Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 06 de Março de 2021 @ 12:08

Tendências | Rádio Digital vêm registrando rápido crescimento na Suíça. País encaminha transição para o DAB+

São Paulo - De acordo com o OFCOM, o Escritório Federal de Comunicações da Suíça, a tecnologia DAB + é agora o método de recepção de rádio mais usado no país

Publicidade

A Suíça vem registrando rápido crescimento na migração para o rádio digital. Ainda de acordo com o OFCOM, o Escritório Federal de Comunicações da Suíça, a tecnologia DAB + é agora o método de recepção de rádio mais usado no país. O país europeu planeja o desligamento do FM analógico para a partir do próximo ano. Transmissão terrestre de rádio poderá ser toda digital a partir de 2023.

O rádio digital vem sendo amplamente adotado em diversos países, assim como ocorre na Suíça, país onde a audiência tem sido bastante adepta à tecnologia. OFCOM, o Escritório Federal de Comunicações da Suíça, afirma que DAB + é agora o método de recepção de rádio mais usado no país e que apenas uma em cada oito pessoas afirma que ainda sintoniza exclusivamente rádio FM.

"No outono de 2020, os ouvintes de rádio receberam uma média de 73 de 100 minutos de rádio por dia por meio digital. O uso de rádio digital, portanto, aumentou 24 pontos percentuais nos últimos cinco anos", disse, citando um relatório do grupo de trabalho de migração digital na Swiss Broadcasting Corp. GfK Annual Meeting.

Veja também:
> Empresa alemã estreia loja online para venda de receptores digitais com tecnologia DAB+

"Com 41 por cento, DAB + é o modo de recepção mais utilizado em todas as partes do país e em todas as faixas etárias. O uso por meio dos outros dois canais de recepção digital, rádio na Internet e TV digital, permaneceu praticamente constante, estabilizando em 32 por cento, enquanto o uso de FM caiu 24 pontos percentuais nos últimos cinco anos, e agora está em 27 por cento. Apenas 12 em cada 100 pessoas afirmaram que ainda ouvem rádio FM."

A indústria de rádio da Suíça mudará totalmente da transmissão FM para a transmissão digital via DAB + em 2022 e 2023. Apesar disso, as emissoras só deixarão o analógico quando não houver relevância na faixa.

O rádio digital no formato DAB + continua em destaque na indústria devido aos seus avanços recentes na adesão e uso da tecnologia, projetando agora os próximos passos para o mercado. O assunto foi tratado durante a primeira edição virtual do WorldDAB, conferência que foi acompanhada por 200 participantes e contou com mais de 50 palestrantes.

O rádio digital tem registrado avanço em países europeus e também na Austrália, onde a tecnologia já se encontra presente. É o que aponta um levantamento feito pela WorldDAB, o qual mostrou que o rádio digital DAB+ continua avançando em alcance e uso.

Veja também:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do portal Radio World

Tags: Rádio, OFCOM, Suíça, rádio digital, DAB+

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.