Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2024 @ 07:00
São Paulo - Audiência de rádio ocorre predominantemente via DAB+ (rádio digital terrestre), FM e streaming de áudio. Formatos digitais tem a maior parcela de consumo do meio
O último relatório da RAJAR (Radio Joint Audience Research) referente ao terceiro trimestre de 2024 mostra que o rádio no Reino Unido atingiu a marca recorde de 50,9 milhões de ouvintes adultos, superando os 50,8 milhões registrados no trimestre anterior, que era anteriormente o recorde de consumo do meio na região. Esse crescimento reflete o avanço das plataformas digitais e o fortalecimento das principais marcas de rádio no mercado londrino, com destaques para BBC Radio 5 Live, Boom Radio, GB News e emissoras da Global, como Capital, Heart, Smooth e Radio X. Além disso, estações exclusivamente online também experimentaram um aumento significativo. Ao longo dos últimos anos, o consumo semanal das estações de lá sofreu poucas alterações, oscilando sempre entre 87% a 89% desta região europeia ouvindo rádio semanalmente.
A participação do rádio comercial no total de ouvintes aumentou para 53,3%, uma alta notável em comparação aos 50,9% de dois anos atrás, enquanto a BBC manteve uma fatia de 44,5%. Vale lembrar que a audiência de rádio costuma ficar dividida entre as emissoras públicas e as comerciais, sendo que recentemente as comerciais passaram a contar com o maior volume de consumo por lá. Entre as tendências de consumo, destaca-se o aumento de 22% na utilização de smart speakers para escutar rádio, representando agora 17% de toda a audiência de rádio no Reino Unido. E a maior parcela segue com o DAB+, que é a transmissão digital de rádio terrestre.
Outros dados relevantes incluem o aumento da audiência semanal das rádios comerciais, que alcançou mais de 40 milhões de ouvintes, um crescimento em relação aos 39,2 milhões do ano anterior. O consumo online dessas emissoras também subiu, representando um terço da audiência total (32,8%), ante os 28,2% do ano passado. No cenário geral, a BBC continua com 32,6 milhões de ouvintes, seguida pela Global com 29,2 milhões e pela Bauer Media Audio UK, que registra 23,5 milhões de ouvintes semanais.
Desempenho das Principais Emissoras
Sintonia digital DAB + de rádios da BBC feita em um automóvel Mercedes / crédito: portal carbuyer
Entre as emissoras destacadas, Heart, Capital e Smooth se mantêm como as líderes do rádio comercial no Reino Unido, com Heart alcançando 12,99 milhões de ouvintes, Capital com 9,7 milhões e Smooth com 7,7 milhões. A Capital celebrou recorde com suas 17 estações, 13 das quais registraram aumento de audiência. A Smooth Radio também teve um desempenho positivo, com aumento em 14 de suas 18 áreas de cobertura. Já a Heart, que reúne 13 regiões em crescimento, bateu seu próprio recorde ao somar 12,99 milhões de ouvintes semanais em todo o Reino Unido.
No mercado de Londres, Heart London lidera entre as estações comerciais locais, com 1,94 milhão de ouvintes, seguida por Capital London com 1,78 milhão e LBC com 1,41 milhão de ouvintes semanais. Em um cenário de intensa competitividade, a Smooth Radio superou pela primeira vez a Magic, ocupando o quarto lugar com 1,24 milhão de ouvintes.
O Reino Unido é um mercado importante para o setor de rádio, já que as pesquisas realizadas pela Rajar mostram um consumo do meio impulsionado por meios de escutas via rádio terrestre (especial para o formato DAB+), como também o avanço da escuta via dispositivos conectados, através do streaming das emissoras.
Levantamento anterior -> Audiência de rádio online supera AM/FM pela primeira vez no Reino Unido; DAB+ lidera consumo
Pesquisas recentes pelo Mundo:
Brasil -> Rádio é ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
França -> Áudio é consumido por 97% da população da França; Rádio lidera com folga nesse formato de mídia
Alemanha -> Rádio segue dominante entre as plataformas de áudio na Alemanha; 93,1% da população escuta o meio
Suíça -> Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal
Austrália -> Em apenas uma semana, rádio alcança 81% da população na Austrália; escuta digital avança
+ O Rádio Hoje -> Clique aqui para acompanhar mais pesquisas e levantamentos sobre o rádio
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações da RAJAR e do portal RadioToday.UK. Colaboração de David Duck
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.