Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 @ 07:29

Tendências | Quantidade de novos podcasts tem caído desde 2020

São Paulo - Se confirmada a movimentação atual, serão esperadas cerca de 188 mil novos podcasts neste ano. Em 2020 foram mais de 1 milhão

Publicidade

O volume de novas produções de podcasts está caindo em todo o planeta. A afirmação é baseada em um levantamento do Listen Notes, que costuma acompanhar o ecossistema desse tipo de áudio. Segundo os dados coletados, foram percebidos 8.410 novos shows lançados durante o mês de abril, abaixo dos 16.246 em março. A queda no volume de novas produções de podcasts ocorre desde 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19. Porém, essa movimentação não significa um recuo no consumo desse formato de mídia ou nos investimentos direcionados a esses conteúdos.

Segundo uma reportagem do RAINNews, se o ritmo atual for mantido, serão esperadas cerca de 188 mil novos podcasts em 2022. Trata-se de um número bem abaixo dos 712 mil novos programas registrados pelo Listen Notes no ano passado. E o auge ocorreu no primeiro ano da pandemia de covid-19, quando foram percebidos mais de 1 milhão de novos podcasts em 2020.

Os analistas dessa área indicam que esse é um movimento comum e esperado, seguindo também a queda nos cenários relacionados à covid-19 em todo o planeta. Mesmo com um volume menor de novas produções em relação a 2020, o ecossistema de podcasts segue imenso em todo o planeta: o Listen Notes diz que existem 2.836.313 podcasts e 132.675.936 episódios no mundo. Ou seja, 47 é o número médio de episódios por podcast.


Gráfico que mostra a quantidade de novos podcasts por mês / crédito: Listen Notes e RAIN News

Sem covid-19, público fica mais interessante para anunciantes

Seguindo a tendência de crescimento no investimento de áudio digital, o arrefecimento da pandemia também pode resultar em um cenário positivo para os podcasts: o estudo Podcasting Today; O estudo “Podcasting Today; Insight for Advertisers” da Nielsen mostra que os ouvintes de podcast dizem que estão retomando as atividades pré-Covid, o que incluem compras de produtos e serviços. E a empresa de pesquisa indica que "isso é claramente bom para os anunciantes de podcast".

“A retomada de muitas atividades e comportamentos pré-pandemia é uma boa notícia para todos os setores”, afirma Nielsen, e, segundo uma nota do portal RAIN News, isso muda o foco para a eficácia do benchmark das prioridades de desempenho do anunciante. "Em todos os podcasts (dos quais a Nielsen diz que 2,1 milhões já existem), os anunciantes podem esperar 71% de recalls de marca e 67% de aumento de marca", destaca o portal norte-americano.

“À medida que os podcasts continuam a encontrar novos públicos – e esses públicos aumentam o tempo que passam ouvindo – as marcas que podem obter informações dos dados do público encontrarão públicos prontos para a transição de ouvinte para cliente”, conclui a Nielsen em seu estudo.

Veja também:
> Rádio AM/FM segue líder entre os formatos de áudio que contam com anúncios. Plataformas de streaming não avançam
> NAB Show 2022: CEOs de gigantes do rádio nos EUA afirmam que o rádio está apenas no começo de sua transformação digital

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do RAIN News, Nielsen e Listen Notes

Tags: Áudio digital, podcasts, produções, levantamento, investimento, publicidade

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.