Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2020 @ 07:31

O Rádio Hoje | Audio Pulse: Apenas um terço dos profissionais de marketing sabem que o rádio é a plataforma líder em alcance

São Paulo - Afirmação é relacionada ao mercado dos Estados Unidos e com base na pesquisa Audio Pulse. Alcance é considerado parte importante em 99% das estratégias de publicidade

Publicidade

O mercado de rádio dos Estados Unidos acompanhou nesta semana mais uma pesquisa que mostra o descompasso que existe entre parte dos planejadores de mídia e a realidade que envolve a performance do meio rádio. Uma pesquisa chamada Audio Pulse apontou que apenas um terço dos profissionais de marketing sabem que o rádio é líder disparado em alcance entre todos os formatos de mídia, atingindo mais de 229 milhões de norte-americanos. O alcance é considerado uma parte importante em 99% da estratégia de mídia das marcas.

Divulgado pelo portal Inside Radio, a pesquisa Audio Pulse revelou que "menos da metade (45%) dos profissionais de marketing consideram o rádio um canal eficaz", desconhecendo assim os números atuais que o rádio AM/FM possuem nos Estados Unidos, onde lidera com 92% em alcance, segundo a Nielsen (além da liderança de consumo de mídia nos carros).

A pesquisa também revela que, como meio principalmente local, "o rádio deve estar bem posicionado para atender aos objetivos dos profissionais de marketing. Quase três quartos (72%) dos profissionais de marketing pesquisados disseram que é 'importante' ou 'muito importante' para seus esforços de mídia para se envolver localmente com os consumidores", revelam a reportagem e o relatório.

Porém, o levantamento aponta pontos positivos para o rádio, mas conforme o setor amplie a sua defesa e mostre os seus números ao mercado, mudando as percepções desses profissionais de marketing. A pesquisa Audio Pulse aponta que quase dois terços (64%) dos profissionais de marketing disseram que são apenas "um pouco" ou "insuficientes" no conhecimento de tudo o que as plataformas de transmissão de rádio têm a oferecer, segundo o Inside Radio.


Peso do rádio na população dos Estados Unidos / Audio Pulse

Outro destaque para o rádio é de que os executivos do setor nos Estados Unidos gostam de defender o meio como uma "mídia social original", afirmação que é compartilhada pelos profissionais de marketing. "Oito em cada dez disseram que consideram as personalidades do rádio como 'influenciadores de celebridades' e 85% disseram que confiança é a qualidade mais importante que procuram em um influenciador que trabalha com sua marca", informa a reportagem.

O crescimento da importância do áudio nas estratégias publicitárias, que tem o rádio como a maior plataforma de anúncios nesse formato, também é outro ponto forte para o meio. A pesquisa Audio Pulse informa que oito em cada dez profissionais de marketing entrevistados disseram que "sua marca precisava descobrir o que fazer com o áudio para lidar com a crescente adoção de dispositivos ativados por voz". Neste caso, a reportagem destaca que "o desafio é que a maioria (57%) acha que a qualidade do criativo do rádio não é tão boa quanto a de outras mídias".

A Audio Pulse também mostrou que nove em cada dez (92%) profissionais de marketing afirmaram que ouvir o conteúdo do podcast na transmissão de rádio ajudará a aumentar a conscientização e os downloads dos podcasts de formato longo. Vale lembrar que as rádios dos Estados Unidos estão investindo pesado em campanhas nas próprias estações para impulsionar os podcasts, fato que pode ajudar na geração de uma nova receita para o meio.

Essa mesma percepção de desconhecimento e desconfiança dos profissionais de marketing em relação ao meio rádio nos Estados Unidos também é sentida em outros locais, como no Brasil. É comum esse relato por parte de profissionais da área comercial. Em webinars realizados recentemente, executivos brasileiros defendem a unificação da defesa sobre o rádio, para expor de forma clara os números do meio e qual o papel de uma campanha de rádio na estratégia de marketing das marcas.

Recomendamos:
> Atalhos no tudoradio.com facilitam o acesso à matérias de defesa e informação sobre o meio rádio

"O rádio pode estar comemorando seu centenário, mas ainda há muito que os profissionais de marketing não sabem sobre o meio", destaca o Inside Radio, na reportagem sobre os dados revelados pela Audio Pulse.

Já a Audio Pulse defende o rádio no final de sua apresentação dizendo que o rádio consegue atingir o público em todas as plataformas, sendo um ambiente de mídia confiável para alcançar e envolver os consumidores com o poder da voz das marcas para gerar resultados (veja abaixo).

A pesquisa Audio Pulse é um projeto conjunto do Radio Advertising Bureau e da Association of National Advertisers, esta que realizou entrevistas com 357 profissionais de marketing dos Estados Unidos entre outubro de 2019 e junho de 2020.

O rádio no Brasil e no mundo:
> Quarentena altera as faixas de picos de audiência do rádio segundo a Kantar Ibope Media
> Rádio AM/FM domina o volume de publicidade em áudio nos Estados Unidos. Números rebatem percepção de agências
> Com credibilidade e audiência em alta na Europa, rádio é o meio que melhor lida com a crise da covid-19
> Levantamento aponta que o rádio é o mais resiliente entre todas as mídias tradicionais durante o coronavírus

Tags: Alcance, marketing, digital, rádio, Estados Unidos, publicidade, áudio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.