Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2023 @ 07:04

O Rádio Hoje | Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal

São Paulo - De acordo com o estudo da Marktest, 5 milhões e 288 mil residentes no continente português com 15 anos ou mais escutam rádio diariamente

Publicidade

Durante muitos anos, o mercado de rádio de Portugal foi referência artística para muitos brasileiros, incluindo profissionais daqui que fizeram parte de suas carreiras por lá, no país europeu. Nos últimos anos, houve uma transformação significativa nos grupos de rádios, com destaque para a chegada da gigante Bauer. Mas qual a relevância do rádio português para os ouvintes? Segundo levantamento da Marktest, a performance do meio é destacada, com, diariamente, 5,28 milhões de portugueses escutando as emissoras locais.

Segundo a Marktest, os ouvintes em Portugal dedicaram, em média, três horas e nove minutos (3h09) por dia ao rádio durante o primeiro semestre do ano. Este valor, entretanto, varia conforme a região, gênero, idade ou classe social dos ouvintes, com a pesquisa detalhando esses recortes por localidade.

Por regiões do país, os ouvintes residentes na área 'Litoral Centro' foram os que mais tempo dedicaram a ouvir rádio no último semestre, com três horas e 17 minutos (3h17, sendo oito minutos a mais que a média). No Litoral Norte (03h09) e no Interior Norte (03h11) também foram observados valores acima da média.

Na Grande Lisboa, o tempo registrado é igual à média nacional, de 3h09. O Sul, com um tempo de 3h03, ficou levemente abaixo da média (seis minutos a menos que a média) e o Grande Porto foi a região que registrou a duração média diária mais baixa (02h58).

O maior volume de tempo dedicado ao rádio é de três horas e 58 minutos, volume registrado entre pessoas de 34 a 44 anos, sendo que os maiores consumos de rádio foram observados entre homens, indivíduos de 35 a 54 anos e da classe social média baixa. Os dados são do Bareme Rádio, da Marktest.

Ainda de acordo com o estudo, 5 milhões e 288 mil residentes no continente português com 15 anos ou mais escutam rádio (audiência acumulada de véspera – AAV), número que representa 61,6% do universo analisado. Esse percentual é similar ao alcance de 1 dia, já que AAV se refere ao número total de pessoas diferentes que ouviram um determinado programa/estação de rádio em um período específico, geralmente nas últimas 24 horas anteriores à pesquisa.

+ Alemã Bauer conclui aquisição das rádios da Media Capital de Portugal

Pesquisas mais recentes pelo mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Alemanha -> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
França -> Médiamétrie afirma que 55,635 milhões de pessoas ouvem rádio na França
Reino Unido -> Rádio é ouvido por 88% da população do Reino Unido; DAB+ e Streaming impulsionam o consumo, diz Rajar
Austrália -> Rádio lidera no consumo de áudio na Austrália; Setor mostra forte capacidade de adaptação e inovação

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Sapo.pt e da Marktest

Tags: Audiência, Rádio, Portugal, FM, streaming, DAB, rádio digital, metodologia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.