Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 @ 13:26

Tendências | CRS 2024 mostra que receio da implantação da IA no rádio tem diminuído nos Estados Unidos

São Paulo – Pesquisa indicou um forte apelo à regulamentação governamental das tecnologias de IA

Publicidade

A reunião realizada no CRS 2023 em março do ano passado, abordou uma preocupação do setor de rádio com o aparecimento da Inteligência Artificial (IA). Um ano depois, uma reunião municipal de acompanhamento na CRS 2024 mostra uma atmosfera muito diferente. Uma pesquisa indicou um forte apelo à regulamentação governamental das tecnologias de IA.

Líderes da indústria Fred Jacobs, Zena Burns, Buzz Knight e Mike McVay se uniram para liderar a discussão, que começou com a primeira visão pública dos últimos resultados do Techsurvey da Jacobs Media, que destacou uma lacuna na compreensão da IA entre os fãs de música country. Embora a maioria não esteja familiarizada com a IA, há uma preocupação significativa sobre o seu rápido desenvolvimento e o potencial impacto em áreas como as eleições de 2024.

Burns enfatizou a importância de adotar a IA, sugerindo que, além da sua aplicação em tecnologias de voz, a IA oferece um amplo espectro de oportunidades para inovação no rádio. Já Buzz Knight destacou considerações éticas e a importância de aplicar o bom senso na implantação de IA, citando exemplos dos laboratórios de pesquisa da Disney e do projeto Gemini do Google.

Radio On abre 2024 com episódio sobre Inteligência Artificial em emissoras de rádio

Uma inovação considerável mencionada foi o uso de IA para substituir um apresentador matinal em uma estação menor, que inicialmente enfrentou desafios, mas desde então tem visto melhorias sem perder anunciantes ou ouvintes. Os participantes compartilharam experiências de uso de IA para projetos criativos, como geração de imagens exclusivas e produção de varreduras para programas de rádio.

A conversa também abordou a importância de compreender como elaborar avisos de IA eficazes, com cautelas sobre a precisão das informações restantes.

Recomendadas:
Europa já conta com estação de rádio feita 100% por inteligência artificial
Plataforma de Inteligência Artificial promete criar boletins de notícias personalizados e automatizados para rádios
Super Hi-Fi lança solução baseada em IA para transformar a produção e transmissão de rádio
Futuri lança RadioGPT com conteúdo criado por inteligência artificial

Mais sobre o uso de inteligência artificial pelo setor de rádio. Leia aqui

IA no NAB Show de Nova York

O NAB Show New York, que ocorreu no Jacob Javits Convention Center de 24 a 26 de outubro, também abordou a inteligência artificial, assim como aconteceu na edição principal em Las Vegas, em abril do ano passado, com cobertura do tudoradio.com.

Na programação de Nova York, a IA foi destaque no painel “AI Insights: Público, Implementação e Política”, com participação de palestrantes da Futuri, do Grupo SmithGeiger e da Associação Nacional de Emissoras. Sam Matheny, do NAB, foi o moderador. Outra sessão contou com Joe D'Angelo da Xperi e John Clark da NAB PILOT discutindo inovações tecnológicas para diversificar o ramo de rádio. Houve também uma sessão no Tech Stage explorando a virtualização das estações de rádio, apresentando soluções baseadas em software para infraestrutura radiofônica.

Confira na íntegra como foi o NAB Show 2023, com a cobertura especial do tudoradio.com

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:

Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Tags: Rádio, Rádio Ink, Inteligência Artificial, radiodifusão, programação

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.