Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2024 @ 13:26
São Paulo – Organização divulgou o apoio em declaração para o Dia Mundial do Rádio
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) divulgou que está apoiando a lei bipartidária AM For Every Vehicle Act, que prevê a manutenção do rádio AM nos carros elétricos nos Estados Unidos. A mensagem é assinada por quatorze outras organizações, incluindo a Aliança Mundial de Rádio, a Associação Internacional de Radiodifusão e a União Internacional de Rádio e Televisão, entre outras.
“O rádio nos carros não deve ser apenas fácil de encontrar, mas também impossível de perder.” Estas são as palavras de uma declaração conjunta liderada pela UNESCO no Dia Mundial da Rádio, abordando as recentes medidas tomadas por alguns fabricantes de automóveis para remover o rádio AM dos veículos eléctricos nos EUA e no estrangeiro.
A proclamação da UNESCO afirma a rádio como um meio vital para defender a liberdade de opinião e expressão, conforme descrito no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas: “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e transmitir informações e ideias através de quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”
Veja também:
> Carros sem rádio AM poderão ter etiqueta de advertência nos Estados Unidos
> Cem anos do rádio é o tema do “Dia Mundial do Rádio 2024”
Para o bem das notícias, do entretenimento e da educação em todo o mundo, o braço de educação, artes, ciências e cultura da ONU apela à preservação dos sinais de rádio analógicos e digitais, seja através de HD Radio ou DAB. “Os estudos têm demonstrado repetidamente que a rádio goza de maior confiança, com a maioria dos cidadãos a classificá-la acima da televisão, da Internet, das redes sociais ou da imprensa escrita. A rádio é um triunfo de acessibilidade, imediatismo e intimidade, e há fortes argumentos de interesse público para protegê-la e para o nosso acesso a ela”, afirma o apelo ao projeto de lei.
A UNESCO também pediu um esforço coletivo dos governos, dos organismos reguladores, das indústrias tecnológica e automóvel, e da comunidade radiofônica global para implementar salvaguardas que protejam a rádio. A mensagem é assinada por quatorze outras organizações, incluindo a Aliança Mundial de Rádio, a Associação Internacional de Radiodifusão e a União Internacional de Rádio e Televisão, entre outras.
Relacionadas:
> Rádio FM/AM: A preferência dominante em áudio entre os norte-americanos
> Rádio AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto, revela pesquisa
> Indústria de rádio se aproxima de big techs e montadoras para garantir presença em sistemas automotivos
> Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações da Radio Ink
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.