Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Terça-Feira, 17 de Maio de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Publicidade se aproxima do nível pré-pandemia na França. Anunciantes retornam ao rádio

São Paulo - Retorno dos anunciantes ocorre em praticamente todos os formatos de mídia. Recuperação do mercado no país europeu ocorre de forma gradativa

Publicidade

Veículos especializados na cobertura sobre a mídia francesa estão destacando a recuperação gradativa do mercado publicitário local. Segundo um levantamento do IREP, o investimento em anúncios no país europeu se aproxima do seu nível pré-crise da covid-19. O crescimento geral foi de 13,7%, na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 com o de 2021. E 12,2% na comparação ao 1º trimestre de 2019. O rádio francês é um dos beneficiados nessa retomada, seguindo o mesmo movimento observado em vizinhos como a Alemanha e o Reino Unido. Acompanhe.

O levantamento mostra dados agregados dos "5 meios de comunicação", ou seja, imprensa, rádio, cinema, televisão e publicidade exterior (incluindo as respetivas receitas digitais). A conta total mostra um crescimento de 13,9% na comparação com o 1º trimestre de 2021, mas ainda está 4,7% mais baixo do que o volume registrado no 1º semestre de 2019. No recorte para o rádio, o meio está bem próximo do período pré-pandemia, tendo hoje com um volume apenas -0,9% abaixo (menor distância entre todos os meios de comunicação). 

Já a receita digital líquida de televisão, impresso e rádio registrou um forte impulso de 22,9% em relação ao 1º trimestre de 2021 e superou em muito o 1º trimestre de 2019, com um crescimento de 47,4%. 

Segundo o levantamento BUMP, que conta com dados da Kantar, IREP e France Pub, o período atual marca "o grande retorno dos anunciantes", totalizando 36.276 anunciantes na França em todos os meios listados, sendo 1.282 para rádio. 


Avanço no volume de publicidade e na quantidade de anunciantes no rádio francês

Há um crescimento de 55,4% na quantidade de anunciantes no rádio na comparação com o 1º trimestre de 2021, estando 12,2% mais baixo do que em 2019. E sobre o volume de publicidade no rádio, houve um crescimento de 5,5% na duração das campanhas em relação ao primeiro trimestre de 2021 e o meio está apenas 4% abaixo em relação ao primeiro trimestre de 2019. 

Para chegar ao nível pré-pandemia, é necessário que 457 anunciantes retomem suas campanhas no veículo. E isso parece ser uma possibilidade cada vez mais certa, já que o retorno dos anunciantes tem sido gradativo.


Diferença do volume de investimento publicitário entre o 1º semestre de 2022 e o mesmo período de 2019

+ Torre Eiffel cresce após instalação de nova antena de rádio digital
+ E na Europa? Em apenas 1 dia, rádio alcança 77% da população da Suíça. Principais marcas do meio crescem na França

Relacionadas:
> Rádio bate recorde de audiência e cresce em faturamento na Austrália
> Mercado publicitário brasileiro avança em 2021. Rádio cresce mais de 23%, segundo Cenp-Meios
> Rádio amplia receita publicitária na Alemanha e também na Austrália
> Rádio do Reino Unido registra receita histórica em 2021
> Três dos maiores grupos de rádios dos EUA continuam divulgando resultados positivos

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Lalettre.pro, Kantar, IREP e France Pub

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, publicidade, anuncio, tendências, França, digital, mídia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.