Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021 @ 07:31

Tendências | Áudio digital em alta: Brasil está entre os países que mais consomem podcasts

São Paulo - Pesquisa "Statista Global Consumer Survey" aponta o Brasil na frente de países como os EUA em consumo de podcast

Publicidade

Um levantamento realizado pela Statista, através da pesquisa Statista Global Consumer Survey, apontou o quanto os podcasts são populares em diferentes países. E o Brasil apareceu como um dos maiores mercados consumidores desse formato de áudio digital, à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido. Segundo a Statista, 40% dos entrevistados brasileiros afirmaram que ouviram pelo menos um podcast nos últimos 12 meses. No levantamento, apenas Suécia e Irlanda apareceram na frente do mercado brasileiro.

O levantamento foi destacado pela Statista em seu perfil oficial nas redes sociais e contou com pesquisas de 1.000 a 5.700 entrevistados por país. Assim como o Brasil, Irlanda e Suécia aparecem acima de 40% dos entrevistados afirmando que ouviram pelo menos um podcast nos últimos 12 meses. Os suecos, donos do maior percentual entre os países pesquisados, contam com 47% dos entrevistados como consumidores desse formato de áudio digital.

Na América Latina, México e Chile também se destacam, com percentuais variando entre 30-39% dos entrevistados afirmando que ouviram podcasts nos últimos doze meses. Argentina, Peru e Colômbia registraram valores entre 20-29%.

Maior produtor de podcasts de acordo com outras pesquisas, plataforma de áudio digital que é muito impulsionada pelas gigantes da indústria de rádio (destaque para a iHeartMedia), 34% dos entrevistados dos Estados Unidos afirmaram que ouviram um podcast nos últimos doze meses. Já o Reino Unido, outro mercado importante para esse formato de áudio, registrou 31% segundo o levantamento da Statista.

Os podcasts parecem ser menos populares em mercados importantes da Ásia, com base nos dados da Statista. A China conta com 19% de participação de ouvintes de podcast entre os participantes da pesquisa, enquanto o Japão aparece em último lugar no levantamento, atrás de Taiwan, Malásia e Paquistão. Apenas 5% do público japonês entrevistados afirmaram ter ouvido podcasts nos últimos doze meses.

Novamente sobre o resultado brasileiro no levantamento da Statista, o número não surpreende. O país conta com uma variedade considerável de produtores de podcasts, contando também com marcas da mídia de massa impulsionando o formato (como televisões, rádios e jornais). Em julho passado, o tudoradio.com já havia repercutido um levantamento feito pela plataforma Listen Notes, este que já apontava o Brasil como o segundo país no ranking de criação e veiculação de podcasts. Já sobre o idioma presente nessas produções, o português já aparecia em terceiro lugar.

Sobre o Statista Global Consumer Survey, o levantamento contou com entrevistados com idades entre 18 e 64 anos, 1.000 a 5.700 entrevistados por país, entre os meses de fevereiro de 2020 e junho de 2021.


Infográfico da Statista com os dados coletados sobre o consumo de podcasts em vários países

+ Repórter CBN aparece entre os podcasts mais consumidos da América Latina na aferição da Triton Digital

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Podcasts, áudio digital, consumo, mundo, Brasil, pesquisa, levantamento, rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.