Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2021 @ 07:30

Curiosidade: Antena 1 abre sala no Clubhouse para falar sobre música com ouvintes e mercado

São Paulo - Ação foi percebida ontem (10) pelo mercado e usuários da nova rede social Clubhouse, esta que tem pautado as editorias de tecnologia nos últimos dias

Publicidade

O Clubhouse tem sido a nova febre digital neste início de 2021, com várias reportagens da mídia em geral sobre a nova plataforma. Trata-se de uma rede social que traz salas de bate-papos com temas diversos, passando por negócios e também entretenimento. Como o principal ativo da rede é o áudio, o Clubhouse tem chamado a atenção do mercado de rádio. E a rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo criou um perfil na plataforma e já promoveu um primeiro bate-papo com ouvintes e mercado.

Nesta quarta-feira (10), no período da manhã, a equipe de marketing da Antena 1 convidou ouvintes e profissionais de comunicação/mídia para bater um papo sobre música. O chat aberto tinha o nome de "Papo de música com a Antena 1" e reuniu profissionais da emissora, a audiência e quem também descobriu a conversa ativa através do 'feeds' do Clubhouse.

No Clubhouse, o usuário pode encaminhar dúvidas, participar da conversa ou comentar o que está rolando, sempre com a mediação de quem abriu o chat (neste caso da Antena 1, aconteceu através do perfil da rádio na rede e também de outros profissionais da estação). Tudo ocorre em áudio e nada é gravado ou salvo.

Para chamar os interessados, a Antena 1 citou sobre a sua primeira iniciativa no Clubhouse através do perfil da rádio no LinkedIn. "A Antena 1 como sempre sai na frente e convida todo mundo a conversar sobre música. Afinal, quem melhor pra falar do assunto?", publicou Carla Maciel, marketing comercial da Antena 1, que teve sua postagem replicada pela própria emissora.


Registro da realização do bate-papo organizado pela Antena 1 no Clubhouse

Nos últimos anos a Antena 1 tem realizado uma integração de sua entrega de conteúdo com as principais plataformas digitais que possuem alguma adesão pelo seu público-alvo e pelo mercado. A rede é ativa nos grupos de discussão no Facebook, conta com atualizações frequentes no LinkedIn, investiu em plataformas de áudio como as smart speakers (destaque para a Alexa), produz podcasts, conta com um sistema digital próprio de publicidade, atualiza seu portal on-line com frequência, entre outras atuações. 

Leia também:
> Antena 1 divulga marca expressiva de acessos ao seu streaming de áudio através da Alexa

Mas o que é Clubhouse?

Trata-se de uma rede sem foto ou vídeo, sendo que o único campo disponível para isso é o perfil do usuário, onde tudo é baseado em áudio. A rede conta com uma programação de chats organizados por horários e temas, conteúdo este que é mostrado para o usuário de acordo com o perfil de interesse de cada um (ao acessar o aplicativo pela primeira vez, o participante escolhe os temas que mais são relevantes para ele).

O acesso é feito através de convites de outros usuários, ou seja, para entrar no Clubhouse precisa de uma aprovação de outra pessoa que já esteja integrada à plataforma. E, até o momento, apenas usuários do sistema operacional iOS (Apple iPhone) têm acesso ao aplicativo.

Para o rádio, o Clubhouse chama a atenção por ser mais uma ferramenta que colabora com a percepção que o áudio está em expansão. Esse formato de mídia cresce em expressão nas plataformas digitais, seja via rádio via streaming, músicas on-demand e nos podcasts. E é reflexo da manutenção da relevância de mídias que possuem o áudio como seu grande ativo, que é o caso do rádio.


Logotipo da aplicação mostrado quando o usuário envia um convite para uma outra pessoa

Veja também:
> Artigo "Clubhouse: uma rede social que vem bombando"
> Estudo da Alter Agents destaca o valor da conexão pessoal do rádio com os seus ouvintes. Credibilidade do áudio é alta


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Clubhouse, Antena 1, rede social, áudio, curiosidade, digital

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.












tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.