Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 @ 07:31

Tome nota: Rádio conta com mudanças em São Paulo, Curitiba, Goiânia, Vitória, Campo Grande, Recife e em outros mercados na virada para junho

São Paulo - Rádio Bandeirantes e Rádio Globo movimentam mercado na capital paulista. Mova FM, Massa FM, Jovem Pan FM, Rádio Olinda, Antena 1, entre outras, também promovem novidades

Publicidade

A virada de maio para junho está bem movimentada em vários mercados espalhados pelo país. A pandemia do novo coronavírus não está diminuindo o ritmo das mudanças nos dials AM/FM e pode até estar acelerando a evolução de alguns projetos. Em São Paulo, por exemplo, marcas como Rádio Bandeirantes e Rádio Globo foram os pivôs das novidades no dial. A Grande Goiânia (GO) viu a reestreia da marca Mova FM. Já redes como Jovem Pan FM, Massa FM e Antena 1 apresentaram novas afiliadas. Siga as mudanças, estas que foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

São Paulo: Rádio Bandeirantes e Rádio Globo como pivôs de mudanças

O dial de São Paulo acompanhou ontem (1º) duas mudanças significativas em seu dial. A primeira foi o encerramento já aguardado da Rádio Globo no mercado paulistano, esta que volta as suas atenções para o seu mercado de origem, o Rio de Janeiro. Com isso, a 94.1 FM (que estava carregando a marca até o último dia 31) assumiu ontem (1º) uma grade temporária sem nome fantasia definido, de perfil popular/hits, até que ocorra uma definição de projeto em seu canal.

A também tradicional Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 foi outro projeto que chamou a atenção do mercado nesta virada de mês. A emissora mostrou uma evolução de sua grade de programação e identidade visual, com várias novidades que já estão no ar e um novo logotipo. Esse passo dado pela Rádio Bandeirantes é um dos vários que o Grupo Bandeirantes deverá apresentar ao mercado nos próximos meses.

Nos próximos dias o tudoradio.com também dará atenção para a evolução de outra marca tradicional: a Rádio Capital AM 1040. A emissora tem apresentado uma série de novidades em seu projeto, passando a adotar uma postura de geradora de conteúdos multiplataforma.

Recomendamos:
> Rádio Bandeirantes inicia sua nova programação e apresenta atualização de sua logomarca
> Rádio Globo São Paulo: morre um símbolo da comunicação popular

A Rádio Globo é do Rio

Com a saída de São Paulo e a desmobilização de sua rede nacional, a Rádio Globo FM 98.1 passa a atuar sozinha no Rio de Janeiro. Ou seja, agora as atenções estão todas voltadas ao mercado fluminense, onde o atual projeto da emissora já estava crescendo em audiência. Sem a rede, a Rádio Globo passa a destacar mais a frequência 98.1 FM em toda a sua plástica e também na identidade visual da rádio nas plataformas digitais. Além de destacar a sintonia, a Rádio Globo passa a ter uma comunicação mais voltada ao Rio de Janeiro.

Saiba mais:
> Extra: Rádio Globo encerra sua trajetória no dial de São Paulo e como rede no próximo dia 31. Marca fica exclusiva para o Rio de Janeiro

Redes em expansão

Antes mesmo da virada de mês, o mercado já havia acompanhado um forte processo de expansão de várias redes com atuação nacional. Na última semana de maio houve as estreias da Rádio Mix FM 95.5 de Catanduva (SP) e da Nativa FM 88.5 de Tubarão (SC), além do início das fases de expectativa de novas afiliadas de redes como Jovem Pan FM e Massa FM.

Ontem (1º) foram inauguradas as emissoras Jovem Pan FM 95.3 de Campo Grande (MS) e Massa FM 91.9 de Vitória (ES), ou seja, duas capitais estaduais passando a contar com mais redes nacionais. No caso da Massa FM, a emissora expande sua atuação no Espírito Santo, após chegar no estado em março deste ano.

Já a Jovem Pan FM deve inaugurar outras afiliadas nos próximos dias, além da estreia realizada ontem em Campo Grande. No próximo dia 8 a rede estreia a Jovem Pan FM 106.9 de Passo Fundo (RS). Depois, com data remarcada para o dia 12, será a vez da Jovem Pan FM 93.5 de Montes Claros (MG).

A rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo passa a contar novamente com a Antena 1 FM 95.9, estação com torre em Imaruí (SC) e que cobre a região de Tubarão (SC).

Nos próximos dias são aguardadas as estreias das emissoras Clube FM 102.1 de Itajaí (SC) e Clube FM 93.5 de Londrina (PR), futuras afiliadas da rede liderada pela Clube FM 105.5 de Brasília (DF).

Já a rede Play Hits, que passou por um forte processo de expansão em maio, já está em expectativa no mercado de Juiz de Fora (MG), através da 910 AM (rádio que migrará para o FM ainda em 2020).

Novidades em Curitiba (PR), Recife (PE), Goiânia (GO) e Fortaleza (CE)

Outras três capitais estão com novidades em seus dials. Goiânia passou a ser coberta pela Mova FM 105.7, emissora de formato jovem/pop e que parte com o seu sinal de Anápolis (GO). O projeto já passou pelo dial FM de Goiânia e agora substituiu a Manchester News em 105.7 FM. A Mova FM é operada pelo mesmo grupo que controla as rádios Alpha FM 102.1 e 89 FM A Rádio Rock FM 102.9, ambas de Goiânia.

Já em Curitiba (PR) ocorreu algo que não era previsto. Após um longo período de parceria (desde o início dos anos 2000), a Rede Aleluia encerrou a sua operação no dial FM da capital paranaense. A equipe do tudoradio.com percebeu a Rádio Marumby FM 88.5 no ar, operando de forma simultânea com a 720 AM, que já carregava esse projeto local. A 88.5 FM segue no formato religioso/evangélico e a Rede Aleluia teve sua atuação deslocada em Curitiba para 1170 AM (Rádio Atalaia, que já era ligada à rede).

No Recife, houve a estreia da Rádio Olinda FM 105.3, emissora tradicional que migrou da faixa AM e é de formato religioso/católico. A apresentação oficial da nova estação em FM foi realizada na tarde do último domingo (31), às 15h00. A estação é sediada em Olinda (PE).

Outra mudança no Recife foi a repentina saída da Rádio Mix FM 97.1, emissora que havia estreado com a rede paulista em 1º de abril. Segundo informações extra-oficiais, houve uma rescisão no contrato devido a mudança na operação da FM pernambucana, que passa hoje (2) a adotar um projeto de perfil religioso/evangélico. 

E em Fortaleza, o mercado cearense acompanha a saída da atual Rádio Vida FM 98.3, de formato religioso/gospel. Com torre em Pacatuba (CE), a estação já se identifica apenas como 98,3 FM em vários momentos e está em transição para a saída da Rádio Vida. Recentemente a FM, que é uma concessão educativa, teve promoção de classe de operação para E3.

Gire o Dial: Clique aqui para ver todas essas mudanças nos dials FM/AM do tudoradio.com

Mapa da Atualização: o que está mudando no rádio brasileiro

Se você deseja ver a lista completa de mudanças nos dials registradas pelo tudoradio.com em maio, basta acessar a nota publicada pelo portal no último domingo (31): clique aqui.

E, para acompanhar o que está mudando agora, basta acessar a sessão do Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Tags: Expansão, redes, marcas, São Paulo, Rio de Janeiro, Rádio Bandeirantes, Jovem Pan FM, Massa FM, Rádio Globo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.