Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 10 de Setembro de 2024 @ 07:00

Tendências | Ford pede patente para sistema que entrega anúncios personalizados através de seu multimídia

São Paulo - Movimento em ambiente dominado pelo rádio é visto com atenção por várias indústrias

Publicidade

A Ford, montadora norte-americana que comercializa vários modelos automotivos no Brasil, foi destaque na mídia especializada no setor devido a um pedido de patente polêmico nos EUA. Trata-se de um sistema de entrega de anúncios personalizados através de seu multimídia. O debate gira em torno do fato de ela ter sido classificada como "espiã", pois, para entregar anúncios e serviços personalizados, o sistema precisa ouvir o que as pessoas dentro do carro estão dizendo. O setor automotivo já participou de uma série de testes para a entrega de conteúdo personalizado através do rádio, utilizando tecnologias híbridas.

De acordo com a imprensa especializada, como o UOL Carros, o novo sistema de multimídia entrega anúncios de acordo com o que é escutado no carro. Podem ser recomendações de comércios na região de destino ou na localidade onde o veículo está, tipos de produtos que podem ser desejo manifestado por algum ocupante no interior do carro, além de uma triagem sobre que tipo de anúncio é bem ou mal recebido pelo motorista.


Sistema SYNC® 3 da Ford, comercializado nos veiculos atuais

Como o tudoradio.com tem destacado, o sistema de multimídia dos automóveis é o novo grande ponto de atenção dos setores automotivo, de tecnologia e da indústria de rádio. O motivo? Cada vez mais as montadoras precisarão ampliar a oferta de serviços através desses sistemas, já que a composição de suas receitas tende cada vez mais a depender desse tipo de iniciativa. Por isso, há uma briga contra a padronização e o domínio oferecidos pelas big techs, através dos sistemas Android Auto e CarPlay. Nos dois casos, existem movimentos das empresas de tecnologia para dar mais autonomia às montadoras na personalização desses sistemas de espelhamento de celulares.

+ Relatório destaca a continuidade do rádio como principal fonte de entretenimento nos automóveis

E o rádio? O que tem a ver com isso? 

O carro é o ambiente dominado pelo meio, com ampla preferência dos usuários por consumir especialmente rádio FM. Neste caso, há todo um movimento global de tentativa de manutenção dessa hegemonia do meio nesses ambientes, dialogando principalmente com montadoras, que participam diretamente de iniciativas como o "rádio híbrido" e a ampliação da oferta de rádio digital (HD Radio nos EUA e DAB na Europa e em outros países). As big techs também fazem uma espécie de aceno ao rádio, com a entrada nativa do FM no CarPlay e a possibilidade de o mesmo ocorrer no Android Auto.

O rádio, em iniciativas já executadas com montadoras como a GM, mostra que pode ser útil nesse universo de oferecimento de serviços inteligentes aos motoristas e caronas, especialmente quando combinados serviços online e offline, como é o caso do rádio híbrido. Outro ponto é como as estações de rádio são capazes de impulsionar vendas de automóveis, mais um ponto favorável ao meio. E o pedido de patente da Ford não significa que esse "sistema espião" será adotado, mas todo movimento como esse é observado com atenção por todas as indústrias envolvidas.

+ Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário

Qualquer assunto que envolva a oferta de serviços de mídia em automóveis precisa ser tratado como prioridade pelo rádio, já que é um ambiente amplamente dominado pelo meio, sendo vital para a manutenção da relevância do setor. A experiência dos ouvintes tem sido aprimorada através dessas telas modernas, seja nos automóveis, smartphones ou outros dispositivos conectados. O tudoradio.com tem se dedicado a esse assunto, destacando um aumento do interesse em anúncios visuais nos receptores de rádio automotivos.

Empresas do setor, como o tudoradio.com, têm investido nesses ambientes conectados. Recentemente, o app agregador de rádios do portal passou a ser compatível com o Apple CarPlay, permitindo a experiência de rádio via streaming diretamente na tela dos automóveis compatíveis. Na nova plataforma, estão disponíveis as estações favoritas do usuário; também é possível descobrir as emissoras em destaque na plataforma e navegar pelas rádios locais, tudo com acesso rápido e facilitado. O app tudoradio.com no CarPlay mantém a lógica do smartphone: é personalizável e segue a mesma lógica de um receptor de rádio tradicional na exibição das estações.


Carplay executado no multimídia da Toyota, com o app do tudoradio.com

+ Artigo "O rádio de carro sem dial FM"

Recomendadas:
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Manutenção e evolução do rádio no painel dos carros é vital para a indústria
> Apple concede mais controle do CarPlay às montadoras; Sistema é favorito entre usuários
> Android Auto pode integrar Rádio FM/AM em sua interface, reforçando a presença do meio nos carros
> Relatório destaca a continuidade do rádio como principal fonte de entretenimento nos automóveis
> App tudoradio.com chega ao Apple CarPlay e muda o modo de ouvir rádio via streaming nos carros
> Pesquisa destaca aumento do interesse em anúncios visuais nos receptores de rádio automotivos
> NAB Show 2024: Rádio híbrido avança em adesão no mundo, com presença em 159 países
> Retrospectiva do NAB Show 2024, organizada pela AESP, destaca as transformações na radiodifusão
> Metadados transformam a experiência de rádio no novo app do tudoradio.com


Imagem do novo CarPlay com o rádio integrado / crédito: motor1.com

Com informações do portal UOL Carros

Tags: Android Auto, Rádio FM/AM, Integração Veicular, Tecnologia Automotiva, Entretenimento no Carro, Big Techs

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.