Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021 @ 07:31

Tendências | Áudio digital em alta: Brasil está entre os países que mais consomem podcasts

São Paulo - Pesquisa "Statista Global Consumer Survey" aponta o Brasil na frente de países como os EUA em consumo de podcast

Publicidade

Um levantamento realizado pela Statista, através da pesquisa Statista Global Consumer Survey, apontou o quanto os podcasts são populares em diferentes países. E o Brasil apareceu como um dos maiores mercados consumidores desse formato de áudio digital, à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido. Segundo a Statista, 40% dos entrevistados brasileiros afirmaram que ouviram pelo menos um podcast nos últimos 12 meses. No levantamento, apenas Suécia e Irlanda apareceram na frente do mercado brasileiro.

O levantamento foi destacado pela Statista em seu perfil oficial nas redes sociais e contou com pesquisas de 1.000 a 5.700 entrevistados por país. Assim como o Brasil, Irlanda e Suécia aparecem acima de 40% dos entrevistados afirmando que ouviram pelo menos um podcast nos últimos 12 meses. Os suecos, donos do maior percentual entre os países pesquisados, contam com 47% dos entrevistados como consumidores desse formato de áudio digital.

Na América Latina, México e Chile também se destacam, com percentuais variando entre 30-39% dos entrevistados afirmando que ouviram podcasts nos últimos doze meses. Argentina, Peru e Colômbia registraram valores entre 20-29%.

Maior produtor de podcasts de acordo com outras pesquisas, plataforma de áudio digital que é muito impulsionada pelas gigantes da indústria de rádio (destaque para a iHeartMedia), 34% dos entrevistados dos Estados Unidos afirmaram que ouviram um podcast nos últimos doze meses. Já o Reino Unido, outro mercado importante para esse formato de áudio, registrou 31% segundo o levantamento da Statista.

Os podcasts parecem ser menos populares em mercados importantes da Ásia, com base nos dados da Statista. A China conta com 19% de participação de ouvintes de podcast entre os participantes da pesquisa, enquanto o Japão aparece em último lugar no levantamento, atrás de Taiwan, Malásia e Paquistão. Apenas 5% do público japonês entrevistados afirmaram ter ouvido podcasts nos últimos doze meses.

Novamente sobre o resultado brasileiro no levantamento da Statista, o número não surpreende. O país conta com uma variedade considerável de produtores de podcasts, contando também com marcas da mídia de massa impulsionando o formato (como televisões, rádios e jornais). Em julho passado, o tudoradio.com já havia repercutido um levantamento feito pela plataforma Listen Notes, este que já apontava o Brasil como o segundo país no ranking de criação e veiculação de podcasts. Já sobre o idioma presente nessas produções, o português já aparecia em terceiro lugar.

Sobre o Statista Global Consumer Survey, o levantamento contou com entrevistados com idades entre 18 e 64 anos, 1.000 a 5.700 entrevistados por país, entre os meses de fevereiro de 2020 e junho de 2021.


Infográfico da Statista com os dados coletados sobre o consumo de podcasts em vários países

+ Repórter CBN aparece entre os podcasts mais consumidos da América Latina na aferição da Triton Digital

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Podcasts, áudio digital, consumo, mundo, Brasil, pesquisa, levantamento, rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.