Tudo Rádio
ÚLTIMAS DA
REDAÇÃO
NotíciaCarlos Massaro

MCTIC adia prazo para pagamento da TFF e CFRP para agosto

Brasília – Iniciativa atende a pedido realizado pela ABERT junto ao ministério


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), publicou em edição extra do Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (15), a Medida Provisória 952, que prorroga o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (que compõe o Fistel), da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), no exercício 2020. A iniciativa se deu devido uma solicitação feita pela ABERT, em consequência da queda de arrecadação dos veículos devido a pandemia do coronavírus.

adstexto

O prazo de vencimento dos tributos já havia sido prorrogado uma primeira vez. O vencimento original era no dia 31 de março e foi prorrogado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para esta quarta-feira, dia 15. Com o novo pedido, o MCTIC divulgou um cronograma de pagamentos dos tributos.

Com a publicação da MP, o pagamento dos três tributos poderá ser feito, a critério do contribuinte, de duas formas. Em uma delas, o radiodifusor pode fazer o pagamento em parcela única, com vencimento em 31 de agosto de 2020. Já a outra opção é a forma parcelada de pagamento, em até cinco parcelas mensais e sucessivas, com vencimento no último dia útil de cada mês, sendo a primeira parcela com vencimento em 31 de agosto de 2020. As parcelas serão corrigidas pela Selic, sem incidência de multa e juros adicionais.

TFF e CFRP

A TFF é uma taxa cobrada anualmente das emissoras de rádio e televisão e tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.

Veja também:
> ABERT relaciona medidas que beneficiam diretamente o setor da radiodifusão para enfrentar a pandemia
> De interesse das rádios, medidas para salvar micro e pequenas empresas seguem avançando
> Medida Provisória prevê redução de jornada e salário e complemento pelo governo
> Governo federal edita Medida Provisória para reduzir contribuições do Sistema S pela metade

Compartilhar:
Carlos Massaro

Carlos Massaro

  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn
  • Leia também