Terça-Feira, 20 de Julho de 2021 @ 07:46
São Paulo - Brasil é indicado como o segundo país em produção de podcasts em 2021, segundo levantamento do Listen Notes
Como já era esperado, a produção de podcasts está em ritmo acelerado, aquecendo ainda mais o áudio digital em todo o planeta. E para se ter uma ideia da expansão, o ano de 2021 já contou com mais podcasts novos produzidos e lançados do que todo o volume registrado em 2019. E o Brasil tem um destaque importante nessa produção: o país já é o segundo no ranking de origem dos podcasts. O Estados Unidos lidera a lista, mercado este que conta com os grupos de rádios como grandes produtores e distribuidores desse formato de áudio.
O levantamento é feito pela plataforma Listen Notes, esta que é um buscador global de podcasts. O relatório aponta que, até julho deste ano, mais de 513 mil novos podcasts foram criados em 2021. Para se ter uma ideia desse volume, o ano de 2019 (pré-pandemia do novo coronavírus) contou com 335 mil novos podcasts criados em todo o planeta.
Há uma ressalva sobre 2020, ano impactado pelo início da pandemia do novo coronavírus e período onde essa fase foi mais aguda em países como Estados Unidos e também no continente europeu. Segundo o Listen Notes, foram criados um pouco mais de 1 milhão de novos podcasts no ano passado.
Volume de novos podcasts criados por ano / Listen Notes
Novamente sobre 2021, o Listen Notes aponta que este ano já está alcançando 2018 em número de episódios: 16 milhões em comparação com 18 milhões. E o universo total (podverso) desse formato de áudio é de 2.5 milhões de programas e 190 milhões de episódios.
E o Brasil é o segundo país no ranking de criação e veiculação de podcasts, estando a frente de Indonésia, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Índia, Itália, México, Japão, entre outros. O universo brasileiro de podcasts só fica atrás dos Estados Unidos, este que é de longe a origem da maioria dos podcasts produzidos (e que conta com grandes grupos de rádio, como a iHeartMedia e a Audacy, impulsionando essa produção.
Veja também:
> E-Book de portal dos EUA destaca a importância do streaming para as rádios e dá dicas
Já sobre o idioma presente nessas produções, o inglês lidera, seguido pelo espanhol (muito forte também no mercado dos Estados Unidos e pelo tamanho da América Latina). O português, impulsionado principalmente pela posição de destaque do Brasil, aparece em terceiro no levantamento.
Todo esse cenário de expansão dos podcasts é mais um reforço de como o áudio cresce em importância para os consumidores, produtores e para as marcas anunciantes. O levantamento IAB / PwC prevê que o limite de US$ 1 bilhão em publicidade será ultrapassado este ano e deverá chegar a US$ 2 bilhões em 2023.
Volume de produções por idioma e por país / Listen Notes
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do Listen Notes e do RAIN News
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.