Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 13 de Janeiro de 2024 @ 08:03

Tendências | Presidente da NAB, Curtis LeGeyt, expressa preocupação com falta de regulamentação sobre IAs na comunicação

São Paulo – Segundo executivo, jornalismo tende a mudar conforme a inteligência artificial (IA) se enraizar

Publicidade

O presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, se mostrou preocupado com a falta de regulamentação sobre a inteligência artificial no jornalismo e de um modo geral. O executivo disse que vê oportunidades para as emissoras de rádio e televisão tirarem proveito da IA, mas também aponta riscos, especialmente se não existirem barreiras de proteção. Acompanhe:

LeGeyt abordou questões como o uso não autorizado de conteúdo protegido por direitos autorais de emissoras sem atribuição ou compensação e a potencial manipulação de imagens e vídeos de personalidades confiáveis da televisão e do rádio. “As emissoras já viram numerosos exemplos em que o conteúdo criado pelos nossos jornalistas foi utilizado e reproduzido por bots de IA, com pouca ou nenhuma atribuição”, disse LeGeyt durante depoimento a um Subcomitê Jurídico do Senado americano.

Saiba mais:
> "A sua curiosidade pode fazer a diferença para o rádio", artigo de Daniel Starck 

LeGeyt afirmou ainda que os profissionais de rádio e TV também enfrentam o potencial de ver a confiança que construíram nas suas comunidades locais minada pela IA. “A crescente prevalência de deepfakes torna cada vez mais difícil para nossas redações e usuários identificar e distinguir o conteúdo de transmissão legítimo e protegido por direitos autorais do conteúdo não verificado e potencialmente impreciso gerado pela IA”, disse ele aos legisladores.


Presidente da NAB, Curtis LeGeyt - foto: Divulgação

LeGeyt enfatizou a confiabilidade das emissoras como fonte de notícias, citando exemplos de jornalismo premiado. Embora tenha reconhecido os potenciais benefícios da IA no jornalismo, como ajudar na transmissão de notícias de última hora e na tradução de histórias para públicos diversos, também alerta para os riscos associados à IA generativa, incluindo a utilização não autorizada de conteúdos, a manipulação de personalidades de confiança e a os desafios colocados pelos deepfakes.

Ordem executiva do governo dos EUA estabelece novos padrões de segurança da inteligência artificial

De fato, a necessidade de se disciplinar o uso da IA já é uma discussão presente no mundo todo, nos mais diferentes setores. "Qualquer discussão sobre regulamentação é válida. Note: a regulamentação não é necessariamente uma proibição. Se bem discutida entre todos os atores envolvidos, e isso inclui nós (eu, você, etc), ela servirá de 'regra do jogo', nos dando segurança sobre quais são os limites éticos, os devidos impactos sociais, entre outros pontos fundamentais", diz Daniel Starck, em artigo publicado recentemente no tudoradio.com sobre o tema.

O presidente da NAB também enfatizou o orgulho das emissoras pelo seu papel e a sua abertura para abraçar a IA para melhorar os seus serviços. Ao mesmo tempo, advertiu contra a exploração de novas tecnologias que podem prejudicar as notícias locais, instando o subcomité a monitorizar a IA e a sua aplicação ao abrigo das leis atuais.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do Radio Ink

Tags: Rádio, IA, Curtis LeGeyt, NAB, jornalismo, regulamentação

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.