Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 30 de Julho de 2021 @ 15:12

Em entrevista à 89 FM A Rádio Rock, Bolsonaro defende liberação do chip FM em celulares

São Paulo – Presidente participou do programa Jornal 89 na manhã desta sexta-feira (30)

Publicidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro, continua procurando o meio rádio para conceder entrevistas ao vivo. Falando diretamente do Palácio do Planalto, Bolsonaro concedeu entrevista ao Jornal 89 da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo e, entre outros assuntos, disse que é favorável à liberação do chip FM nos celulares produzidos no Brasil. A medida também vem sendo promovida pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria e amplamente divulgada pelas associações estaduais de radiodifusão e pela ABERT.

A entrevista, ao vivo, durou cerca de 10 minutos e o presidente disse que o governo aguarda a regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Aguardamos apenas uma regulamentação da Anatel. Acho que, nos próximos dias, isso estará sendo resolvido. Aproximadamente 80% dos aparelhos celulares fabricados no Brasil terão essa opção, através do aplicativo, a pessoa vai ouvir a rádio que ele quiser, FM, de qualquer lugar do Brasil, e sem gastar os dados [internet]”, explicou o chefe do Executivo.

Bolsonaro ainda ressaltou que o meio rádio conta com grande credibilidade em suas informações e que é a melhor fonte de informações. “O rádio, na verdade, é a melhor fonte de informações. Entra em qualquer lugar do Brasil. Então, é um grande avanço por parte do ministro Fábio Faria, esse ‘rádio para todos’, custo zero pra todo mundo”, continuou Bolsonaro.

O projeto também vem sendo defendido pelo chefe da pasta das Comunicações, Fábio Faria. Durante o debate “Segurança Jurídica na Retomada do Desenvolvimento Econômico” realizado em Natal. “Estamos fazendo o rádio no celular. Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo Wi-Fi, 4G, plano de dados. Isso está no Ministério da Economia”, disse o ministro, na ocasião.

Em maio, o Ministério das Comunicações (MCom) estabeleceu medidas para garantir que a recepção de rádio FM esteja habilitada em telefones celulares produzidos e comercializados no Brasil. "Assinamos hoje uma portaria sobre FM nos celulares, pleito antigo do setor de radiodifusão. Cerca de 90% dos celulares do Brasil têm o rádio, mas em parte deles o recurso não está ativado. A portaria assegura que a funcionalidade não seja bloqueada e não gera nenhum custo adicional para as empresas. Com essa ligação, nós teremos condições de levar informações para todos os brasileiros. É uma ação voltada principalmente para quem vive em zonas mais remotas", destacou o ministro das comunicações Fábio Faria, em nota enviada à imprensa.

A portaria, que é válida para os novos modelos que serão fabricados, foi assinada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que destacou a relevância da ação. Apesar de até então não ser obrigatório, muitas marcas já produziam aparelhos de rádio, rádios automotivos e smartphones com o dial estendido (eFM). Uma delas é a Motorola, que divulgou uma lista com 23 modelos que já contam com a tecnologia.

Em janeiro deste ano, associações do setor apoiaram a decisão do Ministério das Comunicações para inclusão de rádio FM no celular. Na ocasião, a Câmara dos Deputados já analisava um projeto de lei que trata sobre a proposta, o PL 8438/17, de autoria do deputado Sandro Alex (PSD/PR). O projeto, que contou com a atuação da ABERT, aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.

Veja também:
> Cresce a oferta de receptores FM que iniciam a partir de 76 MHz. AESP Talks lista modelos automotivos e portáteis
> Com destaque para o FM 2.0, migração AM-FM é tema do SET eXPerience Tracks


Exemplo de dispositivo smartphone comercializado no Brasil que já dispõe do chip FM ativo / crédito: tudoradio.com


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, 89 FM A Rádio Rock, Bolsonaro, chip FM, programação, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.