Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 03 de Outubro de 2023 @ 10:51

O Rádio Hoje | Crescimento na oferta de rádios em rede marca novo momento do setor

São Paulo - Novas redes emergem e consolidadas se fortalecem; aumento no número de FMs ativas impulsiona o cenário

Publicidade

A indústria de rádio do Brasil tem observado um processo de forte expansão do modelo de rádios em rede, com oferta disponível para os mais variados formatos de programação. Para se ter uma ideia, só neste semestre, mais quarto marcas ficaram disponíveis para afiliação: casos das emissoras Classic Pan (adulto-contemporâneo), Rádio Melodia (gospel), Energia FM (jovem/adulto-esportes) e a retomada da FM O Dia (popular/hits). E, com o surgimento de novas redes, os projetos que já estavam consolidados experimentam hoje um forte ritmo de expansão. Em resumo, redes de rádios, sejam nacionais ou regionais, representam um mercado em expansão no Brasil e seguem uma tendência já observada em outros países.

Aqui, não cabe fazer julgamento sobre se o modelo de rede é melhor ou pior do que a execução de uma rádio 100% local, já que existem muitas variáveis a serem comparadas. A análise do tudoradio.com vai se debruçar sobre a crescente oferta de redes de diferentes formatos, algo que não ocorre por acaso: está atendendo a uma demanda existente em todas as regiões do Brasil. E vários fatores têm influenciado esse processo: mais FMs no dial (novas concessões e migrantes originadas na faixa AM), necessidade de otimização de alguns processos, acesso a planos comerciais e promocionais de maior escala/peso e uso de marcas já consolidadas para enfrentar a concorrência já existente nas praças.

E o que aconteceu neste final de semana é algo bem característico desse cenário: a Energia 97 FM 97.7 de São Paulo implantou sua segunda emissora fora da capital paulista, a Energia FM 91.5 de São José dos Campos, tornando-se uma rede estadual. Também regional, a recém-criada EP FM passou a atuar em Campinas através da EP FM 84.9. E redes com décadas de atuação também apresentaram expansão, caso da Rede Antena 1 no último sábado (30), com a estreia da Antena 1 FM 102.1 de Cachoeiro do Itapemirim (ES).

+ EP FM, Energia FM, Antena 1, Nossa Rádio e Rádio Atual estão entre as novidades na virada de mês

O planejamento para um afiliado de rede pode ser diverso: a estação afiliada pode ser o principal negócio de um grupo de comunicação ou de um radiodifusor que conta com apenas uma estação. E, em outros casos, pode ser o "complemento" que faltava para quem já conta com outras FMs locais em seu "cast". Mas também pode ser a oportunidade de explorar um determinado público disponível na praça e que hoje não é atendido pelas outras estações.

O processo de rede pode ocorrer de várias formas: o modelo mais tradicional é o de afiliação, onde o novo parceiro recebe uma programação pronta da matriz e tem direito de uso da marca, mas com obrigações para manutenção do padrão do produto, além de algumas concessões pontuais estabelecidas entre as partes ou no modelo do projeto de rede. Mas é possível considerar redes a implantação de várias bandeiras de rádios locais diferentes por um mesmo grupo de comunicação. No final das contas, todos esses processos são movimentos de união em busca de fortalecimento de marca e busca de escala de consumo, atendendo também vários segmentos do mercado (comercial e ouvintes).

Para os ouvintes e o mercado publicitário, esse processo pode ser benéfico, pois amplia a oferta de produtos de diversos formatos. Nas localidades com maior diversidade de projetos de rádios, o tempo de escuta e o alcance do rádio tendem a ser maiores, conforme indicado recentemente pelo Inside Áudio 2023, da Kantar IBOPE Media.

Panorama de estreias de redes nacionais - 2º semestre de 2023:
Critério: apenas redes com presença em mais de um estado, com FMs implantadas ou confirmadas

Antena 1 -> Antena 1 FM 102.1 de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Band FM -> Band FM 106.1 de Garibaldi (RS) e Band FM 89.5 de Cacoal (RO)
CBN -> CBN FM 97.3 de Santos (SP) e CBN FM 88.3 de Presidente Prudente (SP)
Clube FM -> Clube FM 98.1 de Paraisópolis (MG) e Clube FM 90.9 de Pinheiro (MA)
FM O Dia -> FM O Dia FM 103.7 de Cuiabá (MT) e FM O Dia FM 99.7 de Macaé (RJ)
Jovem Pan FM -> Jovem Pan FM 103.5 de Ipatinga (MG), Jovem Pan FM 95.9 de Itapetininga (SP) e Jovem Pan FM 105.1 de Itararé (SP)
Massa FM -> Massa FM 107.5 de Ribeirão Preto (SP), Massa FM 104.1 de Passo Fundo (RS), Massa FM 95.9 de Imperatriz (MA), Massa FM 95.1 de Presidente Venceslau (SP) e Massa FM 96.5 de Jacarezinho (PR)
Rádio Mix FM - > Rádio Mix FM 107.5 de Fortaleza (CE)
Nativa FM -> Nativa FM 92.5 de Rondonópolis (MT)
Nossa Rádio -> Nossa Rádio FM 106.9 de São Paulo e Nossa Rádio FM 98.3 - Brasília (DF)
Rede Aleluia -> Rede Aleluia FM 89.7 de Gramado (RS)
RF Rádio Conteúdo / UP FM -> Life FM 97.7 de Campinas (SP), Rádio C FM 89.7 de Capanema (PR) e Rádio C FM 91.5 de Santo Antônio do Sudoeste (PR)
Transamérica -> Transamérica FM 99.7 de Balneário Camboriú (SC)

Tags: Ouvintes, Mercado publicitário, Diversidade de rádios, Tempo de escuta, Alcance do rádio, Inside Áudio 2023, Kantar IBOPE Media

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.