Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018 @ 07:47

"Segundo adjacente" abre mais canais entre 88.1 FM e 107.9 FM em capitais e no interior da região Sul

São Paulo - Consulta pública realizada pela Anatel destaca novos canais em FM em praças como Vitória, João Pessoa, Maringá e Cascavel

Publicidade

O uso do "segundo adjacente" em FM tem ampliado a canalização entre 88.1 FM e 107.9 FM para acomodar mais rádios vindas das faixas AMs. Isso tem impactado no processo de migração AM-FM em mercados de médio e grande portes, incluíndo mais capitais estaduais. A última consulta pública liberada pela Anatel revela a nova canalização em FM disponível para as praças de João Pessoa (PB), Vitória (ES), Maringá (PR) e Cascavel (PR). Antes, o tudoradio.com já havia destacado que outros mercados importantes foram beneficiados pela iniciativa.

Na nova consulta são 23 novos canais em FM, conforme destacado pelo tudoradio.com. Alguns deles estão em capitais ou cidades de região metropolitana. Em João Pessoa, capital da Paraíba, estão na consulta os canais 97.7 FM, 103.9 FM, 104.9 FM e 107.1 FM, sendo todos classe A4 de operação. Bayeux, cidade vizinha, está na consulta com o canal 90.1 FM (também como A4).

Vitória, capital do Espírito Santo, aparece na consulta da Anatel com os seguintes canais: 89.1 FM (A3), 90.5 FM (A1), 99.5 FM (E3) e 105.1 FM (A3). 

A consulta ainda conta com a frequência 102.9 FM de Tijucas (Santa Catarina), rádio que será de classe B2. Devido a topografia da região, a emissora irá impactar no dial FM da Grande Florianópolis. 

Recomendamos:
> Saiba mais sobre as classes de operação em FM e suas definições

Interior da região sul

Maringá (PR), cidade que já conta com um grande número de rádios captadas em seu dial FM, contará com as seguintes frequências: 89.1 FM (A4), 90.3 FM (A4), 90.9 FM (B2) e 91.5 FM (A4). 

Já Cascavel (PR), outra importante cidade do interior paranaense, deverá receber migrantes AM-FM em 92.3 FM (B1), 98.9 FM (B1) e 105.9 FM (A4).

Nesta consulta, ainda no sul do país, também há o canal 96.9 FM de classe A1 em Santa Maria (RS), cidade que já tem o seu processo de migração AM-FM iniciado (já conta com as emissoras Rádio Imembuí FM 101.9 e Rádio Medianeira FM 102.7).

Outras cidades de menor porte da região sul também estão contemplados nessa consulta.

Perguntamos:
> Enquete: O processo de migração AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é… Participe!

Apertando o dial FM…

Recentemente o tudoradio.com destacou o fato da migração AM-FM de Londrina (PR) também ser efetivada na faixa convencional (entre 88.1 FM e 107.9 FM), resultado do uso do "segundo adjacente" e também de acordos entre radiodifusores para acomodação de suas transmissões em classes de operações reduzidas. 

As paulistas São Carlos (SP) e Araraquara (SP) também tiveram os seus processos de migração AM-FM confirmados entre 88.1 FM e 107.9 FM, conforme destacado anteriormente pelo tudoradio.com. 

O uso do segundo adjacente e os acordos entre as emissoras migrantes são pautas de debates constantes em congressos do setor, com destaque para os painéis realizados durante o SET Expo 2018, ocorrido em agosto passado na capital paulista. Belém (PA) foi um dos principais exemplos de canalização em FM utilizando o segundo adjacente.

Veja também:
> Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com
> Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).

Tags: Rádio, migração, concessão, Anatel, Brasília

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.