Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 14 de Janeiro de 2022 @ 07:31

Novatas em alta: Play FM de São Paulo, Positividade FM do Rio e Jovem Pan News de Florianópolis se destacam em audiência

São Paulo - Com bem menos de dois anos no ar, emissoras contam com estratégias de divulgação e trajetórias diferentes antes da consolidação dos atuais números de audiência

Publicidade

É muito comum que uma rádio nova em um determinado mercado leve tempo para evoluir em audiência, ainda mais em um mundo onde a memória das estações predomina no receptor em detrimento ao ato de "girar o dial". O fato da escuta de rádio também ser um hábito rotineiro também não auxilia em um rápido crescimento de audiência para quem é novidade. Mas três emissoras, em mercados bem diferentes e com programações distintas, já estão colecionando alguns números relevantes de audiência. São elas: Play FM 92.1 em São Paulo, Positividade FM 104.5 no Rio de Janeiro e a Jovem Pan News FM 103.3 em Florianópolis. Acompanhe:

Nos dois primeiros casos, Play FM e Positividade FM, os novos projetos acabam herdando alguma parcela de audiência e alcance dos projetos que já estavam no ar. Mas isso é apenas uma base, pois o avanço seguinte é muito mais expressivo do que o ponto de partida. Por exemplo: a Play FM, que completou 1 ano em agosto passado, já triplicou o volume de audiência da sua antecessora, a Rádio Trânsito. E a grade de programação também é distinta da rádio anterior. Em resumo: a Play FM obteve um avanço de 51% de audiência em 2021, hoje chegando próximo a marca de 400 mil ouvintes únicos por mês (33% a mais do que o mesmo período, há 1 ano). Também está entre os indicados ao prêmio da APCA. Os dados mais relevantes da Play FM foram divulgados pela rádio ao mercado:

"Toda a equipe da Play FM está muito feliz com esse resultado. Somos primeiro lugar no tempo médio em São Paulo. O diferencial da Play, e que segura o ouvinte por tanto tempo, é justamente ter a ousadia de tocar o que nenhuma outra rádio, até agora, teve. Misturar quase tudo e surpreender o ouvinte a cada música", avalia Betinho, diretor artístico da emissora.

Para ampliar ainda os feitos da Play FM, o mercado de São Paulo é conhecido pela grande fidelidade da audiência aos projetos atuais e pela demora que qualquer mexida de programação leva para surtir efeito nos números. A a 92.1 FM ainda participa de um momento positivo do rádio paulistano, contribuindo diretamente para o melhor cenário de audiência desde 2018, no período pré-greve dos caminhoneiros (que, na época, começou a afetar a rotina de deslocamentos da população).

E no Rio, após substituir a Mood FM no dial (rádio que hoje está em 91.1 FM), a Positividade FM é outro fenômeno positivo se considerado o cenário de "curto período no ar" e "crescimento no volume de audiência". São apenas 7 meses de trabalhos no Rio de Janeiro e a rádio já aparece na nona colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2021 - Kantar IBOPE Media). 

"A nossa meta de audiência foi alcançada dentro do nosso planejamento estratégico. Daqui pra frente é oferecer aos nossos ouvintes que se identificaram com a proposta da Positividade , conteúdos e experiências, ações que ensinem as pessoas a enfrentar os desafios de um novo tempo com mais  positividade", declara Marcson Muller, diretor artístico da Positividade FM.

Apenas um trimestre

Foi preciso apenas um trimestre cheio (ou seja, com os três meses contando com todos os dias tendo a FM no ar) para a Jovem Pan News FM 103.3 alcançar um feito de destaque na corrida por audiência. A rádio de formato jornalístico já aparece à frente de sua principal concorrente na cidade, considerando apenas a medição em FM. A liderança nesse quesito foi alcançada na atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media, considerando filtros de audiência e alcance.

Apesar de ser um nome muito conhecido em Florianópolis, através da Jovem Pan FM 101.7 (líder em alcance e vice-líder geral de audiência nos principais filtros da medição), o trabalho da Jovem Pan News conta com algumas situações que diferem bem da percepção sobre o nome da rádio na capital catarinense: no ar em 101.7 FM, a marca só conta com jornalismo em um curto período na grade da manhã, sendo uma FM voltada totalmente ao entretenimento, música pop e à eventos.

E mais: a frequência 103.3 FM é uma novidade no dial de Florianópolis, ou seja, não houve qualquer transmissão anterior à ela. A Jovem Pan News iniciou os seus trabalhos no canal em 7 de setembro passado, sendo fruto do processo de migração AM-FM do grupo de comunicação que também mantém a Jovem Pan FM na cidade.

"Esse é um momento importante para nós. Estamos nos preparando para um ano muito movimentado com eleições e futebol na nossa programação, acompanhando a dupla da Capital. Nossa equipe está muito feliz e só temos a agradecer nosso público e nossos parceiros comerciais que acreditaram na nossa rádio desde o início", diz Daniel Xavier, diretor das rádios Jovem Pan FM e Jovem Pan News em Florianópolis.


Logotipo da Jovem Pan News de Florianópolis (SC)

+ Panorama: Rádio FM registra mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2021

Tags: Rádio, novatas, audiência, programação, capitais

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.