Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024 @ 06:56
São Paulo - Pedido de patente do novo Apple Pencil mostra capacidade do item atuar como antena
A Apple está trabalhando em uma nova tecnologia que permitirá que o Apple Pencil funcione como uma antena para receber sinais de televisão aberta. A inovação foi revelada em um pedido de patente publicado recentemente pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA. Segundo o documento, o acessório poderá ser configurado para captar e processar diferentes sinais de transmissão, incluindo sinais de TV aberta e de redes móveis 5G. Trata-se de mais uma aproximação da empresa com o setor de radiodifusão, já que em 2022 anunciou um CarPlay que pode contar com recepção de FM de forma nativa.
De acordo com a patente, o Apple Pencil contará com um corpo que inclui uma antena capaz de captar sinais de transmissão, como os do padrão ATSC (Advanced Television Systems Committee), utilizados para transmissões de TV digital. Além disso, o dispositivo teria uma segunda antena para se conectar com um iPad por meio de um protocolo sem fio, como Bluetooth ou Wi-Fi. Um sistema de processamento interno seria responsável por demodular o sinal de transmissão e convertê-lo em um conteúdo digital, como vídeos, que seriam enviados ao iPad.
A patente descreve o funcionamento do Apple Pencil como um receptor que processa sinais de TV e os envia ao iPad, que, por sua vez, exibiria o conteúdo captado. A inovação sugere que o acessório poderia ser utilizado para diversas aplicações que envolvem a recepção de conteúdo audiovisual por meio de sinais transmitidos via radiodifusão.
O documento também apresenta diagramas e fluxogramas detalhando as várias configurações possíveis para o Apple Pencil, incluindo o uso de diferentes protocolos de transmissão, como 5G, e a melhoria da qualidade dos sinais recebidos.
Crédito: Patently Apple
+ Ford pede patente para sistema que entrega anúncios personalizados através de seu multimídia
FM via CarPlay
O sistema de espelhamento do iPhone em automóveis, o CarPlay, também foi mais um item recente onde a maçã trabalha de alguma forma com a radiodifusão. No anúncio feito em 2022, a empresa disse que a nova versão de sua solução automotiva teria o FM de forma nativa, caso a montadora permita uma integração maior de hardware.
A Apple é conhecida por permitir apenas conteúdo de rádio por meio conectado, ou seja, streaming e outras formas de entrega que dependem de dados. Sua última solução que possibilitou o acesso a radiodifusão foi o Apple iPod, na versão nano, que contava com um receptor de rádio FM seletivo, inclusive com gravação de 30 minutos da programação ouvida, o que permitia retroceder no conteúdo. O dispositivo foi descontinuado em 2020.
+ Apple concede mais controle do CarPlay às montadoras; Sistema é favorito entre usuários
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do site Patently Apple
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.