Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2023 @ 07:00

Tendências | Médiamétrie anuncia nova pesquisa híbrida para medir audiência de rádio na França com o sistema EAR

São Paulo - Empresa é outra que passa por um processo de adaptação para acompanhar a caraterística multiplataforma do rádio; Meio cresce em consumo na França

Publicidade

O mercado de radiodifusão francês acompanhou em novembro um anúncio que mostra uma possível evolução em termos de medição de audiência com a introdução do novo sistema Étude Audience Radio (EAR) pela Médiamétrie. A inovação marca uma era de metodologias híbridas, agregando precisão e detalhamento ao perfil dos ouvintes. No geral, a empresa também coletou dados do consumo atual, que mostraram um novo crescimento do rádio francês, este que acumulou 55,635 milhões de ouvintes em 2023. Acompanhe:

O EAR representa uma combinação de técnicas de coleta de dados, tanto de dispositivos analógicos quanto digitais, refletindo a realidade multiplataforma do consumo de rádio atual. Segundo a empresa, a nova ferramenta oferece uma visão renovada e contínua da audiência, essencial para operadoras e anunciantes ajustarem estrategicamente suas ações de marketing.

Os benefícios do EAR para o mercado são diversos, indica a Médiamétrie, estes que vão desde a programação de conteúdo até o investimento em publicidade, com o sistema fornecendo dados detalhados sobre a audiência em vários segmentos, incluindo análises por hora, dia e semana, bem como segmentações demográficas detalhadas.

O produto EAR se desdobra em quatro vertentes principais:

EAR Nacional: Oferece dados de audiência radiofônica com referência em nível nacional, cobrindo toda a França.
EAR Local: Apresenta métricas de audiência em níveis locais, incluindo regiões, departamentos e aglomerações.
EAR Île de France: Concentra-se na medição da audiência na densa região da Île de France.
EAR Insights: Fornece insights complementares e dados aprofundados para uma análise mais rica.

A metodologia do EAR envolve um painel de 100.000 entrevistas que espelham a população francesa acima de 13 anos, com uma extração anual de 18.600 entrevistas na Île-de-France, região de Paris, empregando tecnologia de watermarking para rastreamento em tempo real da escuta de rádio.

Segundo o comunicado da empresa ao mercado, o desenvolvimento histórico das técnicas de medição desde 1986 até a implementação atual do EAR é um testemunho da evolução constante e da busca pela excelência em dados de audiência. Para as emissoras de rádio, agências e anunciantes, o EAR promete um planejamento de mídia mais assertivo, com distribuição otimizada de contatos por meio de softwares de mediaplanning e servidores centrais.

E como está o rádio na França? Números mais recentes

A pesquisa da Médiamétrie, realizada entre 4 de setembro e 29 de outubro de 2023, traz uma visão detalhada sobre o consumo de rádio na França Metropolitana. Com uma amostragem de 24.045 indivíduos com 13 anos ou mais, o estudo revelou que a rádio alcança milhões diariamente, com uma média de escuta de 2h44 por ouvinte nos dias úteis.

A população de ouvintes na França mostrou um aumento, subindo de 55,318 milhões em 2022 para 55,635 milhões em 2023, destacando um crescimento sustentável do meio. Os dados são consistentes e não foram identificados Dias de Menor Atividade (JMA) durante esse período, o que sugere uma estabilidade no comportamento de escuta.

Os programas de rádio foram diversificados, incluindo generalistas como Europe 1 e France Inter, estações musicais como Skyrock, Nostalgie e NRJ, e ofertas temáticas como France Culture e France Info, cada uma atendendo a diferentes preferências e necessidades de sua audiência.

Além disso, a audiência foi impactada por eventos significativos durante o período, como a Copa do Mundo de Rugby na França, desastres naturais e ataques terroristas, que podem ter influenciado os padrões de consumo de mídia. A Médiamétrie também destacou que as rádios de serviço público, comerciais e associativas mantêm uma presença forte, com uma distribuição equilibrada de ouvintes entre os vários formatos de programas.

Levantamento anterior:
> Na França, 93% da população ouve rádio todos os meses; o digital está avançando

Pesquisas mais recentes pelo mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Alemanha -> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
Reino Unido -> Rádio é ouvido por 88% da população do Reino Unido; DAB+ e Streaming impulsionam o consumo, diz Rajar
Austrália -> Rádio lidera no consumo de áudio na Austrália; Setor mostra forte capacidade de adaptação e inovação

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da Médiamétrie

Tags: Audiência, Rádio, França, FM, streaming, DAB, rádio digital, metodologia

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.