Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 03 de Maio de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Música lidera nos carros e maioria deseja ouvir pelo rádio

São Paulo - Dados são de uma pesquisa da Ipsos (EUA). Recursos de entretenimento de áudio tem impacto significativo da escolha de um automóvel

Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Ipsos e Frost & Sullivan, encomendada pela Xperi, apontou que a maioria dos motoristas norte-americanos têm a música como preferência de conteúdo de áudio enquanto estão em seus veículos. E as estações de rádio são as principais fontes utilizadas para se ter acesso à playlists musicais. Para se ter uma ideia da força da música entre os motoristas, 91% dos entrevistados que ouvem áudio em seus veículos optam por ela. Funções como RDS e "rádio híbrido" também são relacionadas à preferências entre os consumidores. Acompanhe:

Do total de motoristas entrevistados que consomem áudio em seus veículos, incluindo a maioria que prefere ouvir música, 72% dizem que o rádio AM/FM é a fonte de áudio preferida. E não são apenas programações musicais que tornam as emissoras de rádio atrativas para esse público: o levantamento ainda aponta que 53% dos entrevistados afirmaram que desejam informações locais ao dirigir, utilizando o AM/FM para obter esse tipo de conteúdo.

A mesma pesquisa também apontou que mais de 8 em cada 10 proprietários de carros indicam que os recursos de entretenimento de áudio de um veículo têm impacto em sua decisão geral de compra. Quase metade (45%) diz que o impacto é significativo. Vale recordar que o tudoradio.com já havia destacado outro levantamento que mostra como a existência de rádio AM/FM nos automóveis é algo levado em conta pelo consumidor ao adquirir um novo modelo de veículo.

+ Quase 90% dos compradores de automóveis querem um receptor de rádio como equipamento padrão

A entrevista encomendada pela Xperi também mostrou que para 67% dos entrevistados a  música é essencial para a experiência de condução. E entre os recursos que o sistema de infoentretenimento dos automóveis precisa ter, os entrevistados afirmam que é importante ter som de alta qualidade (95%); música gratuita (93%); informações do artista exibidas (87%); mais rádios locais (87%); e recomendações personalizadas (79%).

Aqui um recorte importante: quando os entrevistados pedem "informações do artista exibidas", o rádio tem uma chance de aproveitar recursos hoje comuns nos sistemas de infoentretenimento dos automóveis: o RDS (Radio Data System), que é um apelo constante feito por entidades como a NAB (National Association Broadcast, dos EUA) às emissoras norte-americanas. O mesmo vale para o Brasil e já foi destacado pelo tudoradio.com.

A pesquisa também aponta um campo importante para o "rádio híbrido", tecnologia que mistura um sinal FM (por exemplo) com dados de internet. O levantamento apontou que 54% dos entrevistados desejam que seus sistemas de infoentretenimento tenham a capacidade de continuar a ouvir uma estação de rádio digitalmente ao dirigir fora do alcance do sinal terrestre. Também é um desejo pela capacidade do sistema de entretenimento de instalar atualizações automaticamente (52%), a capacidade de visualizar as letras das músicas que estão ouvindo (43%) e para 40% seria importante informações ricas sobre artistas visuais e músicas sobre o que está tocando.

Outro ponto curioso é sobre a ativação de comandos nos sistemas de infoentretenimento dos automóveis: 55% preferem comandos de voz, dado superior àqueles por gestos (como clicar em telas e botões), preferido por 42%.


Arte com os dados principais da pesquisa encomendada pela Xperi, relatados na matéria acima

Veja também:

> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
> Opções de mídia se multiplicam nos carros, mas rádio mantém sua hegemonia
> Canadá: Rádio AM/FM retoma em 2021 o nível de liderança nos carros que era observado em 2019
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:

> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes paísess
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do portal Inside Radio e Xperi, Ipson e Frost & Sullivan

Tags: Rádio, levantamento, audiência, automotivo, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.