audiência média. São cerca de 215 mil ouvintes por minuto nesse período, posicionando a 96.5 FM entre os três maiores volumes médios de audiência do país (isso em um mesmo canal).

JB FM 99.9 segue isolada em quarto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e a 93 FM 93.3 fecha o “top 5” nesse período. Vale lembrar que as quatro primeiras colocadas do Rio possuem os maiores volumes médios de audiência (em ouvintes por minuto) do país.

Mais destaques

A Mix FM 102.1 cravou uma de suas melhores marcas de audiência no Rio de Janeiro. A emissora obteve o maior avanço absoluto da pesquisa entre as FMs medidas, isso na comparação com a medição anterior. O fato isola um pouco mais a Mix FM na sexta colocação geral e na liderança de seu formato de programação. A Rádio Globo FM 98.1 é a rádio mais próxima da Mix FM, estação que permanece em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque o avanço da Rádio Mania FM 102.9, emissora que fecha em alta a sua participação na atual frequência (102.9 FM). A estação obteve o segundo maior avanço absoluto entre as dez primeiras colocadas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que já opera em novo canal (em 91.1 FM, conforme informado pelo tudoradio.com). Nas próximas pesquisas a Mania deverá sofrer com a transição de canal, já que os períodos seguintes não cobrirão por completo o volume de audiência da rádio em 102.9 FM e em 91.1 FM (já que o panorama é trimestral).

Fanática FM 104.5 e SulAmérica Paradiso FM 95.7 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com resultados muito parecidos com os volumes registrados pelas duas FMs na pesquisa anterior. E a BandNews FM 90.3, rádio que ampliou a sua média de audiência na atual medição, aparece muito próxima da 95.7 FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), acirrando a disputa pelo “top 10”.

Também é grande a disputa por colocações próximas ao top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com a Antena 1 FM 103.7 aparecendo agora em 12º nesse período, seguida pela CBN FM 92.5. E o mercado carioca também viu mais uma oscilação positiva no índice da Alpha FM 94.9, novata que vai diminuindo aos poucos a distância para as rádios na sequência do ranking.

Relembre: mudanças no Rio

O Rio de Janeiro começou o mês de março com mudanças importantes no dial: a inauguração da Rio FM 102.9 e a estreia da Rádio Mania FM FM 91.1. Acompanhe.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2018 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.