Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Abril de 2020 @ 10:58

Instituto de pesquisa decide pausar medições de rádios na Austrália durante a covid-19. Nielsen toma medidas pra manter pesquisas nos EUA

São Paulo - No Brasil, pesquisas também precisam contar com adaptações por não poderem contar com pesquisadores nas ruas

Publicidade

A pandemia do coronavírus está atingindo também as pesquisas no meio Rádio em todo o mundo. Na Austrália, por exemplo, o GfK está com a pesquisa suspensa durante o período de pandemia. O instituto consulta cerca de 70 mil pessoas ao ano e as restrições do contato pessoal dificulta o levantamento. Nos Estados Unidos, a Nielsen suspendeu a contratação de pessoal para as pesquisas feitas pessoalmente.

A Commercial Radio Australia pediu ao GfK que acelerasse o trabalho em um grande projeto de medição híbrida durante a pausa nas classificações. "Nos próximos meses, será cada vez mais difícil continuar com as pesquisas e manter a integridade dos resultados", diz Joan Warner, CEO da Commercial Radio Australia, o órgão nacional da indústria que representa a indústria de rádio comercial da Austrália. 

Enquanto isso, o grupo comercial procura fazer o levantamento de audiência do rádio por outras fontes. Isso inclui um estudo da GfK já em andamento sobre as tendências de escuta de rádio durante a pandemia do COVID-19, além de escutar o RadioApp, que agrega estações australianas locais, além de outros dados de streaming, pesquisas on-line e o Australian Podcast Ranker.

Nielsen também busca alternativas para monitorar audiência nos Estados Unidos

Já nos EUA, a Nielsen está tomando medidas para manter a qualidade de suas estimativas de público-alvo nesses tempos incertos. Devido aos problemas de saúde causados pelo contágio do coronavírus, a empresa suspendeu todo o recrutamento pessoal para painéis. Isso representa cerca de 25% do recrutamento, exceto em Houston, onde a maioria dos membros do painel é recrutada pelos representantes da Nielsen indo de porta em porta para as casas das pessoas. 

Por outro lado, o recrutamento por telefone e correio continua. A Nielsen implementou ações especiais para manter os diários rolando e os medidores em movimento. "Estamos usando todas as ferramentas do kit de ferramentas para lembrar as pessoas a participar, mesmo quando as coisas fora da normalidade", disse Kelly Dixon, líder de negócios de áudio em ciência de dados da Nielsen.

Vale a leitura:
> Pesquisa aponta que ouvintes desejam das rádios um equilíbrio entre informações da covid-19 e seus conteúdos originais
> Nielsen: Rádio é fonte de informação comercial e companhia para os ouvintes. Meio segue com audiência elevada durante a pandemia

No Brasil, pesquisa do Kantar Ibope Media também passa por mudanças 

A medição de audiência do Rádio no Brasil, que é realizado pelo Kantar Ibope Media, também está passando por mudanças devido ao coronavírus. Segundo o instituto, a pesquisa atual ainda contou com pesquisadores nas ruas até o dia 19 de março. O Kantar afirma que houve uma "duplicação" dessas entrevistas "face to face" para que "seja preservada a granularidade de análises". E foram utilizados processos estatísticos para manter a proporção entre entrevistas realizadas "face to face" e online.

Já para abril, há um receio do setor de que a mudança na forma de fazer a pesquisa tenha impactado diretamente nos resultados, impossibilitando comparações com dados anteriores. Devido a pandemia do novo coronavírus, a partir de 1º de abril as pesquisas "face to face" serão substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus já impede desde o dia 20 de março que os pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Com informações do Inside Radio

Veja também:
> Consumo de rádio no Brasil avança no offline e no digital. Grande variação de conteúdo beneficia procura pelo meio

Tags: Rádio, pesquisa, Nielsen, GfK, Kantar Ibope Media, audiência, radiodifusão, coronavírus

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.