Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 14 de Outubro de 2020 @ 07:32

Tendências | Eficiência da propaganda em rádio é demonstrada por estudo em carros conectados

São Paulo - Teste realizado pela General Motors com uma mídia da Taco Bell mostrou a eficiência da publicidade veiculada pelo rádio

Publicidade

As opções de mídia em automóveis estão crescendo, mas o rádio continua mantendo sua audiência em alta. E também a sua eficiência comercial. Um teste realizado pela General Motors, utilizando de dados obtidos em veículos conectados à internet, mostrou quantos ouvintes foram até a loja após ouvirem comerciais da rede de fast food Taco Bell. E os resultados foram positivos para o meio. O teste foi realizado no mercado de Columbus (Estados Unidos) e envolveu 185 mil carros conectados. Acompanhe:

A General Motors coletou dados dos 185 mil veículos conectados, entre os dias 14 de julho e 14 de setembro de 2019. Durante o estudo de dois meses, a montadora foi capaz de rastrear quais consumidores ouviram o anúncio de áudio e depois visitaram um local da Taco Bell nos sete dias seguintes. 

A Forbes, que teve acesso aos dados, informou que a General Motors e a Taco Bell examinaram três campanhas diferentes de rádio, incluindo um anúncio de 30 segundos, uma leitura ao vivo de um radialista no ar e um outdoor de patrocinador para notícias, relatórios de tráfego e meteorologia.

O primeiro ponto descoberto foi que o nível mais alto de atividade de direção foi ao meio-dia e não no período da manhã, isso no período pré-pandemia do novo coronavírus. Na sequência, o estudo também mostrou que o anúncio de 30 segundos foi o mais eficaz para converter ouvintes em clientes para a Taco Bell. 

A análise também destaca que a combinação dos formatos de anúncio no rádio também é eficaz para a conversão, ou seja, quando a rádio contou com o spot de 30 segundos e também a leitura no ar por parte do radialista / apresentador.

Segundo o Inside Radio, portal norte-americano voltado à indústria de rádio, o estudo foi apresentado em setembro durante uma conferência da Advertising Research Foundation. Ainda segundo a publicação, o consultor de mídia Brad Adgate, ex-vice-presidente sênior de pesquisa da agência de publicidade Horizon Media, compartilhou os resultados na Forbes. 

Brad disse que "embora o estudo envolva apenas um mercado e apenas um anunciante, a GM se sentiu encorajada pelas descobertas e vai estudar a realização de estudos semelhantes em outras cidades" dos Estados Unidos.

Já o presidente da Advertising Research Foundation, Scott McDonald, disse à Adgate que o estudo foi um dos mais comentados sobre os relatórios apresentados na conferência AudienceXScience deste ano. "Isso abre um caminho promissor para o estudo de toda a publicidade em áudio", disse McDonald.

Outro teste realizado pela GM foi anunciado pelo tudoradio.com em 2018, quando a montadora rastreou hábitos de 90 mil motoristas em Los Angeles e Chicago (dois dos três maiores centros dos Estados Unidos). Os testes podem ajudar a entender melhor o consumo de mídia em áudio em diferentes mercados.

A notícia também amplia a expectativa do setor para o rádio híbrido, capaz de obter dados sobre publicidades de áudio e realizar entregas de campanhas ainda mais personalizadas (além do formato de programação da rádio), seguindo mais o perfil de um determinado ouvinte, como já ocorre na internet.

As descobertas do estudo piloto, segundo a Forbes:

· O típico: anúncio de rádio de 30 segundos foi o mais eficaz para impulsionar as visitas a restaurantes.

· Os blocos de anúncios expressos (patrocínios de personalidade) e NWT (notícias / clima / tráfego) geram sinergias quando combinados.

· A combinação de: anúncios padrão de 30 segundos com frequência de campanha de personalidade expressiva

· Meio-dia registrou a maior atividade de direção.

Segundo a Forbes, a General Motors compartilha com seus parceiros os resultados do estudo, mas não os dados.


"Sistemas de infoentretenimento e GPS em carros conectados estão ajudando a provar que anúncios de rádio podem vender anúncios", diz Forbes

Veja também:
> Campanhas feitas no rádio FM/AM têm impulsionado o consumo de podcasts nos Estados Unidos. Meio segue fortalecendo o digital
> Audio Pulse: Apenas um terço dos profissionais de marketing sabem que o rádio é a plataforma líder em alcance
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da Forbes e do Inside Radio

Tags: Carro conectado, internet, GM, teste, anúncio, rádio, publicidade, dados

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.