Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2021 @ 07:29

Jovem Pan News, Play FM, Rádio Real, Jovem Pan FM, Deus é Amor e Alegria são algumas das novidades de setembro

São Paulo - Também são aguardadas a consolidação de mudanças de estações locais e também anúncios de novas expansões, caso da rede Nativa FM

Publicidade

Atualizado às 12h37 - Conforme antecipado pelo tudoradio.com, setembro será um mês movimentado no rádio brasileiro, com uma série de novidades em diferentes mercados. Algumas delas já foram efetivadas e outras estão em processo de mudança. Marcas ligadas aos grupos Jovem Pan e Bandeirantes contam com estreias confirmadas ou a serem anunciadas. Outras bandeiras nacionais devem consolidar acordos que estão em andamento e anunciar novas expansões, conforme apuração do tudoradio.com. Confira o que já há de concreto previsto para o dial, inclusive com uma listagem no final do texto.

O que já mudou?

No dia 1º de setembro já foram percebidas algumas mudanças. A principal delas envolve o Grupo Bandeirantes, através da rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo. Houve uma nova mudança do logotipo da emissora, sendo uma evolução do processo de reposicionamento iniciado em 2020. O slogan também foi alterado para "Fechada com você. Fechada com a verdade", mudanças válidas desde a semana passada (1º) e que afetam toda a rede da marca.


Novo logotipo e novo slogan da Rádio Bandeirantes

Ocorre hoje (8) a estreia definitiva da Play FM 99.9 de Uberlândia, maior centro urbano do interior de Minas Gerais. A inauguração oficial será logo mais, às 12h00. A bandeira adulto/popular, gerida pelo Grupo Bandeirantes, terá operação local, usando a faixa das 08h00 às 12h00 (segunda à sexta-feira). A Nativa FM, que estava na sintonia, deixou a região no início da manhã do último dia 6.

Ainda no Triângulo Mineiro, ocorreu também a mudança de canal da Rádio América, de 99.5 FM (Uberaba) para 99.1 FM (Sacramento). O deslocamento encerrou a operação da até então Rádio Jaguara FM 99.1 e possibilitou o início das atividades da Rádio Alegria FM 99.5 (de formato popular/sertanejo, projeto que ainda está em implantação), cuja estreia definitiva ocorre hoje (8).

Também já foi concretizada a estreia da Jovem Pan News FM 103.3 de Florianópolis, estação migrante AM-FM de formato jornalístico. A bandeira é operada pelo mesmo grupo que mantém a Jovem Pan FM 101.7 na capital catarinense. A inauguração foi concretizada ontem (7) e a nova afiliada da Rede Jovem Pan News terá cerca de cinco horas diárias de programação local, dedicada às informações de Florianópolis e região metropolitana.


Logotipo da Jovem Pan News de Florianópolis, inaugurada ontem (7)

Outra novidade percebida nesta semana foi o início da transmissão da Deus é Amor FM 105.1 de Vitória, capital do Espírito Santo. A estação é originada da 1050 AM, ou seja, uma migrante AM-FM. A transmissão, que já conta com sistema de RDS, foi registrada por visitantes do tudoradio.com nesta segunda-feira (6), relatado também pelo Mapa da Atualização do portal.

Já no norte gaúcho, ocorreu a estreia da Rádio Nativa Norte Gaúcho FM 94.3, sediada em Carazinho. Com sintonia na região de Passo Fundo, a nova estação é operada pelo Grupo Relíder, sediado em Santa Maria. Tem como foco artístico a música regional local e é mais um passo na expansão da marca pelo Rio Grande do Sul, esta que também ampliou a sua atuação para a região de Rio Grande (através da Nativa FM Zona Sul FM 104.7).

Também no Rio Grande do Sul ocorreu a estreia da nova programação da Rádio 93.1 FM 93.1 de Vacaria (RS), que passou a adotar um formato adulto-contemporâneo. Antes a estação atendia pelo nome de Rádio Esmeralda, de formato popular/hits. Com a migração AM-FM que originou a Rádio Esmeralda FM 96.5, a 93.1 FM seguiu em rede com a nova emissora por 30 dias, mas a partir de segunda adotou seu novo perfil.

O que começou a mudar?

Em Alagoas, a tradicional Pajuçara FM 101.9 de Arapiraca encerrou as suas atividades no interior do estado. A estação manteve seu perfil popular/hits e com jornalismo regional local, mas sem um nome fantasia definido. Se identificando como 101,9 FM, a emissora alagoana mudou de responsável na operação e deverá anunciar em breve qual será o projeto e marca para a sintonia.

Outra novidade foi o início das transmissões da Rádio Real FM 88.9 no dial de São Carlos, interior paulista. A estação de formato popular/sertanejo foi percebida no dial FM a partir do último sábado (4) e deverá assumir uma bandeira de rede já nas próximas semanas. Como o acordo ainda não foi finalizado, a marca que estará em 88.9 FM é tratada com sigilo. A Rádio Real é originada em 1300 AM e já foi afiliada da Rádio Globo.

Na região de Jaraguá do Sul (SC), mais precisamente em Corupá (SC), a Rádio Fênix FM 99.9 encerrou suas operações e o canal passou a contar com uma grade provisória, ainda sem revelar qual será o seu projeto e seu nome fantasia. Segundo informações extra-oficiais, a  FM deverá seguir no formato popular/hits, conforme apurado pelo tudoradio.com.

Já no Distrito Federal, são duas as novidades previstas: a Tok FM 103.1 (que transmite a partir do Gama, projeto local de formato popular/hits) e a implantação da Sucesso News FM 100.5. Essa mesma marca também está finalizando a sua chegada à Grande Goiânia, através da Sucesso News FM 88.9. Segundo informações extra-oficiais, as rádios terão operações locais, até com formatos diferentes entre as praças.

Ainda sobre informações extra-oficiais, é possível que marcas como Nativa FM, Rádio Mix FM, Jovem Pan FM, Clube FM e Massa FM também anunciem novidades para as suas redes. As mudanças ainda estão em fase de negociações, por isso não são reveladas publicamente (o que poderia atrapalhar as tratativas).

O que mudou:

Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 - São Paulo (logotipo)
Jovem Pan News FM 103.3 - Florianópolis (SC)
Rádio Play FM 99.9 - Uberlândia (MG)
Deus é Amor FM 105.1 - Vitória (ES)
Rádio Alegria FM 99.5 - Uberaba (MG)
Rádio América FM 99.1 - Uberaba / Sacramento (MG)
Rádio Nativa Norte Gaúcho FM 94.3 - Carazinho (RS)

Rádio 93.1 FM 93.1 - Vacaria (RS)

Expectativas:

FM 101.9 - Arapiraca (AL)
FM 99.9 - Corupá (SC)
Rádio Real FM 88.9 - São Carlos (SP)
Jovem Pan FM 96.1 - Guarapuava (PR) - estreia prevista para o dia 17
Sucesso News FM 100.5 - Distrito Federal / Leste Goiano
Sucesso News FM 88.9 - Grande Goiânia (GO)

Mercados que podem apresentar mudanças nas próximas semanas:

Distrito Federal, Grande Goiânia (GO), Baixada Santista (SP), Barretos (SP), Jaboticabal (SP) e Foz do Iguaçu (PR)

+ Confira aqui todas as mudanças registradas recentemente pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com

+ Veja e ouça aqui a lista de FMs e AMs captadas em todo o país

Tags: Rádio, mudanças, dial, Uberlândia, Florianópolis, Vitória, expectativas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.