Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 30 de Julho de 2021 @ 15:12

Em entrevista à 89 FM A Rádio Rock, Bolsonaro defende liberação do chip FM em celulares

São Paulo – Presidente participou do programa Jornal 89 na manhã desta sexta-feira (30)

Publicidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro, continua procurando o meio rádio para conceder entrevistas ao vivo. Falando diretamente do Palácio do Planalto, Bolsonaro concedeu entrevista ao Jornal 89 da 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo e, entre outros assuntos, disse que é favorável à liberação do chip FM nos celulares produzidos no Brasil. A medida também vem sendo promovida pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria e amplamente divulgada pelas associações estaduais de radiodifusão e pela ABERT.

A entrevista, ao vivo, durou cerca de 10 minutos e o presidente disse que o governo aguarda a regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Aguardamos apenas uma regulamentação da Anatel. Acho que, nos próximos dias, isso estará sendo resolvido. Aproximadamente 80% dos aparelhos celulares fabricados no Brasil terão essa opção, através do aplicativo, a pessoa vai ouvir a rádio que ele quiser, FM, de qualquer lugar do Brasil, e sem gastar os dados [internet]”, explicou o chefe do Executivo.

Bolsonaro ainda ressaltou que o meio rádio conta com grande credibilidade em suas informações e que é a melhor fonte de informações. “O rádio, na verdade, é a melhor fonte de informações. Entra em qualquer lugar do Brasil. Então, é um grande avanço por parte do ministro Fábio Faria, esse ‘rádio para todos’, custo zero pra todo mundo”, continuou Bolsonaro.

O projeto também vem sendo defendido pelo chefe da pasta das Comunicações, Fábio Faria. Durante o debate “Segurança Jurídica na Retomada do Desenvolvimento Econômico” realizado em Natal. “Estamos fazendo o rádio no celular. Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo Wi-Fi, 4G, plano de dados. Isso está no Ministério da Economia”, disse o ministro, na ocasião.

Em maio, o Ministério das Comunicações (MCom) estabeleceu medidas para garantir que a recepção de rádio FM esteja habilitada em telefones celulares produzidos e comercializados no Brasil. "Assinamos hoje uma portaria sobre FM nos celulares, pleito antigo do setor de radiodifusão. Cerca de 90% dos celulares do Brasil têm o rádio, mas em parte deles o recurso não está ativado. A portaria assegura que a funcionalidade não seja bloqueada e não gera nenhum custo adicional para as empresas. Com essa ligação, nós teremos condições de levar informações para todos os brasileiros. É uma ação voltada principalmente para quem vive em zonas mais remotas", destacou o ministro das comunicações Fábio Faria, em nota enviada à imprensa.

A portaria, que é válida para os novos modelos que serão fabricados, foi assinada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que destacou a relevância da ação. Apesar de até então não ser obrigatório, muitas marcas já produziam aparelhos de rádio, rádios automotivos e smartphones com o dial estendido (eFM). Uma delas é a Motorola, que divulgou uma lista com 23 modelos que já contam com a tecnologia.

Em janeiro deste ano, associações do setor apoiaram a decisão do Ministério das Comunicações para inclusão de rádio FM no celular. Na ocasião, a Câmara dos Deputados já analisava um projeto de lei que trata sobre a proposta, o PL 8438/17, de autoria do deputado Sandro Alex (PSD/PR). O projeto, que contou com a atuação da ABERT, aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.

Veja também:
> Cresce a oferta de receptores FM que iniciam a partir de 76 MHz. AESP Talks lista modelos automotivos e portáteis
> Com destaque para o FM 2.0, migração AM-FM é tema do SET eXPerience Tracks


Exemplo de dispositivo smartphone comercializado no Brasil que já dispõe do chip FM ativo / crédito: tudoradio.com


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, 89 FM A Rádio Rock, Bolsonaro, chip FM, programação, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.