Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020 @ 07:31

Dia do Rádio: Multiplataforma, nomes conhecidos da TV passam a atuar em rádios de diferentes formatos

São Paulo - Com a expansão do áudio, profissionais famosos em diversos meios entram nas programações de várias FMs brasileiras

Publicidade

A estreia do apresentador Ratinho na programação da Massa FM 92.9 de São Paulo, ocorrida na última segunda-feira (21), ampliou a percepção de que vários nomes famosos em outras mídias estão ampliando a sua participação no rádio. E essa movimentação, que até pouco tempo era mais comum nas estações jornalísticas, agora é percebida em projetos dos mais variados perfis. A expansão do áudio e a distribuição de conteúdo multiplataforma tem diminuído a barreira entre os meios. 

Na semana em que se comemora o Dia do Radialista (21) e o Dia do Rádio (25), o mercado de São Paulo soube que o tradicional Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, passará a contar com Mariana Godoy, jornalista conhecida nacionalmente por seu trabalho na TV e que já havia feito sua estreia no rádio através da NovaBrasil FM 89.7 (com o jornalista Mauro Tagliaferri). Antes, Cátia Fonseca a Sônia Blota a também passaram a integrar a programação da Rádio Bandeirantes de São Paulo. E Léo Dias, colunista e apresentador, integra a equipe da Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo.

Rádios jornalísticas como Jovem Pan News (que terá Augusto Nunes em mais uma atração), Rede CBN e Bandeirantes já haviam feito reformulações importantes, incluindo em suas grades a participação de nomes relevantes em outras mídias. Esse tipo de movimento tem reforçado a convergência e a distribuição de conteúdo multiplataforma. O mesmo ocorre com a Rádio Capital AM 1040 de São Paulo, que conta em sua grade com vários nomes conhecidos em outras mídias, inclusive da TV.

"O intercâmbio de talentos entre o rádio e a televisão sempre existiu. A TV, inclusive, nasceu graças ao trabalho dos profissionais de rádio. Com a evolução do mercado, cresceu a necessidade de especialização, o que, de certa forma, acabou por separar as estruturas de rádio das de televisão durante um determinado período. Mas agora, em tempos de convergência, todas as mídias tiveram que se reaproximar, fazendo com que talentos consagrados em uma mídia também trabalhem em outra mídia. O profissional é obrigado a transitar de um meio para o outro com a mesma desenvoltura que o público passa de uma mídia para outra", disse Fernando Morgado, consultor e professor que acaba de lançar dois novos boletins para emissoras de rádio distribuídos pela RadioData.

A parceria fechada entre a Transamérica e a CNN Brasil é outro exemplo desse movimento de maior intercâmbio entre os meios. A partir do próximo dia 5 de outubro, nomes como Sidney Rezende e Thais Herédia (que recentemente atuou pela Rádio Bandeirantes) estão confirmados em programa matinal da futura CNN Radio, grade que será transmitida pelas emissoras que integram a Rede Transamérica. A parceria também envolverá outros profissionais que hoje estão dedicados à geração de conteúdo da CNN Brasil.

 "O diálogo entre as mídias pode ajudar a fidelizar a audiência e a criar soluções mais completas aos anunciantes. Além disso, uma mídia contribui com o desenvolvimento técnico da outra. Por exemplo: profissionais de TV auxiliam rádios a realizarem melhores transmissões em vídeo, enquanto o rádio forma profissionais capazes de comandar longas transmissões baseadas no improviso ao vivo. Posso afirmar que, hoje, o rádio está cada vez mais parecido com TV e a TV está cada vez mais parecida com o rádio", completou Fernando Morgado.

Com os grupos de comunicação gerando maiores entregas em múltiplas plataformas, algo que também é seguido por marcas que também só atuam como rádio, cresceu a necessidade dos profissionais se adaptarem às mais diversas linguagens.

Outra curiosidade que reforça esse lanço entre meios foi percebida na fala de João Carlos Saad, o Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes. Em comunicado direcionado aos colaboradores, ele afirmou que nomes da televisão pediram espaço para atuarem nas rádios do grupo, sem inicialmente cobrar algo por isso. Na fala, Saad destaca como positivo esse interesse, que demonstra também a integração natural entre diferentes veículos.

Isso não significa que os profissionais do rádio estão perdendo espaços. Há uma ampliação da oferta de conteúdo multiplataforma, o que demanda uma maior troca entre os veículos. São vários os exemplos de nomes que iniciaram no rádio, foram para a televisão e hoje estão atuando em um ou mais meios.

Confira a seguir algumas das movimentações mais recentes de profissionais entre diferentes meios:
> Rádio Bandeirantes anuncia a apresentadora Mariana Godoy como integrante do Jornal Gente
> CNN Rádio estreia dia 5 de outubro na Transamérica. Sidney Rezende e Thais Herédia estão confirmados em programa matinal
> Ratinho anuncia que vai comandar programa Turma do Ratinho na Massa FM
> Jovem Pan apresenta detalhes de seus cinco novos programas. Estreias estão marcadas para setembro
> Além de Catia Fonseca, Sonia Blota também terá programa na Rádio Bandeirantes aos finais de semana
> Rádio Capital se reposiciona em São Paulo como geradora de conteúdo multiplataforma
> Contando com profissionais que atuam na TV, Rádio Bandeirantes lança sua nova programação em São Paulo
> Mariana Godoy e Mauro Tagliaferri são os novos integrantes do Nova Manhã, na NovaBrasil FM

Tags: Rádio, TV, Rádio Bandeirantes, Massa FM, Jovem Pan, Ratinho, Rádio Capital

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.