Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 27 de Abril de 2023 @ 07:29

Panorama: Piatã FM aumenta liderança em Salvador, Bahia FM segue crescendo em alcance

Salvador - GFM mantém vice-liderança geral de audiência, enquanto Itapoan FM e Rádio Sociedade avançam

Publicidade

A região metropolitana de Salvador acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media, mostrando o consumo de rádio na cidade. Os dados indicam um ligeiro aumento no índice geral do FM baiano, porém a média total quase não se alterou em comparação com a medição anterior. A estabilidade do rádio em Salvador não impediu que algumas movimentações se destacassem. Veja (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2023):

Topo do ranking FM sem novidades

As posições no ranking FM permanecem praticamente inalteradas, mas há movimentos relevantes: Piatã FM 94.3 (popular/hits) continua na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição e aumenta a distância das demais rádios. A emissora teve leve oscilação positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e manteve-se acima da marca expressiva de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias, um dos maiores valores do rádio brasileiro.

G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) se destaca por manter isoladamente a vice-liderança geral de audiência na Grande Salvador nos principais períodos da pesquisa e ter o terceiro maior total de ouvintes únicos do mercado baiano, acima de 700 mil em 30 dias.

Em seguida, Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue consolidada na terceira posição de audiência nos principais períodos da pesquisa, sem alteração significativa em seu índice. Seu maior destaque é o total de ouvintes únicos, com novo recorde recente acima de 816 mil em 30 dias, colocando-a em segundo lugar nesse quesito.

Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) avançou em audiência e no total de ouvintes únicos em 30 dias. No primeiro quesito, a 97.5 FM se aproxima do top 3 em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No segundo, Itapoan FM ultrapassa 683 mil ouvintes em 30 dias, uma de suas maiores marcas recentes.

Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop), disputando intensamente o top 5 desde o final de 2022, agora ocupa essa posição entre as rádios assinantes da pesquisa. A outra FM à frente não está mais listada como assinante, ficando ausente do ranking. Em alcance, a 91.3 FM mantém um de seus maiores números, acima de 483 mil em 30 dias.

Outros destaques

A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) apresentou uma variação positiva mais consistente em seu índice, posicionando-se mais próxima da Jovem Pan FM em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Além disso, a Rádio Sociedade continua com o quinto maior volume de audiência do rádio baiano, considerando o volume concentrado em AM 740, que trabalha em conjunto com a 102.5 FM.

Já a Salvador FM 92.3 (popular/hits) também ampliou seu volume de audiência, seguindo o movimento da Sociedade em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e abrindo vantagem significativa em relação ao restante do ranking FM. Entre as rádios listadas na pesquisa, a 92.3 FM possui o sexto maior total de ouvintes únicos do FM baiano, superando 331 mil em 30 dias.

Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) aparece na sequência nos principais períodos da pesquisa e avança mais uma colocação em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio também possui o sétimo maior total de ouvintes únicos do FM da Grande Salvador. Em termos de audiência, a emissora é seguida de perto por Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional), BandNews FM 99.1 (jornalismo) e Rádio Educadora FM 107.5 (adulto/educativa).

Por fim, a Rádio Mix FM 104.3 (jovem/adulto-pop) continua avançando nos principais períodos da pesquisa, tanto em audiência quanto no total de ouvintes únicos. Inaugurada em 2022, a emissora se aproxima, pela primeira vez, da marca de 100 mil ouvintes em 30 dias.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Piatã FM continua líder isolada e acima de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias
- Bahia FM cresce de novo e crava sua melhor marca de ouvintes únicos, seguindo na vice-liderança neste quesito
- Itapoan FM, Rádio Sociedade e Salvador FM apresentam avanços de audiência em filtros gerais
- Transamérica ganha mais uma posição no top 10 de audiência

Veja também:
> Panorama: Piatã FM e GFM seguem com as maiores audiências. Bahia FM eleva de novo o total de ouvintes

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Pelourinho, vista da região histórica do centro de Salvador / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.