Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023 @ 07:01
São Paulo - Levantamento do tudoradio.com contabiliza 982 estações em FM originadas na faixa AM
O Brasil tende a terminar o ano de 2023 com mais de 1 mil migrantes AM-FM ativas no dial FM. Segundo o levantamento realizado pelo tudoradio.com, que mapeia as migrantes AM-FM já em operação, hoje há 982 estações originadas na faixa AM cujas áreas de cobertura em FM já são conhecidas. Com as iminentes entradas de estações em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, entre outros, é muito provável que essa marca de 1 mil migrantes AM-FM ativas seja atingida entre setembro e outubro deste ano.
As últimas grandes regiões que foram atingidas por novas migrantes AM-FM foram a Grande Belo Horizonte e a Grande Porto Alegre: a primeira passou a contar com a cobertura de sinal local da atual Rádio América FM 107.1, emissora de formato religioso/católico que conseguiu um espaço no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) por ser uma estação originada em Contagem (MG). A segunda, mais recente, foi a Rádio Sobral FM 105.5 de Butiá (RS), que tem cobertura parcial na Grande Porto Alegre.
São Paulo também tem jogado um holofote no processo de migração AM-FM por vários motivos: estreias de novas estações em regiões que estavam aguardando há tempos as canalizações em eFM (estendido, entre 76.1 FM e 87.3 FM) ou FM convencional; ajustes de mercado em estações já ativas, entre outros pontos. Na capital, por exemplo, o surgimento da Rádio Grenal FM 84.3 no lugar da Rádio Nova Morada chamou a atenção. E ontem (15), houve o anúncio da iminente estreia da Classic Pan FM 76.7, no lugar da atual Jovem Pan News FM 76.7.
Outras migrantes AM-FM também foram captadas nas últimas semanas: a futura Jovem Pan FM 105.1 de Itararé (SP), Rádio Educadora FM 95.7 de Crateús (CE), a entrada experimental da Rádio Bandeirantes FM 84.9 do Rio de Janeiro, Fly 99 FM 99.1 de Santos (SP), Arena FM 97.7 de Campo Mourão (PR), Estilo FM 86.7 de São Paulo, entre outras.
O estado de São Paulo segue com o maior número de migrantes AM-FM mapeadas pelo sistema Dials AM/FM tudoradio.com, com suas respectivas coberturas em FM já conhecidas e catalogadas, totalizando 140 estações. Na sequência aparecem Paraná (125 estações), Minas Gerais (110), Santa Catarina (93), Rio Grande do Sul (91), Ceará (51) e Bahia (50). Veja aqui a lista completa.
+ Grande São Paulo já conta com 14 estações de eFM ativas em seu dial
Registro da presença da Rádio Bandeirantes de São Paulo em FM 86.3 / crédito: tudoradio.com
O levantamento da migração AM-FM feito pelo tudoradio.com
O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 982 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM.
O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária, também sendo relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
Veja também:
> Levantamento: Brasil tem 36 estações em FM estendido; a maioria está em São Paulo
> Levantamento: Massa FM é a rede com mais migrantes AM-FM; Jovem Pan, Rádio Mix FM e CBN também se destacam
> Levantamento: Brasil tem 946 migrantes AM-FM ativas em FM; São Paulo e Sul concentram os maiores números
> Levantamento: Ano começa com 930 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Brasil se aproxima da marca de 900 estações originadas na faixa AM que já estão ativas em FM
> Levantamento: Migração AM-FM supera a marca de 850 estações ativas em FM e mapeadas pelo tudoradio.com
> Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
> Levantamento: Com mais de 770 FMs originadas da faixa AM, migração deve ser acelerada ainda em 2021
Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.