Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2024 @ 07:01

O Rádio Hoje | Diariamente, 72% da população da Suíça ouve rádio

São Paulo - Dados são da Mediapulse. A Suíça tem um dos processos mais acelerados de transição para o rádio digital (via ondas / DAB+ e streaming)

Publicidade

Apesar de pequena em população e extensão territorial, a Suíça é um país importante para se analisar o consumo de rádio. O motivo? Por lá, o setor passa por um forte processo de migração para o digital e, numa interpretação superficial, se confunde com um possível fim do rádio via ondas terrestres. Na verdade, o rádio via antena segue forte e responsável por grande parte da escuta, mas em formato digital (DAB+), além do consumo crescente de streaming. A pesquisa mais recente sobre o consumo por lá, que se debruça no consumo diário (tiro curto), mostra que o rádio atinge 72% da população local em apenas 1 dia de medição.

De acordo com os dados da Fundação Mediapulse para o segundo semestre de 2023, diariamente 5,3 milhões de pessoas a partir dos 15 anos ouvem rádio na Suíça, correspondendo a 72% de alcance diário. O tempo médio de consumo das emissoras é de 112 minutos por dia. O estudo destaca que o público é fiel às suas emissoras, tendo um comportamento de tempo estável para a escuta de programas de rádio.

O número de ouvintes e a extensão do uso do rádio variam nas três regiões linguísticas, já que a Suíça é separada dessa forma. Com um alcance diário de 77%, o rádio linear na Svizzera italiana alcança a maior penetração. Na Deutschschweiz (Suíça Alemã), o alcance diário é de 73%. Em contrapartida, os ouvintes de rádio na Deutschschweiz usam o meio por 117 minutos por dia, seis minutos a mais do que seus compatriotas na região de língua italiana. Com um alcance diário de 69% e uma duração média diária de uso por ouvinte de 96 minutos, o uso do rádio na Suisse romande (mais próxima à França) está abaixo da média nacional em ambos os indicadores.

Em comparação com o segundo semestre de 2022, confirmam-se duas tendências opostas no uso do rádio, que já haviam sido observadas nos anos anteriores. Por um lado, o alcance diário do rádio na Suíça caiu de 75% no segundo semestre de 2022 para 72% no último semestre. Por outro lado, a duração média diária de escuta por ouvinte aumentou de 109 para 112 minutos. Em outras palavras: em comparação com 2022, o rádio linear atinge menos pessoas, mas elas utilizam suas ofertas por mais tempo.

Porém, o consumo de áudio em todo o mundo é crescente através de fones de ouvido, algo que a pesquisa de rádio da Mediapulse não registra. Isso pode impactar de alguma forma nesse alcance, já que há uma transformação a favor desse tipo de dispositivo.

O estudo da Mediapulse também destaca a evolução na forma como o rádio é consumido, incluindo a ascensão de formatos como o streaming ao vivo, embora a escuta linear através de fones de ouvido também não tenha sido contemplada. A pesquisa não cobriu a utilização de rádio sob demanda, ou seja, em conteúdos como de podcasts. Mas considera o streaming de áudio ao vivo e a recepção em DAB+.

Mais sobre o rádio suiço:
> Rádio Digital vêm registrando rápido crescimento na Suíça. País encaminha transição para o DAB+
> Rádio suíça testa inteligência artificial no ar por 13 horas


Infográfico com o consumo em tempo e alcance de rádio por região na Suiça, segundo o Mediapulse

Pesquisas mais recentes pelo mundo:

Brasil -> Inside Áudio 2023: Rádio atinge 80% dos brasileiros e mostra sua força publicitária, segundo Kantar IBOPE Media
EUA -> Rádio segue como a mídia de massa de maior alcance nos Estados Unidos
Alemanha -> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
França -> Médiamétrie afirma que 55,635 milhões de pessoas ouvem rádio na França
Reino Unido -> Rádio é ouvido por 88% da população do Reino Unido; DAB+ e Streaming impulsionam o consumo, diz Rajar
Portugal -> Tempo médio de consumo de rádio ultrapassa 3 horas diárias em Portugal

Austrália -> Rádio australiano alcança níveis históricos de audiência em 2023; Jovens são atraídos pela transmissão digital

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.


Ilustração de um rádio sintonizado em 91.7 FM, da Energy FM de Zurique, Suíça

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Radiozene.de e Mediapulse. Colaboração de David Duck

Tags: Rádio, levantamento, pesquisa, radiodifusão, audiência, Suiça, Europa

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.