Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 @ 06:59
Las Vegas (EUA) – Sistema que permite ao ouvinte interagir com o conteúdo ao vivo, incluindo a escolha de músicas e outros conteúdos, foi apresentado
O novo sistema de streaming, que possibilita a interatividade em um fluxo ao vivo de áudio, foi apresentado pela Super Hi-Fi no NAB Show 2024, sob o nome de HLS+. Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, o sistema está em processo de adoção pela Audacy, uma gigante das rádios dos EUA. Inicialmente em rádios online, o novo streaming permite avançar uma música e retornar ao fluxo ao vivo, além de outras interações possíveis. A novidade também opera com a transmissão de rádio digital via ar, como o HD Radio.
Na apresentação, Brendon Cassidy, chefe de tecnologia da Super Hi-Fi, explicou que a intenção é incorporar a interatividade ao streaming de rádio, justamente o único ponto em desvantagem do rádio via internet perante serviços como Spotify, entre outros, onde é permitido pular músicas e selecionar conteúdos.
Cassidy afirma que a nova tecnologia HLS+ promete uma experiência de rádio digital totalmente interativa e altamente personalizada, onde os anúncios e conteúdos podem ser direcionados especificamente aos usuários, mantendo a essência da produção do rádio ao vivo.
Em uma explicação simplificada, a tecnologia cria fluxos/atalhos, utilizando processos de programação para oferecer conteúdos alternativos ao que está no ar, seguindo a mesma linha/formato da estação. Foi feita uma analogia com uma autoestrada: são criados atalhos/rampas para outros conteúdos, que se integram ao fluxo principal (que seria a autoestrada).
Durante o NAB Show 2024, a Audacy também está experimentando a integração dessa tecnologia interativa no canal HD2 da Mix 94.1 FM, ou seja, no canal digital da emissora, é possível ouvir uma programação totalmente digital e com inteligência artificial que permite essa maior interatividade entre o ouvinte e a estação de rádio.
Transmissão HD2 da 94.1 de Las Vegas, com o sistema da Super Hi-Fi
Além disso, a expansão das estações exclusivamente digitais está avançando, com 696 estações já totalmente produzidas, oferecendo a possibilidade de pular até seis músicas por hora e de incluir anúncios personalizados a cada 12 minutos. Segundo Brendon, este modelo não só enriquece a experiência do ouvinte, mas também abre novas avenidas para a publicidade direcionada.
Por fim, com a substituição da automação HD, as estações HD2+ estão se tornando mais custo-eficazes, mantendo a alta qualidade da produção e da marca, ao mesmo tempo em que reduzem o esforço de manutenção, indica Cassidy. A opção por um hardware de play-out simples complementa essa transição, assegurando uma transmissão ao vivo e interativa na web.
Cassidy em sua apresentação, nesta segunda-feira (15), no NAB Show 2024
A cobertura do tudoradio.com do NAB Show 2024 segue até quarta-feira (17) e tem o apoio da Cross Host (empresa especializada em transmissão de rádios e eventos em ambientes digitais), da Cadena (especializada em automatização e gerenciamento de emissoras), do Rádio Conteúdo (produtora de conteúdo que atende emissoras de norte a sul do país, entregando soluções digitais em áudio e vídeo) e da Mentoria Cristiano Stuani (especializada nas áreas artística, comercial e de tecnologia para rádios). O NAB Show 2024 ocorre de 13 a 17 de abril, no Las Vegas Convention Center.
Mais NAB Show -> NAB Show 2024: Confira aqui a cobertura completa do congresso e da feira
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.