Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2022 @ 07:29

Tendências | Curiosidade: Adoção do CarPlay em nova versão é dúvida entre as montadoras automotivas

São Paulo - Novo sistema da Apple possibilita a sintonia de rádio FM em seu ecossistema. Integração completa com os multimídias das montadoras é dúvida no setor

Publicidade

Uma reportagem veiculada pelo portal "Blog do iPhone", especializado em assuntos sobre a Apple no Brasil, acendeu um alerta sobre a oferta da nova versão do CarPlay nos carros a partir dos próximos meses. Segundo o texto, as montadoras não estão certas sobre a adoção completa da ferramenta, tendo em vista que os equipamentos de infoentretenimento dos veículos são tratados como estratégias fundamentais nas ações comerciais das marcas. O assunto interessa diretamente ao mercado de rádio devido ao anúncio feito pela empresa de tecnologia sobre uma possível integração do sistema com o receptor de rádio embarcado nos automóveis. Acompanhe:

A situação relatada pelo Blog do iPhone é até simples de entender e tem sido acompanhada pelo setor de rádio há alguns anos. As montadoras automobilísticas têm tratado o sistema de multimídia dos veículos como seus diferenciais, cenário facilmente possível de perceber nas campanhas publicitárias sobre qualquer novo automóvel, onde esses opcionais são destacados como "diferenciais" do produto. Uma adoção completa de uma versão mais ampla do CarPlay tende a padronizar a experiência de mídia do motorista e dos caronas, independente do modelo de carro a ser adquirido.

O anúncio de uma maior integração entre o novo CarPlay e o hardware dos automóveis, que possibilitaria um controle maior do veículo a partir do sistema da Apple, o que incluiria também o uso do receptor de rádio, deixa as marcas de automóveis com um pé atrás.“Nosso objetivo é oferecer uma experiência Mercedes de ponta a ponta“, disse o CEO do grupo Mercedes-Benz, Ola Källenius, em entrevista ao The Verge, quando questionado sobre a novidade da Apple, conforme destacado pelo Blog do iPhone.

Relacionada:
> CEO da NAB prevê rádio evoluindo para uma experiência guiada pela tela em automóveis


Novo Mercedes EQS, dentro do conceito Mercedes Hyperscreen / crédito: quatrorodas.com.br

Para o rádio, o alerta não é novo: executivos que representam o meio já tem se aproximado e atuado em conjunto com a indústria automobilística. E a resposta sobre essa aproximação sempre foi positiva. O motivo? O receptor de rádio é um dos elementos de multimídia que as marcas automotivas querem personalizar, buscando a melhor experiência. Isso dá uma liberdade para as empresas ao criarem os seus sistemas, assim como já descreveu o tudoradio.com em um artigo recente sobre receptores automotivos digitais.

Já a presença de um sistema padronizado como o CarPlay, que não embarcava o rádio via ondas terrestres, era algo visto como um possível problema para os executivos e radiodifusores. Após o anuncio da Apple, essa situação acabou ficando um pouco mais confortável para as emissoras, já que nos dois cenários (multimidia das marcas automotivas vs. Apple CarPlay) o rádio foi contemplado.

O assunto "rádio no carro" é fundamental para todas as frentes envolvidas. Isso ocorre devido ao fato dos consumidores desejarem pelo receptor AM/FM em seus veículos na hora da compra de um automóvel e também pelo tamanho do consumo de rádio nesse ambiente, que segue hegemonico nos principais mercados do planeta.

+ Artigo "O rádio de carro sem dial FM"


Imagem do novo CarPlay com o rádio integrado / crédito: motor1.com

Veja também:
> Carros elétricos: AM sai de cena. Setor de rádio prioriza FM analógico e opções digitais
> Em convenção, europeus se movimentam para manter domínio do rádio nos carros
> Rádio segue hegemônico em carros em países da América do Norte, Europa e Oceania
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária
> Rádio híbrido avança em automóveis com parceria entre a Xperi e a Daimler
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte

+ Clique aqui e confira o texto veiculado pelo Blog do iPhone

Com informações do portal Blog do iPhone

Tags: Rádio, carro, automóveis, RDS, indústria, movimento, tendências, tecnologia, FM, CarPlay, Apple

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.